quarta-feira, 1 de abril de 2020

Fechamento dezembro + 1º Trimestre



Olá, Finansfera

Em dezembro estava correndo com um monte de coisas, como aquisição de imóveis, venda de outras coisas, transferência, em janeiro começou reformas e eu estava focado na minha empresa, conquistar clientes, crescer, erguer, me solidificar.

Esse seria O ano.

Mas depois desse período, nem preciso falar mais nada né. Que situação é essa, meus amigos? Nunca imaginei. Nem vou entrar no mérito político ou da situação toda, pois já discuti com um monte de pessoas sobre o assunto, todas as pessoas com excesso de preocupação etc e eu tenho uma visão estatística da coisa toda, mas não vem ao caso.

Vim fazer a postagem não pelo lado financeiro, mas porque em dezembro e janeiro estava corrido e acabei esquecendo, quando vi já tinha passado o momento, em fevereiro bateu de vez o alerta e meu foco mudou completamente. Então a postagem é mais de satisfação.

Comecei a me antecipar o que podia antes das coisas chegarem onde estão. Estou presenciando pessoas "sólidas psicologicamente" totalmente destruídas.

Um colega vai perder mais de 6 milhões de reais que investiu em 2019 em um outro país e iniciaria a operação, ironicamente, agora em março de 2020. Despesas de manutenção altíssima.

Da mesma forma, solidarizo-me aqui com a situação relatada pelo colega Frugal Simples em ter sua loja fechada nesse período. Não é fácil, mas o fato do prédio ser próprio ajudará bastante, torço fortemente por ele.

---

Eu continuo seguindo a vida, minha atividade entra na exceção da legislação de quarentena e minha equipe já há tempos trabalha em home office, mas com certeza serei afetado a partir de abril. Acredito que virá inadimplência, pedidos de redução de valores, entre outras coisas.

Como nunca passei quedas brutas, e acho que ninguém da finansfera, eu não estou com estômago para injetar dinheiro na renda variável, não pelas quedas em si, mas porque não sei até quando vai tudo isso para ver se precisarei de dinheiro nas minhas atividades ou não.

Óbvio, o certo é que "é hora de comprar", "deve aproveitar as ofertas", mas eu não sou vidente e não sei até quando vai essa situação e muito menos quais as consequências reais no meu negócio.

Estou tentando equacionar o "quanto" comprar de RV e quanto guardar na RF. Acho que permanecerei devagar e comprando pouco.

Então tomei duas medidas no final de janeiro, logo quando soube que seria aprovada a lei federal que autorizaria medidas de quarentena e outras situações no Brasil, a qual foi publicada no início de fevereiro, principalmente frente ao dinheiro que gastei com aquisição do imóvel de minha irmã, transferência e reformas:

1) quitei absolutamente todas as minhas dívidas;

2)  investimentos foram direcionados para a renda fixa.

Sem dívidas, consigo ter preocupações direcionadas na saúde do meu negócio e se tudo quebrar uma hora, fico com a reserva e com a certeza de que só tenho que garantir o básico, como comida, água, luz e internet; com dinheiro na renda fixa, fico com fôlego para sobreviver até quando for necessário. Afinal, os reflexos econômicos serão sentidos por quantos meses ou anos? De que forma meus clientes serão impactados? De que forma me impactará?

Enfim, são dezenas de questionamentos com respostas impossíveis.

---

Em contrapartida a essas providências, mas que fiquei sem jeito e precisei ajudar uma pessoa, acabei fazendo uma besteira que é uma boa ação (aquele auto-convencimento para fazer cagada):

1) O dono da empresa vizinha a minha pegou como pagamento de serviços no final de 2019 um carro de luxo já bem desvalorizado e de difícil mercado, pelo contexto e outras situações, ficou sem fluxo de caixa para os funcionários e ia falir, situação ainda mais agravada em fevereiro para março. Acabei pegando o carro dele por um preço ótimo. Nem quis o dinheiro inteiro, pediu para eu pagar a folha de pagamento dele de março, abril e maio em troca de ele conseguir fôlego para sustentar o negócio por mais alguns meses até esse período passar... já deixei o dinheiro separado para isso e segue o barco.

Como o carro já passou todas as curvas de desvalorização, não é absurdo o custo de compra dele, só a manutenção que é bem cara, vou acabar curtindo o carro uns meses, pensei em ir para Interlagos correr no fim do ano, e depois vender, estou com uma máquina de corrida com mais de 600 cavalos.

Mesmo vendendo, ainda recupero o dinheiro e mais um pouco, enfim... cagada feita e paciência. Pelo menos garanti a sobrevivência do colega por alguns meses e tenho bastante margem de preço para negociar ou vender.


