quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Atualização Mensal: Agosto 2017: R$ 255.275,44 (- R$ 23.151,90 )

Olá, amigos da Finanças!

Esse mês fechei negativo, mas sem desanimar, pois o montante não foi uma "despesa", mas um investimento.
Na verdade, investi quase R$ 40.000,00 em uma ideia que há aproximadamente um ano estou amadurecendo. Esse mês aportei nela e em breve devo colher os resultados.

Ao contrário de muitos, eu não possuo muito mais o que cortar em termos de despesa, então vivo buscando aumentar a receita.

Aos que tiverem curiosidade, até hoje sou CLT, trabalho em uma empresa e nas minhas horas vagas ou visitas da empresa a clientes, aproveito para "encaixar" ideias que eu tive faz quase uma década. Logicamente, tenho autorização do patrão para tanto. 

Aproveitando o gancho do assunto do colega Viver de Construção, eu abri uma Startup fundo de quintal com R$ 1.000,00 já faz alguns anos (quase uma década na verdade). Peguei minhas ideias e meu conhecimento e desenvolvi algumas soluções as quais comercializo até hoje.

Desta forma, o valor de R$ 40.000,00 nesse mês foram injetados em melhorias de uma ideia que estava quase pronta, mas engavetada por desânimo. Acredito que em setembro para outubro coloco no mercado.

Como tenho um certo renome no meio em que atuo, possuo bastante visibilidade e entrada fácil no meu nicho, então, se tudo der certo, não será difícil dobrar ou triplicar minha receita mensal no próximo ano.

Obviamente, tudo veio com muito sacrifício e luta árdua.
Comecei na empresa em que trabalho até hoje ganhando um pouco mais que o salário mínimo e com paciência e perseverança fui ganhando espaço. Nas horas vagas (madrugadas, fins de semana e feriados) dedicava full time (coisa de 20 horas no dia) no desenvolvimento e amadurecimento das minhas ideias.

Então, para fins de incentivo, é possível sim ganhar mais dinheiro com o seu "hobby" do que com a sua carreira.
É possível que uma ideia ridícula, possa se encaixar em um determinado nicho e devagar você ganhar espaço e uma renda extra. 

Uma ideia será apenas uma ideia até ela ser executada. Então arrisque, recomendo fortemente que percam o medo e arrisquem. No começo é extremamente tranquilo começar investindo pouco dinheiro (mil reais, dois mil reais) e ralar duro para ver se sua ideia te dará retorno. 
Nós temos a cultura do medo de fracassar, mas uma vez que essa barreira seja destruída, não há porquê não arriscar.
Caso arrisque e perca um tempo, você ganhou conhecimento em alguma coisa...
Caso arrisque e perca um investimento pequeno, você não ficará nem mais pobre e nem mais rico.
Então, arrisque, acredite e vá em frente e nunca, nunca dê um passo maior que as pernas.

A maior virtude que o homem empreendedor (e os guerreiros poupadores do suado salário mensal) pode ter é a paciência.

O meu crescimento foi orgânico, lento e muito, muito trabalhoso.
Empreender e arriscar não é fácil, mas é gratificante. 

Não sei se hoje teria forças para repetir tudo o que fiz. E, sinceramente, quando olho para trás e vejo as pequenas coisas que estou conquistando, não sei de onde extrai tanta força de vontade para suportar a carga que eu tinha antes. E aqui não digo apenas de trabalho, mas de horário, refeições, lazer, humilhações...

Tirando esse ponto, esse mês foi extremamente cansativo, depressivo e desanimador. Mas manter a cabeça erguida e continuando com a caminhada da vida. Não posso ficar para baixo, pois já sou, naturalmente, um suicida em potencial.


