domingo, 3 de dezembro de 2017

Atualização Mensal: Novembro 2017: R$ 315.815,80 (+ R$ 23.060,00 )

Boa noite,
Caminhamos para o último mês do ano, até que enfim.
Agora começam aquelas chatices de festas familiares, sorrisos falsos, parentes que não se gostam e a mesma ladainha de sempre.

Em novembro, nada de novo no front. Continuo trabalhando muito, absurdamente. Estou dedicando no lançamento de um novo produto meu, o que me toma muito tempo.

Quando eu vou por algo no mercado, eu faço o processo inverso (acredito).
Primeiro, detecto um problema. Depois, penso numa solução.
Então, eu saio "vendendo" como se a solução já estivesse pronta, apenas "em testes em alguns clientes, amadurecendo e em breve vamos soltar para todos no mercado".

Com isso, sem que eu tenha nada, sequer um MVP (produto mínimo viável) eu já captei a demanda do mercado. Senão tiver demanda, dou um jeito de criar uma.

Depois de "encantar" eventuais interessados, saio igual um louco ajustando tudo para criar o produto/solução.
Fazendo desse jeito consigo minimizar o stress de criar um MVP e o mercado não aceitar.

Se a coisa realmente vingar na demanda que estou prevendo, acredito que junho para a frente meus aportes devem dobrar/triplicar, mas não vou contar com isso, sempre pé no chão e realista.

APORTES

Aportes Renda Fixa: R$ 21.000,00
Aportes Renda Variável: R$ 2.060,00
Aportes totais: R$ 23.060,00
Rendimento: - 0,07
Fechamento: R$ 315.815,80

Esse mês de novembro a rentabilidade foi ridícula, nem me importei, pois estou na fase de criar o bolo e meus aportes ainda são consideráveis frente o patrimônio financeiro líquido.
O que me irritou foi o tal do "come-cotas" em novembro.

Comecei a separar alguns FIIs para estudo e depois de fevereiro/março, vou começar a redirecionar meus
aportes para a RV (70 a 75% ações e 25 a 30% FII).

Perda fixa já cansou.




INCREMENTO PASSIVO E DIVIDENDOS


Considerando a diferença da evolução patrimonial com o aporte realizado, tive uma perda de R$ 218,72.
Vejam a merda que é "perda fixa". Além de não render nada nessa época de juros baixos, ainda perdi dinheiro (por causa do lixo do come-cotas, afinal, tenho que pagar um imposto que venceria daqui 2 anos adiantado, obrigado, de novo, Estado).

Esse mês também recebi:

- GRND3 DIV R$ 20,77




OPERAÇÕES REALIZADAS (COMPRAS BOLSA)

  • 14 EGIE3: R$ 515,34
  • 14 PARD3: R$ 431,34
  • 13 PSSA3: R$ 487,76
  • 100 PTBL3: R$ 567,00

Os valores acima estão com custos de liquidação, emolumentos e corretagem. 

As microcaps PARD e PTBL são como se fossem uma carteira à parte, achei as empresas boas, segmentos interessantes, o porém é que são extremamente novas na bolsa (IPO recente), mas como será alocado no máximo 2% a essas empresas, não deve impactar quase nada.

Outra que vou acompanhar (mas não comprar por enquanto) é o IPO do Burger King.


COMPOSIÇÃO DOS INVESTIMENTOS (RF e RV): 


Ignorando a renda fixa, e analisando a carteira de ações isoladamente, esse mês tive uma rentabilidade negativa de 0,84% nos papéis que compõem a carteira

Na proporção, permanece para 93/7 entre RF e RV.




CARTEIRA AÇÕES:



VALORIZAÇÃO INDIVIDUAL DOS PAPÉIS:


A título de curiosidade, até a presente data, em relação ao meu preço médio, os papéis flutuaram conforme segue:





FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIOS (FII)


Dos FIIs, separei os seguintes:
  • KNRI11
  • HGLG11
  • KNCR11
  • HGRE11
  • FFCI11
  • GGRC11
  • VISC11
  • PQDP11
  • VRTA11
  • HGBS11
  • BRCR11

Fiz uma análise meia preguiçosa, estou meio tacando o foda-se, só me atentei se algum está desinvestindo ou mono-inquilino.
Antes de comprar, vejo com mais calma.


