quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Primeiro Milhão!



Olá, meu nome é Investidor Precoce, tenho 32 anos e R$ 1.008.956,49 de patrimônio acumulado.

Brincadeiras à parte com a Bettina, alcancei o primeiro milhão de reais em patrimônio financeiro.




Vou acrescentar mais elementos da minha história, alguns pontos podem ser vistos em postagens aleatórias e outras como na postagem de Apresentação feita em 30/12/2016.

Sinceramente, não sei nem o que postar ou escrever, não preparei nada e nem pensei em nada específico.


O PRIMEIRO BAQUE E A PRIMEIRA LIÇÃO: HUMILDADE


De imediato, muitos podem pensar: "porra, era fácil o cara atingir o primeiro milhão, olha o tamanho do aporte dele".

Mas não, sinto muito. Meus aportes se tornaram violentos de uns anos para cá, mas minha jornada financeira começa há muitos anos.

Já relatei em ouras postagens e comentários, vim de família simples e desde criança queria construir algo, ter tranquilidade e sempre guardei o dinheiro que ganhava de presentes de parentes e aulas particulares.

Meu pai trabalhava muito e minha mãe também para conseguir me dar o melhor, no caso, educação, caráter e estudo.

Naquela época, ainda criança para pré adolescente, caiu a ficha de que eu realmente era superdotado e estudar se tornou uma "diversão tediosa", quando comecei a aprofundar nos estudos avançados de matemática e física, nível colegial e universidade.

Nascia, aqui, minha primeira fonte de renda: aulas particulares de reforço. Minha metodologia era única e muito simpática. Continuei nessa atividade até o terceiro ano da faculdade, isto é, praticamente dei aulas particulares por mais de 10 anos. Em momentos bons, chegava a tirar 200~300 reais por semana!

E em 1998 veio o primeiro baque financeiro: meu pai perdeu emprego, perdeu tudo, todas as contas foram bloqueadas por N mil motivos. No fim, não tínhamos dinheiro para comprar água, sério, água.

Foi quando eu, no auge dos meus 12 anos, tinha quase 15 mil reais acumulado desse dinheiro pingado ao longo do tempo das aulas particulares, peguei tudo e dei para meu pai. 

Aprendi, aqui, a importância da reserva de emergência. E reserva de emergência é poupança, foda-se a rentabilidade. É dinheiro para poder sacar sábado as 3 da manhã, de imediato.

Meus pais foram meus heróis nesse momento, pois de trabalho convencional, escritório etc, foi descarregar carreta. Sim, foi trabalhar de chapa. E minha mãe começou a passar roupa para fora, situação que se estendeu por mais de uma década.

Meu maior aprendizado com eles foi: "coloque a cabeça no travesseiro e durma em paz".

Aprendi caráter, aprendi esforço, aprendi esperança, aprendi a ter paciência e, principalmente, aprendi humildade e não ter vergonha de dar um passo para trás.

Então, não, meus aportes de 40 mil reais por mês atuais não caíram do céu e não foi "fácil chegar no milhão aportando alto".


SOLIDÃO E DEPRESSÃO - A SEGUNDA LIÇÃO: RESILIÊNCIA


Não vou relatar todos os fatos, mas sempre vivi em uma situação delicada. Já relatei em outras postagens que cheguei a receber extrema unção em determinado momento da vida, pois estava condenado. Cheguei a morrer e ser ressuscitado. Isso me levou sempre a uma dualidade de compreensão e entendimento das coisas, já nem sabia mais ao longo da vida se eu era esquizofrênico, louco, doente ou médium.

É uma simbiose de planos e vida com vida pós morte. Fiquei com um pé aqui e um pé do lado de lá.

Aconteceram múltiplas situações e cansei da vida, me afastei de todos e me afundei. Optei em me trancar, sem contato com outras pessoas para fins de "amizade" e era estudar de manhã, estudar de tarde, dar minhas aulas particulares à domicílio, e de madrugada, com todo o esplendor da geração raiz do som da internet discada, me aventurar no submundo da internet estudando muita programação e auxiliando diversos sites.

Dos 13 aos 17 tive uma vontade imensa de me suicidar, todo santo dia. Não por qualquer motivo específico, simplesmente queria, simples assim. Não me sentia merecedor do direito de estar vivendo a segunda chance que tive. 

