domingo, 4 de março de 2018

Atualização Mensal: Fevereiro 2018: R$ 392.207,06 (+ R$ 26.955,58 )

Iniciando mais um fechamento... acabei procrastinando a postagem...

Estou em um cansaço ou preguiça sem fim, sentindo muitas dores e sem sono reparador... meu lema atual tem sido algo como "deixe para depois de amanhã o que devia ter sido feito anteontem".

Esse mês a "água bateu na bunda" de novo, apaguei determinado dia e alguns familiares tiveram que "dar um jeito" de abrir a porta de minha residência, pois estavam sem chave e não conseguiam falar comigo pelo celular ou telefone fixo... Mesmo após me encontrarem desacordado, tiveram dificuldades em me reanimar.

É... o tempo, com toda sua paciência e virtude tem cobrado seu preço...

Após a aquisição de um novo imóvel, acredito no mais tardar em maio, vou reorganizar a vida, o tempo, os dias... já cortei trabalhos de finais de semana e feriados, um grande avanço.

Embora muitos digam ser impossível ou critiquem, eu mantenho um ritmo de vida na ativa trabalhando ou estudando de 14 a 20 horas por dia já tem mais de uma década...

Muitas vezes levei 26 ~28 horas diretas acordado.
Foi o que precisei fazer para alavancar a renda e construir algo do zero... mas agora não dá mais, o tempo está cobrando. Não tenho arrependimentos e faria tudo de novo.

Aumentei o quadro de funcionários e preciso de mais duas pessoas para, finalmente, ter delegado praticamente todas minhas funções. Infelizmente, por questões estratégicas próprias, me dei 30 meses para atingir esse ponto.

Nessa mesma oportunidade (30 meses), já espero ter o imóvel novo quitado (sim, vou financiar e fazer uma postagem demonstrando o porquê e como farei as amortizações) e ter alcançado a cifra de 1 milhão em recursos financeiros.

E nesse ano de 2018 pretendo tirar minhas primeiras férias desde os meus 16 anos. Vou fazer uma viagem pequena, apenas para descansar. Será um teste para os funcionários novos, muito embora estarei à disposição para resolver determinados problemas por telefone ou remotamente, são coisas que me tomarão meia hora ou 1 hora por dia, nada demais.

São escolhas da vida, troquei saúde pela necessidade e vontade. Troquei paciência pela agonia.

Agora tenho que buscar o equilíbrio. Ainda sou novo e antes eu não tinha qualquer medo de morrer e simplesmente deixar o que construí / estou construindo para os familiares usufruírem.

Hoje, a visão mudou. Espero, realmente, que ainda esteja a tempo.


APORTES

Como de habitual, praticamente todas as contas Pessoa Física com vencimento em março já foram pagas em fevereiro.

Aportes Renda Fixa: R$ 16.077,40
Aportes Renda Variável: R$ 10.200,00
Aportes totais: R$ 26.277,40
Rendimento: + 017%
Fechamento: R$ 392.207,06






INCREMENTO PASSIVO E DIVIDENDOS


Considerando a diferença da evolução patrimonial com o aporte realizado, tive um ganho de R$ 678,18. Baixo, mas tá valendo, nessa fase de acumulação o aporte tem um peso grande, então a rentabilidade não faz diferença.

Esse mês recebi:

- ABEV3 DIV R$ 11,90

- MFII11 R$ 3,54
- BBPO11 R$ 3,92
- KNRI11 R$ 3,72
- VISC11 R$ 3,05



OPERAÇÕES REALIZADAS 


COMPRAS AÇÕES


  • 70 RADL3: R$ 5.716,84
  • 100 ODPV3: R$ 1.608,52



COMPRAS FIIs



  • 2 HGLG11: R$ 2.610,83




Os valores acima estão com custos de liquidação, emolumentos e corretagem. 