EXTRAVAGÂNCIA DO MÊS


Exagerei esse mês e comprei (e comi) muita carne saborosa.
Comprei vários tipos de cortes Wagyu e Angus, testei fazer de várias formas.

Para quem não conhece, Wagyu são aqueles bois pretos que recebem massagem e vivem ouvindo ópera, são de origem japonesa.



O Angus também, que possui a vertente Aberdeen ou Red, do Reino Unido.





O que muda nessas carnes é o tal do "marmoreio", a gordura entremeada no meio da carne, que derrete e deixa ela extremamente suculenta.

Vejam o marmoreio da carne.


O Coxão duro desses bois é bem melhor que qualquer picanha por aí.




A depender da origem e forma de criação do boi, a picanha ou o ancho tem valores de R$ 558,00 o kg.
As que eu compro são consideradas de criação "mais simples", aí o preço varia de 44,90 (o coxão duro) a mais ou menos uns 69,90 (shoulder wagyu).

Para quem nunca comeu, vale a pena experimentar.

No fim, engordei mais 6kg esse mês, preciso urgente me controlar, voltar a atividades físicas e pegar umas dicas com o Maromba Investidor.

Abraços e até a próxima.



16 comentários:

  1. Fala IP, novamente aporte gigante. Parabéns!

    Sobre os FIIs que você selecionou, veja algumas dicas:

    1) Alguns tem gestores ruins, caso do BTG. Nos fundos nós temos a figura dos administradores e dos gestores. Os primeiros mexem apenas com a papelada e os últimos são responsáveis pela estratégia do fundo. A dica é escolher gestores bons, que estão do lado dos cotistas.

    2) Alguns são fundos de papel, é o caso de VRTA e de KNCR, nesse caso é importante se atentar para o VP, para não comprar R$ 100 por R$ 120. Além disso, nesse tipo de FIIs o DY varia de acordo com algum indicador de RF, no caso do KNCR é bastante atrelado a DI. Ainda, esses fundos distribuem juros + prêmio e suas cotas tem pouca ou nenhuma valorização ao longo do tempo. Estes fundos se parecem mais com um CRA ou CRI ou uma LC.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e comentário, Sequoia!

      Do BTG nunca gostei mesmo, confesso que separei esses fundos pelo segmento, pela mídia etc Bom saber, estabelecer critérios mais concretos, igual fiz com as ações.

      Essa semana que ia ler cada um com calma e "trocar" por outros algum que me desagradasse.

      Achei extremamente difícil buscar informações e compreender os FIIs. Parece que a coisa toda é cheia de segredos, não tem um lugar bom de fácil leitura, com a realidade estampada na cara.

      Perde muito tempo ficar lendo cada um deles, procurando comentários pela internet afora etc

      Sem falar que em vários locais o pessoal está meio depressivo, só falando que "estão esticados, já foi a hora, não comprem".

      Vou pesquisar mais sobre esses que você falou e continuar a análise.

      Obrigado!

      Excluir
  2. Fala IP, já pensou nas criptmoedas, você quase sempre aporta bastante que talvez uma fatiazinha em criptmoedas não faz mal rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olã, Stifler!
      Já me arrependi demais das criptomoedas. Tive oportunidade de comprar logo que lançou por centavos, mas eu era um quebrado aí junta o medo...

      Hoje não sei se compensa mais. Uma que não preenche meus critério, duas que mesmo que eu coloque 6 mil reais (2% do patrimônio), teria que valorizar 100 vezes para ganhar algo que compense.
      Aí fica a dúvida. Será que vai? Será que não vai?
      Vale a pena apostar 6 mil?

      Perdi tanto dinheiro em 2015/2016 (somando, passa de 400 mil) que fico com o cagaço de perder mais.