Tentei o ato e falhei. E a situação agravou ainda mais, não tinha coragem, não era certo para com meus pais. Não podia ser egoísta pelos sacrifícios que eles fizeram.

Nessa época, solidifiquei como nunca minha base de conhecimentos em diversas áreas, assuntos e temas. Aprendi a adaptar meu discurso, o assunto e a conversa conforme o círculo; aprendi a programar e atuei em muitos sites auxiliando com scripts, programas e soluções, sempre invisível.

Para viver, ou sobreviver, é essencial que tenha fé e se adapte à má sorte e mudanças. Você deve ser um camaleão. 

E essa foi a segunda lição: seja resiliente, adapte-se.


A TERCEIRA LIÇÃO:  PERSISTÊNCIA


Em resumo, aprofundei ainda mais meus estudos dos 17 aos 23 anos. Prestei e gabaritei o ENEM. Na faculdade, ainda sem dinheiro e sem condições, meus pais continuavam trabalhando muito para auxiliar em livros.
Escrevi muito artigo, fiz muitas publicações, para ir a congressos apresentar as teses, professores que gostavam de mim me patrocinavam.

Queria muito um estágio na área, não tinha contato, não conhecia ninguém fora os professores e tentei entrar em um escritório para atendimento jurídico a pessoas carentes. Negaram, e tempos mais tarde vim a descobrir que o local era machista, os gestores só selecionavam as estudantes "padrão de beleza". 

Não aceitei a negativa e fiquei sentado na recepção desse local durante 15 dias, das 13 as 17, todo dia. Sentava na recepção e "quero falar com o diretor". E as respostas eram as de sempre: ocupado, em reunião. Mas continuei e insisti.

Por que? Porque eu não tinha contato com nenhum advogado, escritório, nada, e esse local era voltado para estudantes e atendimentos a pessoas carentes, fácil acesso da faculdade, fácil para eu ir e voltar. A chance de aprofundar os conhecimentos, fazer o bem e iniciar contatos, sem implicar a ficar amarrado a estágios e afins.

Depois de duas semanas sentado na recepção, o responsável do local me chamou para conversar e chamou a atenção justamente o fato de eu ir todo dia e ficar aguardando por atendimento. 

"Me vendi", destaquei os pontos, o que poderia ajudar, vi os volumes de processo, me comprometi a limpar tudo e, o mais importante, iria trabalhar de graça, sem remuneração. Na época eu ainda dava minhas aulas particulares de noite e essas eram suficientes para me custear.

Portanto, veio a terceira lição: persistência. Queria trabalhar ali para agregar conhecimento e contatos, insisti até conseguir uma reunião e oferecer meu tempo de graça. Era aprender em troca do trabalho. Internamente, eu estava bem remunerado pelo conhecimento que iria adquirir e satisfeito.

Esse período de contato com pessoas em situação de extrema pobreza evoluiu meu espírito e me deu muita paz.


A QUARTA LIÇÃO E SEGUNDO BAQUE: GANÂNCIA


Depois de formado, atuando em um ramo específico da área jurídica, comecei a detectar alguns problemas que eu poderia solucionar com um sistema informatizado.

Como eu sabia programar, desenvolvi e passei a locar tais sistemas. Minha pretensão era uma só: conseguir 1000,00 por mês com o sistema para ajudar meu pai e outros 500,00 para ajudar minha mãe e ela deixar de passar roupa para fora.

Foi uma época dificílima. Trabalhando na área jurídica, com meu salário de novecentos reais; desenvolvendo sistemas de noite, conseguindo sair para vender o sistema, dar suporte, aprender financeiro, gerenciar tudo sozinho, enfim.

Nesse período me tornei um obstinado, e como mencionei na apresentação: "levei um ritmo de trabalho de 18 a 20 horas diárias, inclusive finais de semana e feriados. Isso permitiu alavancar minha vida. Obviamente, sacrifiquei muitas coisas e, uma delas, foi minha saúde, dormi durante todos esses anos 1 a 2 horas por dia. Chegava ao extremo de quase desmaiar de sono.".

O maior problema e hoje eu vejo foi que todo dinheiro que ganhei nesse período, eram gastos com inutilidades. Na vontade de ter o que nunca tive comprei coisas caras, carros, terrenos, franquias, participação em hotel, participação em empresas fora da bolsa, time sharing, só furadas.

