sexta-feira, 30 de março de 2018

Atualização Mensal: Março 2018: R$ 426.238,55 (+ R$ 33.443,74)

Olá, amigos das finanças, mais um fechamento...

Provavelmente esse será meu último aporte grande no ano. Comentei em tópicos anteriores que iria adquirir outro imóvel, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida (atualmente resido em um imóvel muito pequeno, tornando inviável o espaço com os brinquedos, berço etc do filho).

Confesso que financeiramente não estava afim de comprar, mas não posso esperar juntar para comprar à vista e ficar com uma qualidade de vida ruim por mais 2 ou 3 anos, pois realmente está apertado meu imóvel atual.
Pelo menos vou pagar parcelado diretamente ao vendedor, o que já elimina o gasto com juros. Caso ano que vem ele queira que eu quite, pego um financiamento a juros baixos de um montante já bem diluído e com os ótimos relacionamentos que possuo, em 10~12 meses já quito o financiamento.

A vantagem é que o imóvel é excelente, muitíssimo bem acabado com material de primeiríssima linha em um dos pontos mais nobres da cidade.

No fim, como se trata de investimento, embora passivo, e não em gastos aleatórios, vou "aceitar" melhor a despesa. Até porque, no fim das contas, estou apenas trocando "ativo financeiro por passivo imobiliário", mas tudo dentro do meu patrimônio ainda... Como no blog computo apenas o financeiro, os valores direcionados ao imóvel serão alocados como "despesas" nas minhas planilhas.

Estava vendendo um de outros imóveis que possuo e o interessado, infelizmente, teve um problema com o banco e acabou tendo o crédito negado, irá tentar novamente no próximo mês...
Esse dinheiro iria já para o imóvel novo, o que acabou me atrapalhando, pois, muito provavelmente, vou ter que pegar dinheiro da minha aplicação para pagar a entrada do imóvel.

Mas, tudo bem, é como um empréstimo para mim mesmo, até que venda outro. Vou usar o dinheiro da renda fixa.

Tenho uns terrenos parados só gerando gastos e não consigo vender, seria uma boa essa grana para quitar a casa sem usar meus aportes. Vou contratar o VDC para vender meus imóveis, pois mesmo com corretor, imobiliária...nada. E ele narrando as vendas dos imóveis parece tudo tão simples!

Bola para frente.


APORTES

Como de habitual, praticamente todas as contas Pessoa Física com vencimento em abril já foram pagas em março.

Aportes Renda Fixa: R$ 12.043,74
Aportes Renda Variável: R$ 21.400,00
Aportes totais: R$ 33.443,74
Rendimento: + 0,47%
Fechamento: R$ 426.238,55




INCREMENTO PASSIVO E DIVIDENDOS


Considerando a diferença da evolução patrimonial com o aporte realizado, tive um ganho pífio de R$ 587,75

Esse mês recebi:

- CIEL3 DIV R$ 27,30
- CIEL3 JSCP R$ 6,97
- WEGE3 DIV R$ 15,19
- WEGE3 JSCP R$ 8,33
- EGIE3 JSCP R$ 18,25
- ITUB3 DIV R$ 64,33
- ITUBE3 JSCP R$ 56,64

- MFII11 R$ 3,54
- BBPO11 R$ 3,92
- KNRI11 R$ 4,92
- VISC11 R$ 3,05
- HGLG11 R$ 17,40




OPERAÇÕES REALIZADAS 


COMPRAS AÇÕES


  • 200 ABEV3: R$ 4.805,54
  • 100 MDIA3: R$ 5.288,69
  • 200 GRND3: R$ 5.579,78
  • 100 ITUB3: R$ 4.391,40


COMPRAS FIIs



  • 100 ABCP11: R$ 1.650,53

Quanto ao FII ABCP11, o colega Gari Advogado havia comentando que comprou e tem gostado bastante desse fundo. Resolvi pesquisar e ver se também estaria dentro dos meus critérios. Pesquisei, gostei e entrou para minha carteira. Para mim foi bom, pois não tenho como ficar analisando todos os fundos disponíveis, então, nessa fase de montagem da carteira, é legal ver o que outros consideram adequado, com isso já ajuda a reduzir a pesquisa e análise. Longe de ser uma recomendação, mas essa troca de sugestões e experiências é um excelente norteador.