COMPOSIÇÃO DOS INVESTIMENTOS (RF e RV): 


Ignorando a renda fixa, e analisando a carteira de ações isoladamente, esse mês tive uma rentabilidade negativa de 1,03% nos papéis que compõem a carteira.




Na proporção, aumentamos para 86/14 entre RF e RV (+1%), sendo que a tendência será de crescimento contínuo em 2018.



CARTEIRA AÇÕES:





CARTEIRA FIIs:



VALORIZAÇÃO INDIVIDUAL DOS PAPÉIS:


A título de curiosidade, até a presente data, em relação ao meu preço médio, os papéis flutuaram conforme segue:






E dos FIIs:




Abraços e até a próxima.


24 comentários:

  1. Uma hora o corpo e a mente cobram. Esse fev fui parar no hospital com crise no rim. Nunca imaginei ter nada disso. O preço é alto, vou começar a balancear a vida antes que a conta fique impagável. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rato
      Sem dúvida, mas cabeça erguida agora e correndo atrás para mudanças, também comecei a balancear.

      Excluir
  2. Precoce você tem que mudar este estilo de vida o quanto antes, sua mente viciou na rotina e isso esta acabando com você.

    Já falei aqui que o ideal é você ficar só com um imóvel, e se possível delegar todas atribuições do dia dia para terceiros.

    A grana que conseguir você deve jogar tudo em fundos imobiliários, ações pagadoras dividendos, renda fixa etc
    Não custa lembrar que com dois milhões de reais obtendo uma rentabilidade 7% a.a da para você tirar 14.000 mil por mês facilmente!

    Juntando isso com a renda extras da suas empresas devem ser suficientes para relaxar e ter um bom padrão de vida; e se possível seria ideal fazer uma matricula numa academia o quanto antes! Treine musculação pesado, toque um instrumento etc Sinto que esta faltando algo na sua vida, trabalho é um meio, mas não um fim.


    O corpo humano não foi projetado para segurar esta rotina que você esta colocando no seu organismo. Lembro como se foste ontem , desde o começo do blog você diz que vai parar e relaxar etc. Porém como relatado acima não fez! Se aconteceu desmaios é provável que tenha continuado com esta rotina maluca.

    Pode parecer estranho vindo de um anônimo de um blog , mas se trata da mais pura verdade. A questão não é financeira, mas psicológica! isso esta influenciando no estilo de vida que você atribuiu para si mesmo. E ao que tudo indica você apresenta sintomas de um Workaholic

    Conferir aqui:https://www.significados.com.br/workaholic/

    Também conheci varias pessoas como ti que entram e saem de negócios o tempo todo , estão sempre correndo atrás de dinheiro, nada de errado com isso desde se atingido objetivo tracem outros objetivos de preferência nada relacionados ao dinheiro.
    Infelizmente quando este tipo pessoa consegue determinado padrão partem para próxima jogada, ficam naquela cirandinha ganham e perdem, não saem do lugar.

    A questão não é se sacrificar, mas até onde sacrificar; acredito que você já tenha passado deste ponto há muito tempo!

    Inclusive uma pessoa próxima a minha família teve um infarto seguindo esta rotina. Acredite dinheiro nenhum vai pagar sua vida! E falta algo na sua vida isso se nota, um hobby algo que goste de fazer.

    Não é possível que sua vida tenha se tornado trabalho 24 horas, sem que aja uma finalidade bem delineada. Entendo que quando novos podemos abusar um pouco , mas você já passou desta fase faz bastante tempo.

    Agora esta na hora de colher os frutos e não de semear mais problemas, pense nisso com clareza. Não tenho um décimo do seu patrimônio , mas não faria tanto rolo como tu tem feito nos últimos anos.

    No seu lugar já teria é vendido todas estas empresas jogado tudo em renda fixa, ações e fundos imobiliários ficaria apenas com um negócio, provavelmente o mais rentável.