Estava procurando como enriquecer de forma rápida. Foi quando percebi que eu era um ganancioso. E foi um baque.

Não há problemas em ser ganancioso no sentido de querer melhorar de vida, mas não se pode pensar no dinheiro pelo dinheiro.

Juntava uma grana e já gastava. Nos primeiros 100 mil, já dei de entrada em carros de luxos e caros. Depois de atingir de novo esse patamar, dei o carro e mais o dinheiro em outro carro mais caro. 
Depois peguei dinheiro emprestado com conhecidos e alavanquei mais ainda comprando restaurantes, franquias etc

E essa foi a minha última lição. Mais importante do que ganhar, é não perder dinheiro.

Eu tinha um monte de coisa e, no fim, não era dono de nada. Nem do meu tempo e nem da minha vida.

Essa mesma lição percebi que não é isolada, pois o Executivo Investidor conseguiu passar muito bem o que eu vivenciei em sua postagem "Qual o atalho para o sucesso na caminhada para a IF/FIRE?"


E daí?


Contei tudo isso para mostrar que não, não comecei em dezembro de 2016 aportando 10 mil, depois 20, depois 40 mil reais por mês.
Sempre recebi emails e lia postagens de "aa quem aporta muito é fácil".

Eu cheguei a ter essa fonte de renda hoje porque ao longo da vida sofri, amadureci, aprendi, evoluí e enxerguei que o dinheiro deve ser a consequência, nunca o fim.

Aprendi a atuar com humildade no mercado, aprendi a ser resiliente e a compreender a má sorte, aprendi a ser perseverante, ter fé e não desistir e, principalmente, a compreender a ganância e o dinheiro.

Com isso, foi possível, em 30/12/2016, abrir o blog, cortar despesas, desfazer de negócios ruins e focar. 

Vida frugal, custo baixo e ser feliz.

E se eu consegui, com todos os problemas espirituais que possuo, além de ter um problema físico que não vou aqui relatar, você também consegue.

Afinal, passei algum momento da minha vida e conheci minha esposa em regiões como essa:





Então, sim, me irritava muito na blogosfera quando lia alguém postando "po, o cara aporta 10 mil por mês, fácil assim hein".

Quando eu vejo aporte alto, sequer consigo imaginar o que a pessoa passou para conseguir tal aporte. As dificuldades, a coragem, as noites sem dormir.

O meu, não sei até quando consigo manter, pois cada dia é uma dificuldade. Mas, cheguei lá.

Deixei a pobreza e virei estatística.



NOVAS METAS


As próximas metas tangíveis são: quitar as dívidas que possuo, atualmente em 180 mil reais, tranquilo de serem pagas, pois tenho 100 mil separados não computados no Blog para abater.

Depois é atingir o 1 milhão na renda variável.



AGRADECIMENTOS


Há muitos anos, ainda novo, jurei que esse dia chegaria e chegou. Resisti a muitas tentações. Marquei esse número em minha cabeça e ele veio como consequência de muito esforço: 1.000.000,00.

Em 30/12/2016 havia fixado uma meta de 72 meses para atingir o primeiro milho grande, portanto, cumpri a meta com 36 meses de folga.

Na época, imaginei que a média dos aportes ficaria em torno de 10 mil reais, mas ele seguiu crescendo e ganhando força, não sei até quando, mas vou aproveitar a onda e agradecer.

Sou grato a todos que me apoiaram na jornada, na vida real e na finansfera. Já postei em outras oportunidades, mas tenho uma admiração imensa por cada um. Muito embora eu não tenha comentado em todos os blogs ou participado pouco nos comentários, sempre li e acompanhei e aprendi muito.

Não tenho como citar todos, mas foram essenciais para o meu amadurecimento e lições ou leituras, e deixo aqui meu obrigado especial a vocês:

Sequoia Investiments
O Aportador Financeiro
Gari Advogado
Stifler Pobre
Funcionario Publico Investidor
Cowboy Investidor
Lawyer Investidor
Mestre dos Dividendos
Mestre dos Centavos
Eu Sou Ryca!
Além da Poupança
Papa Fox Investidor
Investidor Concursado
Intendente Frugal

E as lendas:

Frugal Simples
Viver de Renda
Executivo Investidor
SrIf365

Heavy Metal
InvestidorTroll

Além de muitos outros que não possuem blog, como o "Ok", "João Roberto" e anônimos.