Como sempre, os valores acima estão com custos de liquidação, emolumentos e corretagem. 


COMPOSIÇÃO DOS INVESTIMENTOS (RF e RV): 



Ignorando a renda fixa, e analisando a carteira de ações isoladamente, esse mês tive uma rentabilidade negativa de 1,19% nos papéis que compõem a carteira.

Devo ser a única pessoa do Brasil tendo rendimentos negativos na Bolsa nesse momento de recordes do IBOV kkkkkkkkkkk





Na proporção, aumentamos para 82/18 entre RF e RV (+4%).


CARTEIRA AÇÕES:





CARTEIRA FIIs:




VALORIZAÇÃO INDIVIDUAL DOS PAPÉIS:


A título de curiosidade, até a presente data, em relação ao meu preço médio, os papéis flutuaram conforme segue (imagens da minha planilha e do CEI B3, a diferença de valores se deve pela diferença de horário de atualização além do valor em caixa na corretora):






E dos FIIs:




Do CEI B3 só um adendo, minha senha expirou esse mês e minha nossa, um parto conseguir criar outra hahahaha Cheio de requisitos, não pode repetira as últimas 6 senhas, etc. Haja memória.

No mais, é isso!

Abraços e até a próxima!

Edição: arrumei os proventos recebidos.

33 comentários:

  1. Boa precoce!

    Viver em imóvel pequeno também me incomoda muito , acredito que você tenha feito escolha certa.

    Porém tu pode vender antigo imóvel + terrenos encalhados e quitar logo financiamento para ficar livre para aportar.


    Seus aportes estão muito bons cara! questão de tempo até você se expor mais em renda variável .


    O primeiro milhão será batido rapidamente e com ele você vai atingir o nível de escala aonde 1% ou 2% representa um aporte mensal.


    Fazendo bons aporte neste nível + reinvestindo proventos da sua carteira em empresas high quality não tem como dar errado.

    Só não esquece de fazer uma boa reserva para comprar nas crises, comprando em crises a preços convidativos grandes quantidades alavanca bastante seu capital na recuperação do ciclo.


    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mestre!
      Como sempre, orientando os colegas destilando sabedoria.

      Refleti bastante e comecei a me cuidar, reduzir, curtir família, amigos, lazer etc
      Até a alimentação já estou mudando aos poucos.

      Gostaria muito de ter tido um mentor ou acesso ao seu blog 6~7 anos atrás... as coisas teriam sido bem diferentes, mas faz parte.

      Quanto ao imóvel, realmente, é essencial um novo nesse momento. Eu resido em um popular, simples, extremamente pequeno. Carrinho e berço, acabou o espaço.

      Infelizmente, não queria a dívida, mas não quero pagar a vista e ficar sem minhas reservas financeiras. Como acredito que vou conseguir manter o aporte alto, rapidamente consigo quitar esse imóvel.

      Principalmente que farei o que disse, vou vender o antigo e terrenos encalhados para quitar logo.

      Agradeço as dicas, lições e orientações. E, com certeza, vou deixar uma reserva para comprar nas crises ou quedas drásticas da bolsa. A ideia para o próximo ano deixar 100 a 200k da renda fixa em D+0 para esses momentos.

      Abraços!

      Excluir
  2. CIEL3 GRANDE DECEPÇAO DA DECADA...VENDENDO ESSA MERDA HOJE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciel3 decepção total mesmo, perdi dinheiro nessa bagaça. Minha esperança que a empresa melhore para amenizar minha perda está acabando.

      Excluir
    2. Eu mantenho as que tenho, o que fiz foi reduzir o % de participação do patrimônio, corrigindo aportando em outras empresas.

      Muito embora aparentemente o mercado tenha sido cruel com a Cielo, os números não foram tão ruins quanto aparentam.

      A receita caiu bastante em 2017 (11,6 bi) frente a 2016 (12,3 bi), mas ainda assim são 11,6 bilhões de receita e o lucro líquido veio maior (4,2 vs 4,1).

      O caixa da empresa pulou de 2,5 BI para 6 BI, a dívida líquida caiu de 8 para 3 bilhões.
      Ainda, investiu 472 milhões (capex) para ter um retorno de capital de 5 bilhões.