    Quem abraça mais causas que pode aguentar esta fadado ao fracasso, pense nisso.
    Veja nosso amigo frugal que esta tendo problemas com uma empresa, imagine gerenciar vários negócios ao mesmo tempo.



    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas sábias palavras, Mestre.
      Não foi o primeiro a me alertar.
      Felizmente, ainda há tempo e comecei a mudar já esse ano, tirei muito da carga, mas o stress é algo que não consegue eliminar da noite para o dia.

      Seus cálculos são os mesmos que já projetei e almejo, devagar chego lá.

      O que pesou muito foi que, como disse, errei demais no passado, muito mesmo... infelizmente, faltou melhores ponderações sobre determinados investimentos. Tem alguns períodos que bate o desespero, mas faz parte, não posso lamentar pelo passado e que ficou de história na aventura.

      Contudo, desde que abri o blog, embora já tenha aí mais de um ano, estou me desligando devagar, dia após dia, pois não tem como simplesmente delegar tudo do nada.

      As atividades que não gostava já vendi ou me desfiz.

      A parte financeira foi avolumando tão intensamente que nem sequer havia percebido do montante do aporte mensal, foi algo meio que "nossa, esse mês foi bom, mas mês que vem vai ser normal..." e o "normal" se tornou o "bom" e ficou aquele medo presente.

      Vendo a história do Frugal me identifico demais... já passei tudo o que ele está passando e é pavoroso você ter um custo fixo de 30k mensal no comércio, consegui resultados, mas o que me fez vender foi justamente a necessidade de mais tempo, de começar a curtir a vida.

      Felizmente, tenho total ciência de ser workaholic, mas também consegui enxergar o problema e dia após dia começar a resolver essa situação.

      Da metade do mês de fevereiro em diante foi meu ápice, pois cortei trabalhos aos finais de semana.

      Vou ficar só com um negócio, os demais já foram/estão indo embora...
      Permaneço com algumas coisas ruins, como participação em hotel em construção...
      Como a liquidez é bem ruim e foi bem antes do blog, deixa quieto lá e um dia retorna.

      Abraços e com certeza levarei suas palavras como orientação para que eu consiga sair desse ritmo.

      Excluir
    2. Me identifico bastante com sua história.

      Sobre seus aportes é questão de tempo até você atingir o nível de escala aonde montante aplicando é tão grande que apenas reinvestimento gera efeito exponencial explosivo.

      Seus últimos aportes estão muito bons! se manter isso até final do ano milho grande bate na porta.

      Até final do ano você vai bater: R$ 684.214,54 se aportar 25 mil a.m levando em conta uma rentabilidade ridícula de ( 0,65% a.m.), da para melhorar isso mas é melhor você se focar no que faz melhor = aportar.


      Sobre os negócios encalhados: Espera uma melhora na economia para rifar este empreendimentos com algum deságio e se foque nas empresas mais rentáveis redondas, pois dali que tu vai tirar leitinho das crianças.

      Caso você venda deste negócios mais ruins : Pode fazer como ex blogueiro rover que vendeu empresa dele por este tempos e comprou tudo em ativos geradores de renda.

      No seu caso tu só venderia excesso de negócios ficando apenas com os bons negócios e de fácil ADM.



      Sobre tempo: Cortaria finais de semanas , feriados etc

      Trabalharia de segunda a sexta : Horário comercial, ou no máximo até umas 7 horas da noite. Além disso no período noturno entraria numa academia.


      Faz algum tempo você disse que tinhas problemas de sono:

      Estude sobre este suplemento:

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Melatonina

      Procure regularizar e seus sistema nervoso e metabólico o quanto antes!

      Consulte um nutricionista esportivo, endocrinologista para ver se precisa fazer alguma reposição hormonal ou lhe falta vitaminas.

      O mais importante é você regularizar seu sono e alimentação.