Tenham certeza que não só vocês, mas todos que participaram, foram essenciais para o meu amadurecimento, conhecimento e, tenham mais certeza ainda, que pelo menos uma pessoa (eu) vocês ajudaram na vida.

Sem o rico conhecimento puro e gratuito de vocês, não teria conquistado meu milhão.
Sem algumas verdades ditas e tapas na cara nos comentários, não teria mantido o foco.
Sem alguns comentários singulares e peculiares, não teria mantido a sanidade.



Eu tinha em mente, muitos anos atrás, atingir essa marca e me suicidar.

Mas, hoje, com família e filho, tal situação é completamente diferente.

Nunca vivi para mim, sempre me sacrifiquei pelas demais pessoas.

Como sempre digo, devagar e sempre.

Vivam a vida, tenham amigos, façam o bem.


Um grande abraço a todos, e se eu consegui, vindo do nada, me sentindo um merda a vida inteira, continuem na caminhada e perseverança, sem perder dinheiro, que vocês chegarão lá.

Enfim, repisando, meu nome é Investidor Precoce, tenho 32 anos e R$ 1.008.956,49 de patrimônio financeiro acumulado.



56 comentários:

  1. Me senti na obrigação de logar só para comentar!

    Gostaria de Parabeniza-lo pela conquista e pela história de vida.

    Sem dúvidas você é uma inspiração para todos nós blogueiros e leitores.

    São pessoas como você que nunca desistem que fazem a diferença no mundo!

    Muito obrigado por compartilhar sua história.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mestre!
      Muito obrigado pelo prestígio e pelos parabéns.
      Que você continue focado na sua jornada e quando voltar à finansfera, que volte com tudo também.

      Perseverança e foco que no fim tudo se ajeita!
      Abração!

      Excluir
  2. Parabens por esta conquista!!!!!! Poucos tem humildade e sinceridade nessas horas. Seus pais devem se sentir bastante orgulhosos de voce!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço, Gari!
      Confesso que é bem gratificante.
      Meio que tira uma pedra das costas e "uff, consegui, agora é manter as coisas".

      Excluir
  3. Poxa IP que história meu amigo. Passou um filme com roteiro e tudo na minha mente. Imaginei cada cena relatada, inclusive você esperando na recepção e seu pai de chapa, que bar da deve ter sido.
    Não sabia de muita coisa que contou, apesar de ter lido sem exceção todas suas postagens desde que entrou na blogosfera.
    Lembro também que começamos juntos em Dezembro de 2016, temos talvez uma semana de diferença, somos contemporâneos e por isso fico ainda mais feliz de saber que é possível chegar lá assim como você fez.
    Agradeço também suas primeiras análises de empresa, pois elas que serviram de base para eu começar a aprender analisar também.
    Pegava seu blog é abria ao lado a página do penserico.com e ia vendo onde você conseguia os dados e entendendo aos poucos. Até que fiz assim com algumas empresas por conta própria.
    É isso ai irmão. Fique na paz de Deus e vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Lawyer!
      Esse filme passa em minha cabeça várias vezes. Tem até mais situações que me irritaram ou causaram um ódio tão grande. Felizmente, eu soube canalizar essas energias para a motivação e coisas boas.

      Agradeço pelas leituras constantes e também acompanho o seu.

      Específico à parte de análise de empresas, no início fiz para estudos e criei aquela rotina de análises simplificada e me ajudou bastante também.

      Um grande abraços e continuamos na caminhada!

      Excluir
  4. Olá, IP.

    Parabéns pelo milhão. Que venha muitos milhões.

    Sua história de vida é muito inspiradora. Você começou de baixo e está bem.
    Eu também tenho uma trajetória "difícil". E hoje eu estou muito bem em comparação ao passado.
    É importante sempre buscarmos melhorar, mas não ficar comparando aos outros e a nós mesmo (versão passada).

    Ainda bem que você tirou essa ideia de suicídio da cabeça.
    Desejo tudo de bom a você. Problemas sempre vão existir, mas pessoas forte como você tira isso de "letra".