      Apesar de ser um valor pequeno... enfim, prefiro não pensar para não me arrepender.

      Focar no que atende meus critérios de “comprar algo com lastro mais tangível, mais fácil de analisar e entender”.

      No fim, acho que perdi o bonde.

      Excluir
  3. PArabens pelo aporte violento!!!!! Siga o que o Stifler fala, aporte nem que seja 1% em criptomoedas.

    Sobre a carne, tem muita diferença? Vale a pena ? Sou viciado em carne! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa das cripto é o que tem me incomodado hahahaha

      Quanto às carnes, a diferença é absurda. Compensa muito pegar os cortes de segunda e terceira do Wagyu ou Angus de vez em quando (tipo coxão duro ou bananinha) que custam dependendo do lugar uns 29 a 49.

      Excluir
  4. Que show de aula de empreendedorismo no início do post
    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
    Não sei se vc ler sobre economia, mas instintivamente vc age conforme a lei de Say(lei economica que acaba com a falácia de Keynes e atual regime político-economico q os países adotam)
    Fantástico!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Ok!!
      Minhas experiências foram adquiridas ao longo da vida, na tentativa mesmo.

      Conheço o básico de economia, nunca estudei as leis ou teorias. Me deixou curioso e como bom auto-didata, vou estudar.
      Abraços!

      Excluir
  5. Aportão hein IP! Vai longe demais assim!

    Em relação ao desenvolvimento do produto, você faz muito bem em realizar esse testes de demanda antes de lançar oficialmente. Esse é um dos conceitos do famoso livro "The Lean Startup" (Sturtup Enxuta).

    Você tá devendo falar um pouco mais dos seus negócios kkkk

    Gostei da dica da carne, aqui na minha cidade a picanha "normal" custa o valor do coxão duro desses bois "gourmet". Só não tenho ideia onde achar essas carnes, vou pesquisar para provar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Senhor Ministro

      Então, não me vem à mente uma forma de abordar esses tópicos de forma a não ficar algo chato ou que não me tome muito tempo.

      Realmente, das carnes eu demorei para encontrar os pontos que vendiam na minha cidade! Tente ver direto no Google no site dos criadores dessas raças.
      Abraços!

      Excluir
  6. que aportes galáticos! que isso meu camarada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bufunfa!
      Resultados de muitos anos de esforços, perseverança e principalmente MUITA paciência.

      Acho que a paciência é a maior virtude do homem.

      Excluir
  7. Precoce, vc trabalha com tecnologia? Muito interessante sua saga para criac'ão de um novo produto. Pode falar mais sobre o assunto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Enriquecendo!
      Na verdade sou advogado, dou muita palestra na área.
      Atuo num nicho específico.

      Sou superdotado e auto-didata, meio sociopata ou esquizofrênico, não sei. Falei isso para situar o fato de que muitos acham que ser “superdotado” é ter tudo na palma da mão, mas meu mundo, minha cabeça, é extremamente esquisita, então não é um mar de rosas.

      Nos meus estudos aprendi a programar quando criança e desde então levo isso como Hobby.
      Nesse meu hobby, acabei abrindo uma empresa paralela à minha atividade principal com o objetivo de ajudar algumas pessoas, a coisa deu certo já tem alguns bons anos e foi indo...

      Nesse meio tempo me aventurei no ramo alimentício e de franquia, o qual, felizmente, consegui sair (muito stress).

      Assim que me reorganizar, posto alguns detalhes sobre minha saga, principalmente para mostrar que os aportes não vieram do nada.
      Abraços!

      Excluir
  8. IP, no longo prazo vc pode alocar somente na poupança que, com seu aporte monstruoso, vários milhos grandes vêm!

    Brincadeira, sua diversificação está ótima kkk, deixe a poupança so pra reserva de emergencia.

    Vc aporta o salário líquido de um juiz todo mês, com um pouco de disciplina, logo a IF vem tranquilamente.

    ResponderExcluir
  9. Esta muito bom e subindo esta de parabéns pelos resultados

    ResponderExcluir