      Abraço







      Excluir
  3. Olá IP,

    Parabéns pelo patrimônio. Aportes muito bons.
    O Mestre já falou tudo, então vou só reforçar. Desfrute um pouco da vida, não coloque trabalho acima de tudo. Tente equilibrar as coisas. Caso você não consiga, procure um profissional para te ajudar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Cowboy!
      Já comecei a jornada reversa agora, reduzir a carga enquanto o milhão não vem, na mesma medida que vou ampliando meu horário de lazer.

      Excluir
  4. IP, muito feliz pela sua constância e evolução, mas muito preocupado com a saúde. Tive um episódio de estresse no último mês, fiquei uma semana travado e a dor lombar durou o mês todo. Estou tentando controlar as atividades para não ocorrer o mesmo. O meu problema é ansiedade e o estresse quando não consigo executar o que eu programei. Cuide-se, não adianta você ter condições financeiras se não tiver saúde.

    Trocando de assunto, a nossa M. Dias apresenta resultado anual hoje. Deve vir com alguma informação sobre a aquisição, imagino.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino a sua dor, Sequoia.
      Já travei a lombar uma vez também, é extremamente incômodo.

      Esse último episódio foi o farol vermelho, ultimato, do meio do mês para cá já estou controlando bem mais a jornada.

      O ponto mais interessante e difícil de perceber, é que as coisas acabam fluindo "sem mim" ou sem eu dar muito palpite.

      Específico à M.DIA, achei o resultado bom pelo histórico de evolução, aquisições, estratégias, mas o mercado não recebeu nada bem...
      Vou ler com calma o release anual dela, gosto bastante do material que produzem, sempre aprendo alguma coisa.

      Abraços

      Excluir
  5. Me identifiquei contigo. Estou há cinco anos sem férias e trabalhando em ritmo por vezes alucinado. No máximo consegui tirar 15 dias em 2016 e 10 em 2017. Espero tirar mais quinze neste ano. Loucura, né? Precisamos nos policiar. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maracujá! Agradeço a visita e comentários.
      Entendo você perfeitamente, é muito difícil essa correria.

      Eu optei no começo por isso, vim debaixo, para tentar conseguir alguma coisa, só que a ganância foi maior e sempre querendo mais e mais.

      Alguns amigos meus tiram hoje por volta de 900k a 1 milhão por mês bruto e um deles faz aproximadamente 6 milhões brutos por mês. Eu tenho muitas ideias e oportunidades dentro do círculo, mas comecei a pensar, tal como bem exposto pelo Ministro, será que vale a pena?

      Até que ponto o dinheiro deixaria o limiar de necessidade / felicidade para se tornar um peso ?

      Temos que nos policiar mesmo, demorei. Mas pelo menos comecei.

      Excluir
  6. IP isso que está fazendo é errado e você sabe disso.
    Cabe a você quebrar essa rotina.

    Tem muitos videos de motivação, palestras etc, etc. Há muitas cobranças em algumas profissões ou mesmo empreendendo e também há a auto cobrança.

    Quero dizer o seguinte: CUIDADO COM O DISCURSO DO CARA MEGA PRODUTIVO, MEGA FELIZ.
    Tem muita gente que abraça essa ideia de que tem que ser o FODÃO em tudo, daí o cara aceita trabalhar muito, aceita muita cobrança, tudo como algo comum e desejável.
    Aí é que mora o perigo. Todos temos limites e geralmente esse posicionamento só nos prejudica a médio e longo prazo.

    Não estou dizendo pra fazer tudo nas coxas, mas saiba que nem sempre daremos conta de tudo e isso é um fato com o qual temos que saber lidar.
    Ou então chegará daqui a algum tempo ao infarto, AVC, LER (lesão por esforço repetitivo), crises de ansiedade, depressão, impotência, falta de tempo pra família, traição conjugal, problemas de coluna devido a má postura entre outros.

    Tem muita gente com bom nível financeiro e grau de instrução com várias dessas coisas que eu citei aqui.
    É bom ficar esperto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, anônimo
      Comecei a me cuidar já, mudando rotinas, médicos etc

      Sem dúvida, não damos conta de tudo e temos que ficar espertos

      Excluir
  7. Olá, IP.