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Cowboy!
      Essa da comparação é fato, temos que usar nosso passado ou terceiros como norteador, mas não como comparativo.
      Algo como: se ele conseguiu, eu também consigo, vou me inspirar.

      Das ideias malucas, são vontades que hora volta, hora passa. Negócio é manter o controle.

      E, realmente, às vezes falo dos problemas: qual seria a graça da vida sem eles?

      Excluir
  5. Bonita trajetória. Abraço.

    Me adicione na sua lista: https://liricomestre.blogspot.com/

    Adicionado aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, agradeço a visita!
      Vou adicionar no blogroll!
      Grande abraço

      Excluir
  6. Sinceramente fiquei sem palavras depois desse relato... primeiramente PARABÉNS!! Não apenas pela conquista do primeiro milhão, mas por toda sua trajetória de vida e superação!
    Exemplo claro de que não precisa nascer em berço de ouro para acumular riqueza, e acima de tudo, que a maior riqueza que temos são nosso VALORES! Não adianta ter passado por problemas e dificuldades na vida se não conseguimos aprender com elas. Você mostrou que não só soube lidar com tudo de ruim que a vida lhe apresentou mas deu a volta por vida em grande estilo!
    Mais uma vez meus parabéns!

    Abs!
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado pela visita e pelos parabéns.
      Realmente, a maior riqueza são os valores que aprendemos. Com paciência, perseverança e honestidade, o caminho é o sucesso, sempre.

      Abraços!

      Excluir
  7. É isso, não é sobre dinheiro! Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Um relato inspirador, que nos faz sentir empatia e certeza que é possível crescer com dignidade e persistência. Parabéns pelo feito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e palavras! Com certeza, meu pai sempre falava para mim: "coloque a cabeça no travesseiro à noite e durma em paz", no sentido de não ter preocupações de ter feito coisa errada.

      Excluir
  9. Que puta história IP! Assim fica mais fácil entender suas portagens. Parabéns pelo primeiro milhão. Agora é só aproveitar essa boa onda e seguir firme para a IF. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Invest!
      Vou reduzir os aportes um pouco agora, mas continuo firme na caminhada, pois a marca é importante, mas não posso ficar acomodado ou entrar em uma zona de conforto.

      Excluir
  10. Parabéns pelo patrimônio acumulado. 1 milhão não é pra qualquer um.
    Não sei como está a sua vida hoje, mas foque um pouco mais em você mesmo, tente superar ou conviver melhor com a ansiedade ou qualquer outra fragilidade emocional que tenha.
    Com seu patrimônio dá pra afrouxar um pouco algumas condutas, trabalhar menos e ter mais tempo pra si próprio.
    Dinheiro não significa muita coisa sem saúde e sem paz. Saúde física e emocional devem ser as prioridades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas sábias orientações, Anon!
      Agosto para setembro já comecei a dar uma relaxada, alguns viés que aconteceram, enfrentei com muita tranquilidade.

      Estou trabalhando bastante ainda, mas com percepções diferentes e curtindo cada vez mais alguns momentos e lazer.

      Excluir
  11. Parabéns por sua história, sua luta! Com essa obstinação, as metas irão sendo alcançadas uma a uma. Obrigado pelas lições...Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!
      Com certeza, cada degrau de cada vez e devagar o topo se torna algo tangível.
      Abração

      Excluir
  12. Parabéns pela história de vida IP.

    Você deu a volta por cima de todas as dificuldades e se tornou um grande homem. parabéns pelo marco e que você conquiste toda a felicidade do mundo em sua vida.

    Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, IH!
      Desejo a você também tudo em dobro.

      Excluir
  13. Parabéns, fera!! Muito bom atingir essa marca! E obrigado pela referência no texto!!

    Forte abraço d'El Rei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande, Troll!
      Agradeço pela ilustre presença e comentário!
      Continue com suas postagens nos deleitando com suas aventuras putanhísticas!

      Grande abraço!