2) Da boa ação... um colega iniciou um food truck no início desse ano, e como timing perfeito, foi engolido pela destruição de suas vendas nesse período, já que delivery é difícil, tem que ser conhecido e tem custo alto. Acabei enviando um dinheiro para sustentar o negócio dele por um tempo...

Troquei em comida, e caso ele sobreviva, tenho um lanche fora de casa por quinzena por pelo menos meia década ou mais. Faz parte.

3) Meu cunhado precisou de dinheiro, foi enviado também...

---

Específico ao fechamento, segue tabela e números:



Tabela só com a renda variável 2019/2020:




APORTES DEZEMBRO: R$ 43.361,89

Aportes Renda Variável: R$ 0,00
Aportes Renda Fixa: 43.361,89
Rendimento: +4,79%
Rendimento Renda Variável: +8,81%

Fechamento: R$ 1.269.208,23


APORTES JANEIRO 2020: 0,00 (retiradas)

Todas as dívidas quitadas!!! Como ao longo de 2019 fui abatendo, não faltava muito aqui, usei um dinheiro que sobrou de vendas de terrenos passada etc e não computado no blog, o dinheiro que ia para o aporte da RV, uma grana de reserva de emergência não computada separei para o carro e ainda peguei 70 mil da grana que estava em renda fixa. Foi uma sábia decisão.

Aportes Renda Variável: R$ 0,00
Aportes Renda Fixa: -70.187,07
Rendimento: -0,51%
Rendimento Renda Variável: -0,89%

Fechamento: R$ 1.192.965,14



APORTES FEVEREIRO 2020: R$ 51.197,42

Já me assustou como aportei um monte e o fechamento nem se mexeu.

Aportes Renda Variável: R$ 20.000,00
Aportes Renda Fixa: 31.197,42
Rendimento: -3,95%
Rendimento Renda Variável: -6,81%

Fechamento: R$ 1.195.038,13




APORTES MARÇO 2020: R$ 58.927,39

Aportei praticamente 100 mil em dois meses e meu patrimônio caiu quase 100 mil.

Aportes Renda Variável: 0,00
Aportes Renda Fixa: 58.927,39
Rendimento: -11,14
Rendimento Renda Variável: -20,72%

Fechamento: R$ 1.114.281,97


=======================


RENDA PASSIVA - GRÁFICO :




Minha dúvida maior é: devo comprar ações igual um louco? Ou de fato guardar na renda fixa, afinal, até quando será que tudo vai? 

Estou bem cauteloso.

Agora em abril decido, talvez fazer meio a meio. Se eu não comprar, vou me arrepender; se eu comprar e precisar do dinheiro por algum motivo, vou me arrepender.

Talvez eu perca o momento de comprar "com desconto", mas por outro lado, consigo manter o negócio girando e garantir aportes futuros.

Ainda, chamou a atenção que meus aportes aumentaram, confesso que não esperava, mas é normal em início de ano, pois muitos inadimplentes do ano anterior acaba acertando os pagamentos.

Estou com quase 600 mil na renda fixa, se a empresa não aguentar, não vou pensar duas vezes em injetar esse dinheiro nela, afinal, essa grana foi fruto do negócio.

Desejo boa sorte e proteção a todos vocês e seus familiares.

Nosso foco agora deve ser: a saúde e manutenção de nossa sobrevivência, seja psicológica ou financeira.






6 comentários:

  1. Ótima análise geral da situação. Realmente esta sendo bem prudente em não se expor muito visto que o bem maior dos seus aportes é sua empresa e ela precisa ser preservada.
    Na potência e velocidade dos seus aportes eu nunca iria expor sua galinha dos ovos.
    Parabéns pelas ajudas.

    ResponderExcluir
  2. https://peaoplayboy.blogspot.com/2020/04/oque-os-homens-mais-velhos-da-bolsa.html

    ResponderExcluir
  3. Olá, IP.

    Bem-vindo de novo. Sumiu por muito tempo. Bom que está tudo bem por aí.

    Pois é, muitas empresas pequenas vão quebrar se continuar por muito tempo o isolamento.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. IP,

    Nesse momento, realmente é necessário se focar na saúde da família, apoio a quem precisa e sobreviver financeiramente.

    Desejo força nesse momento e acredito que sua estratégia de esperar é bastante prudente, tendo em vista a necessidade de liquidez por possuir um negócio próprio.

    abs
    P.I.

    ResponderExcluir
  5. IP, estávamos preocupados com sua ausência por aqui. Que bom que está preparado para enfretar o momento que vivemos. É isso aí! Foco na saúde e no negócio.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Curioso para saber qual é o carro. Não é qualquer um que possui 600 cavalos. Acho que você se sairá bem da crise, pois está agindo com cautela neste momento de grande desafio.

    Muitos outros empresários não conseguirão escapar.

    Abraço.

    Mente Investidora (www.menteinvestidora.org)

    ResponderExcluir