      É certo que o mercado castigou, a cotação caiu, existe o preceito de que "só vemos outras maquininhas" nas lojas, mas a empresa possui números bons e continua boa.
      É esperar, com esse capital, caixa, receita e visão de mercado, acredito que ela consegue manter a posição ou se reinventar, se for necessário.

      Não vou vender, mantenho a posição. O que fiz foi adicionar outras empresas e reduzir o % da cielo.

      Excluir
  3. Sua carteira está muito boa. Vai gostar bastante do ABCP11. Bem administrado, sólido e não dá dor de cabeça. Já já chega no milhão. eu ainda estou lutando para chegar nos 100k. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Gari!
      Gostei bastante do ABCP. São tantos FII, que é difícil separar tempo para ler e pesquisar de todos para conseguir filtrar os mais legais.

      Vai devagar e paciência que alcança o 100k, depois os 500 e o sonhado milhão.

      Eu comecei aportando 50 reais todo mês. Aos 23~25 anos ganhava menos que o salário mínimo.

      A maior virtude do ser humano é a paciência.
      Infelizmente, ultimamente tenho estado mais inseguro e ansioso por conta do próprio aporte em si, fica aquela coisa de "nossa, nem acredito que cheguei aqui, mas mês que vem não vou conseguir...".

      Abraços e obrigado!

      Excluir
    2. Opa Xiu xiu ! As cotas do nosso grande ABC estão acabando, comprei mais um pouco ontem.

      Estou com 6 mil cotas por aqui, queria conseguir ter 10 mil cotas, quem sabe um dia penso que não vou conseguir comprar muitas nos próximos meses porque a liquidez já esta ficando sofrível.

      Excluir
  4. IP, impressionante a sua capacidade de aporte. Também acredito em uma vida mais equilibrada. Se conseguisse vender o outro imóvel e os terrenos realmente seria melhor para quitar boa parte desse novo imóvel.

    Dá uma olhada na sua rentabilidade histórica, acho que deve estar com algum problema, pois não bate com a evolução dos valores da cota.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a visita, Sequoia!
      Sim vou vender um imóvel e terrenos e, com isso, já consigo quitar bastante do novo, manterei o novo e um outro imóvel para fins de diversificação e também porque nunca sei o dia de amanhã...

      Da rentabilidade histórica, vou ver o que pode ser, sempre achei estranha mesmo, acho que a planilha ficou maluca quando retirei aqueles 23 mil. E também na aba da rentabilidade da renda variável, como o aporte aumentou e o rendimento mensal tem ficado negativo, acho que influenciou em algo.

      Vou tentar limpar ela e preencher só os dados de 2018 para ver como fica.

      Abraços!



      Excluir
    2. A planilha não trabalha com rentiradas.

      Por isso ideal é manter uma reserva de emergência que você não contabiliza no patrimônio principal.

      Por aqui estou com aporte bem modestos recompondo minha reserva de emergência que não entra na planilha principal.

      Excluir
    3. Entendi, Mestre.
      Lembrei agora que na época você tinha explicado isso, eu que continuei com ela errada então.

      Vou aproveitar a entrada do imóvel que tenho que dar em abril/maio e retirar parte do dinheiro da planilha (algo entre 90 e 100k), assim já deixo como "reserva de emergência" e quando eu vender um imóvel antigo, já vai direto para essa reserva, fora da planilha.

      Quando precisar usar algum dinheiro, uso dessa RE fora da planilha e desconto dos aportes mensais para cobrir, com isso acho que fica até melhor o psicológico de "entrou na planilha, não sai mais", pois isso que está me corroendo na compra da casa.

      Obrigado, acho que agora acerto o rumo.

      Excluir
    4. Sim isso mesmo mantenha uma reserva a qual você não contabiliza no patrimônio principal para evitar ficar fazendo retiradas.

      Este erro é o mais comum que encontro na blogosfera.
      Entrou na planilha seria = dinheiro morto para mim .


      Por isso tenho duas contabilidades:
      Uma na planilha principal e outra fora.