      Excluir
  14. Caraca meu, sensacional a sua historia, meus parabens por seu milhao(maaa oeeee) Vou demorar muito mais do que voce, mas considerando a sua historia de vida, voce merece. Um dia conte-nos historias de quando estava absorvendo conhecimento no escritorio com as pessoas humildes. Adoraria saber como vc conheceu a Sra. IP. Espero que seus pais estejam bem e com abundância de saude. Quando li meu nome no agradecimentos choquei, incrivel como um pessoa que nem sei o nome, me inspira tanto. Continue na luta irmão, muito sucesso para vc e sua familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João Roberto!
      Vou ver se crio algumas postagens relatando as histórias desse pessoal humilde, tem bastante eventos! Já conheci mendigos que foram donos de mais de 150 franquias pelo Brasil!!

      Da sua referência, sempre comentei com a esposa dos seus comentários, inclusive quando perguntou do ramo alimentício e contando da sua família no comércio em outros ramos.

      Não conheço, mas a empatia é grande. Com certeza estaria no meu círculo de amizade pessoal.

      Um grande abraço e saúde para você e família também!


      Excluir
  15. Tu é uma inspiração pra mim, parabéns i.p.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Engenheiro!
      A ideia da blogosfera é essa, um se apoiar no outro e devagar caminharmos juntos!

      Hoje tenho aportes altos, mas comecei com 10,00 e foi indo

      Excluir
  16. Suas metas são bem parecidas com as minhas.
    Após o 1M de patrimônio, também vou buscar 1M na RV.
    Fantástico, IP. Vida longa e próspera pra você.
    Grande abraço.
    http://www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
  17. 😭😭😭👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Deus lhe abençoe amigo! Obrigado pela citação. Muito emocionado aqui. Abc.

    ResponderExcluir
  18. Fala IP... chegou o tão cobiçado 1k... meus parabéns, sua história de luta é grande, você é merecedor !!

    Graças a deus você é bem sucedido profissionalmente e o que você ganha hoje pode fazer você ir muito além disso.

    Você só não chegou antes pois como já disse aqui no blog teve alguns gastos que não teria hoje, mas você fez certo !! você é novo e aproveitou o que tinha que aproveitar, além disso você já ajudou várias pessoas próximas a você !!! tudo o que colhe é fruto desse seu coração enorme !

    Só uma coisa que eu sempre peguei no seu pé e vou continuar pegando: SAÚDE, cuide-se, não se mate mais de trabalhar, pegue leve !! lembre-se que você tem uma criança ai do seu lado que precisa de amor e carinho, seu filho te ama de graça, e isso meu amigo, não há dinheiro que pague !

    Meus parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a Visita, Stifler!
      Realmente, caguei muito no processo, mas fez parte do aprendizado!

      E verdade, você sempre pega no meu pé com a saúde kkkkkk to me cuidando já, logo começo os exercícios e saio do sedentarismo.

      Continue com suas postagens polêmicas, são ótimas.
      Grande abraço!

      Excluir
  19. IP, primeiro muito obrigado por compartilhar este exemplo de superação. Nunca perca amor a vida, o mundo precisa de mais pessoas como você. Isso é até uma responsabilidade sua, heheheh. Pessoas exemplos, de que é possível aprender com os erros, reconhecer a ajuda de outras pessoas, superar dificuldades e continuar vivendo. Parabéns pela marca atingida, obrigado pela citação no texto e força para continuar a batalhar junto conosco. Aqui em casa eu e a Sra Sequoia lemos religiosamente todos os seus posts.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado Sequoia, obrigado pelas palavras.
      Agradeço também pelas suas valiosíssimas postagens com excelentes ensinamentos.
      Aprendi muito com você.

      Você está na trajetória certa junto com a Sra. Sequoia, em breve atingirá a sonhada marca também, com pleno equilíbrio financeiro, saúde e familiar.

      Abraços, meu amigo!

      Excluir
  20. Parabens pelo primeiro milhão.

    Vc tem metas para vida FIRE, ou seja, como muitos o desejo de se aposentar lá pelos 40 anos? ou isso nem passa pela sua cabeça e o objetivo é ir acumulando patrimônio.

    abs e parabens mais uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!
      Antes eu tinha muito desejo de parar de trabalhar, entrar em FIRE mesmo.
      Mas de um tempo para cá, mudei minha ideia.

      Em vez de "Independência Financeira e Aposentaria Precoce" estou mais pensando em algo como "Independência Financeira e Tranquilidade Precoce".

