segunda-feira, 6 de julho de 2020

Fechamento 2º Trimestre | Aportes: R$ 124.978,90 | Patrimônio Financeiro: R$ 1.324.564,06



Olá, Finansfera


Sigo acompanhando os blogs dos colegas, embora mais anônimo. Vi que alguns encerraram, mas as lições permanecem àqueles que tiveram oportunidade de ler. Não sei os motivos que levaram a tal situação, mas desejo todo o melhor sempre.

Não fiz os fechamentos mensais na época oportuna, pois não tenho a gama de conhecimento que os colegas possuem para agregar muito à finansfera, como estratégias, valuation, análises, orientações FIRE, entre outras, então estava apenas "automatizado" no fechamento, que são só números na planilha, então acabei acumulando um pouco o período.

Nesse período todo, continuo trabalhando, agradecido por tudo, pelas reflexões da vida, as conquistas. Meu foco, pela dificuldade de captação de clientes no período, continua sendo em manter os clientes atuais, com a melhor qualidade possível, o melhor atendimento, independentemente do horário. Manter, para mim, já é uma vitória.

Com as dívidas quitadas, que mencionei anteriormente, acredito que meus aportes começam a dar uma incrementada, acredito e assim espero que vou conseguir manter fixo de 50 a 60 mil por mês. Até quando? Não sei, aproveito o máximo e só tenho que agradecer por isso, se um dia não conseguir manter, soube aproveitar.

Gastei absurdo nesse trimestre com computador que nunca sonhei gastar e periféricos (volante, pedais, câmbio), pois comecei a jogar simulador de caminhão (e que negócio mais relaxante... recomendo bastante).
Agora está na fila os acessórios para o Flight Simulator que lançará esse ano, além de um óculos VR top. 
Mas são coisas mais para a frente, vou comprando devagar. 
Foi uma das primeiras compras na vida que fiz sem somar. Queria as peças, comprei na internet, chegou, montei tudo e depois que verifiquei quanto saiu tudo. Tem que se controlar, senão o dinheiro vai embora, gostei da experiência de "consumir" hahaha

Nesse período vi pessoas estáveis financeiramente serem destruídas, pessoas com negócios estabelecidos, mas em ramos não essenciais que foram totalmente fechados, sem possibilidade de adentrar no mundo ecommerce (rede de academia de altíssimo padrão).
Sem receita e com custos estratosféricos de manutenção dos locais, a pessoa não aguentou. Fazia anos que não conversava com ela, mais de uma década por dissabores do passado.
Fiquei sabendo da situação, consegui a conta corrente da pessoa e mandei dinheiro duas vezes. Não liguei, não falei nada, apenas mandei uma mensagem informando que encaminhei o dinheiro e precisando, estava à disposição para ajudar.
Não quis ligar, pois a situação em si já é complicada para a pessoa, que ainda mais sempre viveu de muita aparência. Então não quis dar a impressão de "sobrevivi e estou te ajudando para te humilhar".
A pessoa estava literalmente passando fome.

Colegas de restaurantes dentro de shoppings, de franquias milionárias, também não aguentaram as pontas. 

Complicado.

O que fiz é me colocar à disposição para uma série de pessoas, ajudando com mercado ali, um dinheiro lá, tudo valores pequenos - 100 reais, 500 reais... até porque ninguém sabe das minhas condições financeiras.

Por essas e outras, não tem segredo, é trabalhar, focar em melhorar receita, aportar constantemente, reserva de emergência boa e custo de vida baixo.

O custo de vida baixo é o mais simples de conseguir e o que ninguém consegue. Fico perplexo em ver a quantidade de dinheiro que as pessoas gastam para "viver".

Eu devo ser pão duro demais. 

Meu cinto da calça está desfiando, meu sapato está com um furo na lateral, mas imperceptível. Mas sinceramente, não me incomoda nada e estou nem aí. Comprei um sapato e cinto novo, mas continuo usando o antigo, está ok ainda. Minha blusa de frio é a mesma faz uns 10 anos, mesmo engordando, ainda serve.

Celular? Só troco quando quebra e para de funcionar mesmo.

Até durante essa pandemia, estou vendo amigos sem dinheiro correndo e comprando bicicleta (precisam se exercitar); roupas de frio novas (inverno chegou, né); celular novo (o velho não é bom para reuniões virtuais) e por aí vai. E dá-lhe cartão de crédito.

Impressionante. 

Financeiramente, de meta quero atingir 2.500.000,00. Com esse momento eu acredito que poderia ser Fire. Mas, por enquanto, não me vejo parado. Talvez quando atingir tal montante eu possa reduzir a carga? Talvez começar a criar projetos novos, diferentes, para uma semi-fire? Talvez continuar trabalhando até os 45 ~50 anos e parar de vez? Não sei.
Por enquanto, vou levando. O objetivo primordial agora é esse montante, quando terei tranquilidade completa. Continuar a labuta, portanto. Pois, além da tranquilidade da reserva, quero a tranquilidade do consumo, afinal se tenho essa tranquilidade, e poderia trabalhar meio período, esse dinheiro do trabalho pode ser usado 100% em supérfluos, sem medo de perder o principal.

Por enquanto, a mentalidade é a mesma. Custo de vida controlado, sem dívidas, aportando o máximo possível, sem que implique em sacrifícios. Vou me dar como meta dezembro de 2022, mantendo os aportes atuais, pesados, para atingir 2.500.000,00. Aguardemos.

Estou lendo bastante o AA40 e fiz várias projeções com a calculadora dele

Quanto aos resultados, em síntese, temos:

=======================================

APORTES ABRIL 2020: R$ 20.000,00

Mês com muitas despesas de ajuda e outras situações, mas ainda consegui aportar bastante, então está bom.