      A de fora serve para:
      - Gastos médicos
      - Imprevistos
      - Compras
      - Capital de giro
      Etc

      Excluir
  5. Ola IP,

    ABCP é FII de aposentadoria. Muito robusto para crises e monentos de euforia como os atuais.

    Como o Mestre disse acima, quite tudo, e seu aporte sobrara inteiro para ser aplicado.

    Dinheiro é feito pra nos dar qualidade de vida, e no seu caso ha a real necessidade de melhorar, faz parte.

    Aporte excelente viu.

    Na minha ultima venda comprei a um bom preço, mesmo com desconto tive um pequeno e bom lucro.

    Veja as melhores imobiliarias e nao tenha receio de fornecer desconto.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, VDC!
      Obrigado pela opinião sobre o ABCP, fico ainda mais seguro para continuar aportando nesse FII.

      Vou tentar quitar esse imóvel o mais rápido possível, é a primeira vez que compro algo com um valor tão elevado, mas fico tranquilo, pois, muito embora não contabilizo imóveis aqui no blog, por mera opção, é patrimônio também.

      Sem dúvida, dinheiro deve melhorar a qualidade de vida. Estive muito focado no "dinheiro pelo dinheiro" e errei no passado. era aquela coisa de "estou chegando lá, mas e daí".
      Acho que acertando o ritmo, a caminhada deve ficar mais saudável, agradável e prazerosa.

      De imóveis não entendo absolutamente nada, tenho tremenda dificuldade de precificar, analisar, escolher etc

      Esse mês fui me amparar com bons corretores e boas imobiliárias, acredito que o "comprador" que teve o crédito negado irá tentar mais uma vez e terá sucesso, mas mesmo que seja negativa a resposta do banco, em breve devo conseguir vender. Vou seguir a dica do desconto.

      Continuamos na caminhada!

      Abraços e sucesso!

      Excluir
    2. Investidor precoce você já é um vencedor cara.

      O erros de muitos comerciantes sempre foi gerenciar muitos negócios ao mesmo tempo , consequentemente não conseguem obter expertise em determinado ramo acabando por perder rios de dinheiro ao longo do tempo.


      A diversificação mais eficiente se faz no mercado de capitais.


      Outro erro que vejo é que muitos embora tenham faturamento elevado, não se dão conta que alguns setores são cíclicos.

      Logo cara pensa que vai continuar ganhando dinheiro ad eternum, acaba por elevar o padrão de vida e adquirir dívida a ser perder de vida contanto com ovo no cu da galinha.

      Quando faturamento cai e com isso as despesas sobem o comerciante entra em parafuso.


      Outro erro bastante comum é que ganhar dinheiro e não alavancar no mercado de capitais.


      Recomendo estudar sobre: Guilherme Afonso Ferreira.

      https://www.sunoresearch.com.br/artigos/quem-e-guilherme-affonso-ferreira/



      Excluir
    3. Concordo com o Mestre,

      Investidor Precoce, vc já é um vencedor.

      Mantenha o mesmo mindset e com certeza irá colher bons frutos.

      Grande Abraço

      Excluir
    4. Obrigado novamente, Mestre
      Vou estudar sobre Guilherme Afonso.

      Excluir
  6. Parabéns pela capacidade de aportes.

    Sobre as senhas, sugiro a utilização de algum gerenciador de senhas. Tenho utilizado o KeePassXC.
    Você pode armazenar suas senhas,o programa fica protegido por uma senha mestre. Nele também tem um gerador de passwords, assim você não precisa ficar inventando senhas, nem ficar com várias senhas na cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e dica do KeePassXC, darei uma olhada!

      Excluir
    2. Adorei a Sua carteira de açoes ....quase um espelho da minha visão de uma carteira para aposentadoria.
      Quanto a gerenciador de senha estou usando o Enpass e gostando bastante

      Excluir
  7. Excelente IP.
    E o MD sempre nos dando aulas.
    Queria ter 1/3 da capacidade analítica do cara, mas o fato é que agora ou estudo pra concursos (e poder aportar 2 ou 3x mais) ou pra melhorar a performance nos investimentos... que acho q não me trará o mesmo retorno ne...

    Sucesso senhores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, FPI!
      Ele tem uma capacidade ímpar de análise, conhecimento e tudo. Uma pessoa muito sábia e iluminada.