APORTES


Aportes Renda Fixa: R$ 14.500,00
Aportes Renda Variável: R$ 1.030,00
Aportes totais: R$ 15.530,00
Rendimento: + 1,01%
Resgate: (- 38.681,90)
Fechamento: R$ 255.275,40





INCREMENTO PASSIVO E DIVIDENDOS


Considerando a diferença da evolução patrimonial com o aporte realizado, tive um incremento passivo de R$ 2.547,18. O valor do resgate acima foi feito quase no fim do mês, então não teve muito impacto. Mas, com certeza, será refletido no mês de setembro.
Das ações, recebi R$ 56,05

Entre JSCP e Dividendos da MDIA3, GRND3, HGTX3, WEGE3, FLRY3.




OPERAÇÕES REALIZADAS (COMPRAS BOLSA)

  • 18 EGIE3: R$ 640,20
  • 8 RADL3: R$ 571,77


Os valores acima estão com custos de liquidação, emolumentos e corretagem. 


COMPOSIÇÃO DOS INVESTIMENTOS (RF e RV): 


Ignorando a renda fixa, e analisando a carteira de ações isoladamente, esse mês tive uma rentabilidade de 6% nos papéis que compõem a carteira.

Partimos para 93/7 entre RF e RV. 





CARTEIRA AÇÕES:


As compras desse mês acabaram por desequilibrar a composição de cada empresa na minha carteira. Acredito que em breve já consiga reequilibrar.





VALORIZAÇÃO INDIVIDUAL DOS PAPÉIS:


A título de curiosidade, até a presente data, os papéis flutuaram conforme segue:



Devagar, em frente sempre!

Abraços e até o próximo fechamento.


16 comentários:

  1. Parabens IP!!!!! Sempre acompanho seu blog!!! Um cara de se admirar!!!! Não podemos desanimar jamais. Sempre haverá momentos de tristeza, desanimo, mas ainda sim a vida segue seu fluxo . Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Gari!
      Às vezes o desânimo bate forte, mas temos que levantar a cabeça, agradecer e seguir em frente na batalha.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Bons ativos IP, sigamos em frente!

    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
  3. Muita massa essa mensagem IP, realmente o medo de perder muitas vezes nos paralisa, mesmo que essa "perda" não seja significativa, muitas vezes deixamos de desenvolver boas ideias por conta disso.

    Sua carteira de ações está muito boa, quem sabe nos próximos meses você não destina mais recursos para a RV.

    Em relação aos negócios e trabalho, é sempre bom saber dosar um pouco o tempo dedicado a isso, principalmente agora que você tem um filho.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Senhor Ministro
      Obrigado pela visita e comentário.
      Com certeza, os meus próximos aportes serão direcionados na renda variável, quero dar um UP mais rápido nisso.

      É que como vou adquirir um imóvel novo no próximo ano, vou reservar uma boa parte para a entrada. Preciso juntar 200 a 250 mil entre setembro de 2017 a maio de 2018, assim alivio bem o financiamento e não faço retiradas do montante já investido.

      Já estou conseguindo dosar bem algumas coisas e outras que resolvia na hora, agora fico mais tranquilo e deixo para o dia seguinte.

      Abraços!

      Excluir
  4. Se vc confia na ideia, não tem porque não investir

    sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!
      Melhor arriscar do que ficar com aquela pulga atrás da orelha "e se eu tivesse tentado".

      No passado deixei de investir em muitas ideias promissoras pelo "medo" e "insegurança", mas essa barreira foi derrubada há muito tempo. Hoje arrisco sem medo.

      Excluir
  5. Cara para mim você já tem a vida ganha (haja vista você ter dito que tem outros rendimentos fora o que você coloca aqui na sua carteira), seus aportes anteriores foram muitos e em pouco tempo o patrimonio ficou "grande", você está mais do que certo, em investir e ver se ganha mais lá na frente, estamos torcendo e vá nos contando sobre essa caminhada !! sucesso !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a visita Stifler!
      Tomara cara, tomara que a vida já esteja ganha.

      Sempre fica aquela insegurança ainda, pois muitos braços não foram delegados e dependem de mim. Mas devagar a coisa está sendo ajustada.

      Estou alavancando a receita absurdamente esse ano, não teve reflexo nos aportes, pois a inadimplência está alta e ainda estava pagando contas de cagadas do passado. Se seguir o fluxo e a clientela pagar no fim do ano de uma vez (o que normalmente fazem), não será difícil meus aportes em novembro e dezembro alcançarem os 6 dígitos.

