sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Minhas Despesas

Hoje está sendo uns dos dias mais chatos do ano para mim. Como estou sem saco, resolvi escrever aqui para arejar a cabeça, uma espécie de expurgo mental.

Sempre tive a percepção de que uma pessoa é "rica" não pelo quanto ela ganha, mas sim pelo quanto ela gasta.

Na minha concepção, um trabalhador que receba seus R$ 3.000,00 mensal, mas possui uma despesa de R$ 2.500,00 é mais rico do um "bem sucedido" que tem uma renda mensal de R$ 20.000,00 e gasta R$ 22.000,00.

Em diversos blogs de colegas já foi mencionado postagens nesse sentido, como o mais recente que me recordo: "Casal “rico” pede socorro ao Lawyer.", do nosso colega Lawyer Investidor, que ilustra bem a minha visão.

Desta forma, resolvi compilar meus gastos mensais, já com o intuito de projetar e organizar o que precisaria para atingir minha "independência financeira".

Primeiro, estou desconsiderando dos cálculos abaixo as despesas realizadas a título de combustível quando estou trabalhando, posto que essas despesas só existem "se eu for buscar novos clientes". Caso eu pare de trabalhar, essa despesa não mais existirá, logo, são consideradas como investimento e não custo, por isso estou ignorando.

Vou demonstrar apenas as despesas que eu tenho com minha família, que seria exatamente o montante mensal que supriria minhas necessidades.

Conseguiria reduzir os valores mensais ainda mais, especialmente se fosse manter somente um carro,

Sendo assim, vamos às despesas mensais:


Dessas despesas, apenas alguns adendos sobre algumas rubricas:

Gasolina / veículos

Atualmente tenho um gasto nessa rubrica variável entre 3.500,00 a 5.000,00 mensal. Mas tal gasto só existe porque estou indo "aumentar a receita" e recai sobre a minha Pessoa Jurídica, logo, encarado como investimento, não custo. Se eu "parasse" de trabalhar, essa despesa seria reduzida para os valores constantes da tabela (de 550,00) que seria o gasto para ir ao mercado, shopping, dar uma volta etc por isso não computados.

Além disso, as rubricas referentes a despesas com veículos poderiam ser ainda menores, posto que se eu parasse de trabalhar, um veículo apenas supriria as necessidades.

Financiamento

Possuo o financiamento de um imóvel que não compensou quitar (5% de juros ao ano...) então incorporei como uma despesa, mas também poderia ser reduzido da conta no final.

Internet / Celular

Esse montante inclui aproximadamente R$ 550,00 mensal de celular (no meu plano está minha linha, da esposa, dos meus pais, sogros...).

Convênios

Refere-se a convênios médicos meu, da esposa e do filho.


Portanto, frente à minha renda mensal, minha despesa é extremamente baixa, tendo margem para redução.

Estou tentando sair da corrida dos ratos e resolver a vida, mas erros do passado sempre me perseguem, enfim.

APORTES PARA OS PRÓXIMOS MESES

Considerando que para o exercício de 2017 eu já alcancei minha meta de investimento proposto e considerando um ajuste que terei que fazer nos meus aportes, conforme conversa que tive com o Mestre dos Dividendos no post do fechamento do mês de Julho, vou ficar alguns meses sem aportar.

No Blog, optei em demonstrar apenas o montante financeiro que possuo, não incorporando o patrimônio imobiliário.

Com o aumento da família e oportunidades que apareceram, pretendo adquirir um imóvel no próximo exercício em um valor atrativo (de R$ 650.000,00 apareceu para comprar por R$ 450.000,00). O imóvel é perfeito para minhas necessidades, amplo, grande, com área de lazer completa e praticamente mobiliado.

Como não quero mexer na minha planilha (fazer uma retirada) decidi segurar os aportes, mantendo valores próximos a zero (vou manter apenas o da renda variável).
Com isso, o valor que seria direcionado à renda fixa (perda fixa), vou direcionar para a "entrada" desse imóvel.

Portanto, entre 6 a 12 meses, meus aportes praticamente serão nulos. Mas, felizmente, estará sendo direcionado a um bem de valor que incrementará o patrimônio, por isso estou tranquilo, já que não está sendo despesa.

É a chance do pessoal de me passar no Ranking do Mestre dos Centavos 😂😂😂😂 Mas já fiquem cientes, que estou trabalhando duramente para alavancar ainda mais minha receita, e quando voltar, aportar cada vez mais pesado.

Continuarei postando os fechamentos mensais, mas serão aportes entre R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00 direcionados em ações.

Abraços!


10 comentários:

  1. Olá IP,

    Realmente as suas despesas são baixas comprando ao seu ganho mensal. parabéns!

    Você atual na área jurídica?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cowboy.
      Sim, meus gastos diários e sobrevivência são extremamente baixos.
      Em um passado recente que gastei mais por besteira, mas devagar fui corrigindo as distorções e voltando à minha raiz.

      Sempre tive vida simples e continuo tendo.
      Atualmente, meus excessos são alguns restaurantes melhores ou um pedaço de queijo diferente.

      Quanto a área jurídica, atuo Faz quase uma década num segmento mais isolado que o pessoal não curte muito (mas não como advogado de fórum). Mas isso representa menos de 30% da minha renda.

      Excluir
  2. muito bom! depois dá uma passada no meu blog também!

    https://senhorbufunfa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tirando a despesa de restaurante, os outros estão bem baixos.. Parabens!!! Fico preocupado por que estou inserido na turma q ganha entre 3 a 3,5k. Isso que sou solteiro. Preciso aumentar minhas receitas, pois se eu ja estivesse casado estaria fulminado.. Abraço do Gari.. Depois visite meu blog..Vou te add no blogroll

    http://gariadvogado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O restaurante eu reduzi bastante, cheguei a frequentar algumas casas que era quase 200 reais por pessoa.
      Mas considerando que meu gasto com mercado é baixo, acaba ficando equilibrado. Pelo menos fico com margem para cortar mais se for necessário!

      Quanto à renda, eu comecei ganhando 900,00 e quando casei a minha renda com a da esposa dava por volta de 4500 a 5000.
      Mesmo assim economizei, comprei apartamento pequeno e fui levando a vida.
      As oportunidades foram aparecendo e a renda explodiu.

      Vou add no blogroll também e visitar seu blog!
      Abraços

      Excluir
  4. Que bom que postou durante o mês IP e obrigado pela citação.

    Cara pela sua receita seus gastos são irrisórios, imaginei que pela potência de aporte e a máquina que possuia gastava muito mais.

    Tirei por base o seu condomínio que é baixo em relação ao da onça, ela paga 500,00 incluso gas água, elevador e piscina.


    Vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lawyer!
      Sim, meus gastos são bem pequenos atualmente.
      Nessa tabela já está atualizando, isto é, sem as despesas da máquina...
      ela me comia por volta de 3000 por mês!
      Absurdo.

      O condomínio é baixo pois moro em apartamento popularzao, pequeno... tem 40 metros quadrados.
      Chegava a ser ridículo minha garagem custando 3 vezes mais que o imóvel.

      Excluir
    2. Imagino a cara de espanto dos vizinhos. Devem que achavam que você era traficante ou algo assim, kkkk.

      Excluir
  5. Verdade, as pessoas nem conhecem a bolsa de valores e não sabem como se ganhar dinheiro ai ficam espantadas

    ResponderExcluir