      No seu caso, continue focado e estudando para os concursos. O melhor investimento no começo é aquele feito em nós mesmos e buscando aumento da receita.

      Excluir
  8. Grande IP!!

    Quanto tempo! Quando vejo seus aportes me bate aquela inveja (boa)! kkkkkkkkkkkkkk

    Espero um dia chegar nesse nível, estarei bastante satisfeito! E a saúde, como está?

    Abrs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nordestino!!
      kkkk Até eu olho esses aportes e fico meio "não estou acreditando"...

      A saúde tomei um rumo agora, esse mês fui mais em médicos e exames do que nos últimos 10 anos ahhahaah Mudei horários, finais de semana dedicado ao filho... Ativei hábitos velhos (guitarra, video game e board games).

      Foco e perseverança, que você chega lá. Você com toda a paciência tem evoluído o patrimônio e logo logo o bolo vai andar sozinho.

      Abraços e obrigado pela visita!


      Excluir
  9. Precoce, seu aporte é o que eu faço o ano todo. kkkkk
    Tomei a liberdade de salvar a figura da de sua carteira de ações para estudar cada um dos papeis e exercitar os estudos em análise fundamentalista. Muito bacana a gestão dos seus ativos. ABCP é um excelente fundo, logo logo aumentarei posição.

    Forte abraço e sucesso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Rato!
      Quanto ao aporte, quando comecei a investir, anos atrás, eu guardava 1200 reais por ano.
      Com o tempo foram aparecendo oportunidades e as coisas foram fluindo.

      Quanto ao estudo dos papéis, eu acho mais fácil identificar empresas ruins do que empresas boas. Como não sei fazer valuation, filtro as ruins e aloco nas que acho que estão indo razoavelmente bem.

      Da minha carteira, tenho um pé atrás com Cielo e Hering, mas como continuam tendo lucro e pagando bons dividendos, permanece na carteira, mas com uma alocação menor.

      A PARD3 e a PTBL3 comprei só um pouco para facilitar a acompanhar etc mas são empresas de IPO recente, então eu esperaria mais tempo.

      O % objetivo meu seria esse: (o qual ajusto a cada trimestre com os balanços, momento em que verifico se continuo comprando uma empresa ou se deixo em quarentena):

      ABEV3 - 10%
      CIEL3 - 5%
      EGIE3 - 9%
      EZTC3 - 5%
      FLRY3 - 7%
      GRND3 - 10%
      HGTX3 - 4%
      ITUB3 - 7%
      LREN3 - 7%
      MDIA3 - 9%
      ODPV3 - 4%
      PARD3 - 2%
      PSSA3 - 4%
      PTBL3 - 2%
      RADL3 - 7%
      WEGE3 - 8%

      Excluir
  10. Fala IP e a saúde, está cuidando? cara engraçado, todo mundo gosta de investir no ABCP, aqui no ABC o pessoal diz que odeia o shopping (tem muito povão), mas vive lotado, enfim, esse ABCP acho que é o Corinthians dos fIIs rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Stifler!
      Sim, cuidando agora hahaahah
      Curiosa essa situação do ABCP mesmo, não conheço o local, fui mais do li sobre e fotos pela internet.

      Mas talvez esse público que seja bom, gasta o que não tem para comprar a roupa de marca e o celular novo a cada 3 meses kkkkkk

      Excluir
  11. Prezado Investidor Precoce,

    Aproveito este ensejo para solicitar a inclusão de meu blog na sua lista de parceiros de seu site:

    https://investidorfundamental.blogspot.com.br

    Atenciosamente,

    Investidor Fundamental

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Investidor Precoce,

    Bela carteira, bem completa, parabéns.

    Se possivel, gostaria de contar com a sua ajuda, sou um blog novo, estou começando agora, vou tratar de investimentos com aportes pequenos (por motivos de salário pequeno), te adicionei aqui na lista de blog sugeridos, se puder fazer o msm, te agradeço

    att.. Investidor e Realista
    https://investidorerealista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. legal seu blog muito organizado assim como seus investimentos , sinal de que esta sabendo oque está fazendo, já vou adicionar na minha lista de blogs!

    me adiciona na sua -> https://poderosoagiota.blogspot.com.br/

    abraço!

    ResponderExcluir