      Abraços!

      Excluir
  6. Fiquei preocupada ao ler que você se considera um suicida em potencial... pelo que li dos seus posts você não tem uma vida muito regrada e sacrifica as "necessidades básicas" (horas de sono, etc).
    Percebo que você está tentando desacelerar, provavelmente por causa do filho e espero que consiga encontrar o equilíbrio.
    No mais, em comparação ao restante da blogosfera de finanças, você pode se considerar com uma carteira tranquila, pois seus aportes são vultuosos e tudo parece fluir com facilidade para você. Mas talvez essa não seja a sua realidade e você necessite de muito mais dinheiro do que a maioria consideraria suficiente, vai saber ;)
    Mas não deixe de cuidar da saúde, não só física, principalmente a mental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryca
      Muito obrigado pela visita e notar os detalhes. De fato, estou em busca urgente da mudança da vida.

      Essa frase reflete uma decisão de muitos anos atrás. Eu morri uma vez (sim, literalmente). Já passei épocas em banheira de gelo e já recebi até extrema unção de padre poucas horas antes de "morrer" e voltar.

      Depois dessa época, em que coloquei um pé do lado de lá e voltei, minha vida mudou drasticamente em termos de portas abertas, visões, sensações e outras tempéries.

      Depois de quase uma década vendo e ouvindo e inclusive com pequenas premonições, fiquei na dúvida se minha saúde mental era "normal" ou se era alucinações ou se era esquizofrênico.
      Até que um dia decidi "deixar de viver", pela fraqueza em decidir me matar ou por ter forças suficientes de continuar tentando, decidi ir levando. Era adolescente nessa época.

      Desde então sou muito fechado e difícil de externar sentimentos, mas a vida é um caminho tortuoso, uma montanha russa e direto estou para baixo, sem que ninguém à minha volta perceba.
      Aos olhos dos outros, tento sempre manter a normalidade, até para ser um "porto seguro".

      Às vezes estamos rindo, mas chorando por dentro.
      Às vezes estamos vivendo, mas mortos por dentro.

      Hoje tento o máximo possível manter a sanidade e os pensamentos em coisas positivas, pensando sempre em frente.


      Obrigado pela visita e comentário!

      Excluir
    2. Viver é pesado. Não deveria, mas eu te entendo. É difícil, desgastante, na maioria das vezes não é como queríamos (e porque mesmo deveríamos querer algo?), muito complexo.
      Quem sou eu para dar conselhos, não é mesmo? Como você disse que já tenta se manter positivo, só posso reafirmar e dizer para não desistir. É difícil, especialmente se você é tão fechado, mas tente encontrar alguém em quem possa confiar, ao menos para não ter de fingir que está feliz quando o que queria mesmo era não existir.
      Também tenho uma leve tendenciazinha a entrar na espiral depressiva e ficar apática, mas esses momentos de sofrimento são os piores, então vou me "enganando" aqui e ali, me esforçando para ficar bem. No começo a gente finge, até que uma hora as coisas se ajeitam (ou pelo menos quero acreditar que sim).
      É aquela frase: fake it, 'till you make it.

      Você já tem um filho, espero que ele te traga alegria e se agarre nisso, tente ser o seu melhor para então ensiná-lo a ser melhor do que você. Sei lá, soa piegas, nem tenho filhos, mas acho que é um caminho.

      Em relação ao resto do seu comentário, não vou negar que fiquei curiosíssima porque sou dessas, hahaha, se um dia quiser contar mais detalhes, eu adoraria saber ;)

      Excluir
  7. Sua carteira de ações parece muito com a minha carteira teórica... Parabéns, belas escolhas.

    ResponderExcluir
  8. Texto motivador, já é a segunda vez que leio. Parabéns IP.

    ResponderExcluir
  9. Realmente esse site me ajuda a continuar a investir meu pouco dinheiro na bolsa mas acredito que devagar chego la

    ResponderExcluir