      Pensei: por que parar de trabalhar se posso reduzir?
      Por que parar de produzir, se posso pegar algum amigo de extrema confiança, pagar super bem para ele, ensinar o que eu faço ou ensinar ele a dirigir minhas coisas e eu acompanhar de perto e continuar produzindo?

      Por que abandonar uma carreira ou toda uma empresa e cadeia de relacionamento construída se agora eu tenho total liberdade, tranquilidade para tomar decisões?

      Por que não continuar produzindo, mesmo que seja para pegar 100% desse dinheiro "novo" e gastar?

      Então, em vez de jogar tudo para o alto, estou, nesse momento, achando melhor reorganizar a vida, reequilibrar tudo. Talvez aos 40 anos, em vez de FIRE, trabalhar meio período?

      Trabalhar full time na segunda feira e part time nos demais dias?

      Enfim, são situações ainda a ser decididas no futuro, se eu chegar a ter total independência financeira, mas, para o momento, não estou com ideia de parar de produzir, sigo acumulando.

      Estou acompanhando as postagens de colegas em FIRE para entender e decidir lá na frente.

      Abraços!

      Excluir
  21. Que história!
    Parabéns, IP! A primeira meta foi atingida com muita antecedência, imagino sua satisfação agora.
    E aí, o que virá depois? Não falo nem em acúmulo de patrimônio, mas quais os planos a seguir?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryca!
      Em termos financeiros, continuo apenas acumulando. Não decidi se um dia devo entrar em FIRE ou não. A ideia, ainda, é acumular e lá na frente decido.

      Agora estou focado nos hobbys, como piano. Ia começar um novo, mas envolve muito conhecimento em química, então vou postergando.

      A meta mais urgente, fora do financeiro, é sair do sedentarismo.

      Excluir
  22. Investidor Precoce, parabéns pelo milhão!

    Passei por coisas bem loucas também e acho que o sentimento é semelhante ao meu, de perceber que chegou a algum lugar, não pelo milhão, bilhão ou trilhão, mas sim pela paz.

    Fico muito feliz pela sua conquista.

    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, Pequeno Investidor.

      Acho que você conseguiu sintetizar bem, não foi pelo dinheiro em si, mas foi algo como "puta que pariu, consegui alguma coisa nessa vida".

      Excluir
  23. História incrível e muito inspiradora! Parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Que história sensacional e emocionante.
    Há tempos que eu esperava essa história rsrsrs

    Meus parabéns por toda sua trajetória, pela sua força de vontade e com tudo isso, com certeza seu destino é vencer. Vencer sempre.

    Dificuldades sempre teremos. O que nos torna diferentes é a capacidade de resistir a elas e continuar em frente sempre.

    Quanto a sua meta de 1kk parabéns. Todos já sabiamos que vc cumpriria sua meta antes do prazo. Não somente pelos aportes maravilhosos e invejáveis, mas sim por sua força de vontade, historia de luta e tudo que vc já relatou aqui no Blog.
    Mais uma vez PARABÉNS por tornar o mundo melhor e ser um exemplo bom para todos que o acompanha.


    Grande abraço irmão. Curta bastante a vida. A vida é linda. Aproveite a familia, mas por favor não pare com as postagens. =D

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Papa Fox!
      Agradeço pelas palavras e desejo sucesso a você também.

      Gostei da sua posição de que as dificuldades todos temos, mas a forma como lidamos com ela é que nos define.

      Agora sigo o rumo com muito mais tranquilidade, curtindo o filho e a família.

      Abraços e agradeço pelas valiosas lições em suas postagens!

      Excluir
  25. Parabéns, fiquei emocionado enquanto lia sua história e ouvia a musica mais que vencedores do oficina G3 (https://www.youtube.com/watch?v=JtX3Z7vZJb0)! Acho que musica caiu bem na sua estória de vida, apesar da letra estar focada na fé em Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anon!
      Agradeço pelo comentário! Vou ouvir a música!
      Uma pessoa que conheci do passado era muito fã de Oficina G3, mas eu não conheço as letras e músicas, salvo algumas passagens e refrões.

      Grande abraço!

      Excluir
  26. Parabéns pela conquista e bem vindo ao clube ! http://querovirarvagabundo.blogspot.com/2017/10/meu-primeiro-milhao_22.html

    ResponderExcluir