    Pelos gráficos de distribuição, vejo que é assinante do site do bastter. Acho que vc deveria frequentar a área de saúde do site, não venda saúde para ganhar dinheiro.

    No mais, como de costume, ótimo aporte. A bolsa teve uma "correção" no fechamento do mês, tbm me afetou.

    Se cuida aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Concursado!
      Nesse mês li mais sobre o assunto, comecei a me cuidar, médicos etc

      Abraços

      Excluir
  8. E ai IP, isso é sério hein!

    Leia o comentário do Mestre dos Dividendos e reflita.

    Já passou da hora de desacelerar. Uma semi IF ou microaposentadoria cairia bem pra você...um periodo sabatico...pensa nisso

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a visita e comentário, Senhor Ministro
      Comecei a desacelerar já, cortando trabalho em alguns horários e dias.

      Estado de Microaposentadoria vou começar quando quitar o próximo imóvel que comprar, acredito que coisa de 12~18 meses se tudo continuar transcorrendo no ritmo financeiro atual.

      Excluir
  9. IP

    Tenho 27 anos, 2 filhos e 500 reais de patrimônio, já tive 500k com 22 anos e perdi tudo e mais um pouco.

    Nos próximos 10 anos vou acelerar o passo, trabalhar, cursar USP a noite (graduação e mestrado) e fazer trades, alavancando até chegar nos 100k.

    Qual conselho dá para quem vai embarcar nessa vida que já leva a anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com 25 ~26 anos eu não tinha nada, só um monte de contas. Passei um ano me reorganizando e tudo aconteceu de lá para cá.

      Não sou bom em conselhos, mas o que posso dizer é que, hoje, o ideal é tentar manter o equilíbrio na vida.
      Não adianta correr atrás e esquecer a família, amigos, lazer, pois, caso tenha sucesso e o dinheiro venha, virá acompanhado de infelicidades.
      Ou caso o sucesso demore um pouco mais, vai bater o desânimo e infelicidade da mesma forma.

      O ideal é refletir bem seus planos e projetos e manter a vida como uma gangorra, nem no alto e nem no baixo, mas no equilíbrio.

      Se eu voltasse uns 7 anos com o conhecimento de hoje, teria feito muitas e muitas coisas diferentes, talvez não a parte dos horários malucos, pois foi essencial, mas teria encontrado um equilíbrio entre lazer e amigos.

      No mais, boa sorte! Eu só não faria os trades alavancando, pois tem que ter muito conhecimento do negócio e estar 100% focado, o que acredito que não estará, tendo em vista a série de outros compromissos.

      Excluir
  10. Caramba IP, tente uma vida mais leve pow, já lhe disse várias vezes aqui para cuidar da saúde, você já tem uma boa capacidade financeira, a época de vacas magras ficou para trás, tente uma vida mais leve, pense que agora você tem um filho, se você faltar, será que quem ficar para cuidar do patrimonio cuidará melhor que você? pense nisso, pense que você tem muito para curti seu filho !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, pior que você sempre falou mesmo! Agora já foi.

      Continuei pesado porque a grana começou a vir recentemente, ainda não caiu a ficha e fica aquela insegurança de "será que consigo esse mês de novo?".

      Mas agora é essencial que eu me cuide, inclusive funcionários, vendedores, representantes etc me ligaram pedindo para eu reduzir e ir atrás de médico etc, pois todos dependem de mim.

      Excluir
  11. Conheça a Riviera de São Lourenço, um ótimo lugar para investir em Imóveis.

    ResponderExcluir
  12. Se você está procurando apartamentos de alto padrão na praia, conheça a Riviera de São Lourenço. Um ótimo lugar para investimentos! Acesse: www.pratesimoveisriviera.com.br

    ResponderExcluir