Aportes Renda Variável: 10.000,00
Aportes Renda Fixa: 10.000,00
Rendimento: +1,98%
Rendimento Renda Variável: +4,05%

Fechamento: R$ 1.156.737,49

=======================================


APORTES MAIO 2020: R$ 41.202,84

Aportes Renda Variável: 10.000,00
Aportes Renda Fixa: 31.202,84
Rendimento: +2,00%
Rendimento Renda Variável: +4,12%


Fechamento: R$ 1.221.877,54



=======================================


APORTES JUNHO 2020: R$ 63.776,06

Aportes Renda Variável: 10.000,00
Aportes Renda Fixa: 53.776,06
Rendimento: +3,03%
Rendimento Renda Variável: +6,31%


Fechamento: R$ 1.324.564,06


Sem dúvida, se eu tivesse mantido o aporte na renda variável meu patrimônio teria aumentado bem mais, mas como mencionei anteriormente, precisava de mais dinheiro "na mão", pois não sei até quando vai essa pandemia. Não sei se vou precisar, não sei se mais algo acontecerá. Então a opção foi por cautela. Posso perder em rentabilidade, sim, mas a ideia é longo prazo, então a aposta na cautela e na paciência são mais seguras e promissoras.

=======================================



RENDA PASSIVA (Ações e FII) - GRÁFICO :



Nota-se as quedas na renda passiva (ações e FII) durante a Pandemia.



=======================================



COMPRAS REALIZADAS NO TRIMESTRE:


FIIRCRB1125/06/2020Compra15  2.648,14
AçãoENBR325/06/2020Compra200  3.526,26
AçãoWEGE325/06/2020Compra100  4.897,92
AçãoBBDC325/05/2020Compra200  3.592,24
AçãoENBR325/05/2020Compra200  3.428,05
FIIRBVA1125/05/2020Compra20  2.473,92
FIIRBVA1125/05/2020Compra20  1.927,87
AçãoARZZ330/04/2020Compra100  4.367,62
FIIJSRE1130/04/2020Compra 709,31
FIIRCRB1127/04/2020Compra12  1.988,37
AçãoSBSP327/04/2020Compra100  4.049,57
FIIKNCR1113/04/2020Compra35  3.201,72



=======================================

Seguimos com cautela e focado na nova meta para obtenção da tranquilidade plena e novos objetivos, peço perdão pela ausência de postagens, mas sinto que não tenho o conhecimento dos colegas com orientações que possam agregar ou ensinar algo útil.

Abraços e que todos consigam forças para passar por esses tempos. 

Seguimos na caminhada, devagar, em frente sempre!





10 comentários:

  1. Sou muito parecido com você, tenho o mesmo tenis a uns 10 anos, a mesma camisa de frio do mesmo tempo, mesmo celular uns 6 anos, mesmas calças, cintos, camisas, tudo que ainda é faz a sua função principal eu não descarto, sou muito de comprar algo novo só se eu não tiver algo que execute a mesma função rsrs, mas ultimamente vi que estava guardando muita coisa que não uso, camisas que eu ganho e não uso, meias velhas, canetas infinitas, estou tentando me desfazer aos poucos disso.

    Ótimo fechamento, trimestral que nem o meu rsrs

    Abç~s

    ResponderExcluir
  2. Muito bom IP... A vida simples é a que traz mais felicidades. É incrível ver o desespero de alguém triste por ter que sair de um bairro classe média alta para um bairro classe média e reclamar da vida.

    Por isso, a simplicidade nos traz alegria sempre. :-)..

    ResponderExcluir
  3. KKK gosto de ler seus relatos pois quando você quer uma coisa não passa vontade não, quis um imóvel top foi lá e comprou, quis carro foi lá e comprou, agora o PC... está certo meu amigo você trabalhou muito para isso e no mais você é bem controlado com as finanças !

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog. Não conhecia, e achei muito interessante.
    Tenho o mesmo celular há uns 2 anos, e que genhei usado de um colega meu que o usou por um ano e enjoou. O coitado tá meio capenga (tela e carcaça trincadas, e meio bugado para atualizações), mas ainda funciona razoavelmente :)

    ResponderExcluir
  5. IP, sempre um exemplo :)

    é sempre bom ver que ainda temos pessoas que tentam apoiar o próximo, não apenas nesse post, mas em vários.

    feliz em poder acompanha-lo.

    abs
    P.I.

    ResponderExcluir
  6. Eu também sempre comprava o celular mais simples da Samsung, mas percebi que rapidamente ele ficava obsoleto. Minha irmã me sugeriu fazer como ela: Comprar um melhor que duraria mais tempo. Aproveitei e comprei um S9 +. Melhor coisa que fiz. Não passo raiva pela lentidão, a câmera é fantástica e como curto viajar, ganhei na qualidade. Acho que dura ao menos uns 4 anos.

    ResponderExcluir
  7. estamos juntos com hábitos bem parecidos. Celular durando 4 anos e ainda bom.. só está meio quebrado kkkk Aportes altissimos. parabens

    ResponderExcluir
  8. Cara, o Pobretão de Vida Ruim é uma farsa.
    Olha a postagem do Gerson da Blogosfera.
    É o pobretão cara. Tudo sempre foi uma novela por dinheiro.
    Entra rápido que ele vai tirar: http://www.blockchainsupertrader.com/2016/05/a-primeira-e-unica-vez-que-consegui.html

    ResponderExcluir
  9. Por isso ele fechou o blog e sumiu.
    O que ele fez é crime e ainda cometeu crimes dentro de crimes, apenas para gerar trafego e ganhar dinheiro. Convenhamos que isso é muito antiético, ainda mais tratando se do conteúdo das postagens.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns só crescendo com esse valor já não precisaria fazer mais nada parabéns amigo

    ResponderExcluir