segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Atualização Mensal: Agosto 2019: R$ 1.023.570,07 (+ R$ 20.000,00)

Olá, Finansfera

Primeira postagem pós-milhão.

Confesso que tirei um peso das costas, perdi um cliente esse mês e, sinceramente, não me estressei, irritei, nada. Analisei os motivos, vi que não foi falha do meu lado para ver de melhorar algo e pegamos outros clientes para suprir esse.

Acho que essa foi a melhor consequência que veio com o milhão. Essa paz meia aérea. Um amadurecimento ímpar.

Ainda estou longe de começar a decidir sobre qualquer movimento como FIRE ou redução drástica de ganho patrimonial, portanto, sigo acumulando.

Por enquanto, sigo o barco de acúmulo de patrimônio. Muito mais leve, é verdade.

Todavia, por esses próximos períodos, pretendo reduzir o aporte. 

1) Vou tentar aportar 20.000,00 mês. 

2) Outros 10.000,00 mensal vou direcionar para quitar minhas dívidas, quero até o máximo de abril de 2020 pulverizar tudo.

Para o próximo ano, vou pegar esse valor mensal que seria para dívida e vou direcionar para que uma grande pessoa que me ajudou e me ajuda muito, possa atingir as metas dela. Penso em passar o valor mensal até que essa pessoa atinja o primeiro quarto de milhão. Essa pessoa já está em fase de acúmulo, já compra ações e FIIs regularmente.

Quero só dar um gás. Colocarei diversas condições, como ela ter de aportar X ou Y etc Não sei se certo ou errado, mas quero ser um elevador para essa pessoa.

3) Outros 10.000,00 vou jogar para uma aplicação separada, que não contabilizarei no blog, como um fundo para aquisição de sonhos. Isto é, se eu quiser comprar algo ou ajudar uma pessoa ou sei lá o que, tenho esse dinheiro parado ali. Obviamente, estará rendendo, apenas não entrará no financeiro.

===

Atualmente, não possuo nada que queira comprar. Pensei isso em agosto. Casa, itens, equipamentos tecnológicos, carros etc já tenho tudo que preciso. Peças de vestuário sempre usei coisas simples e continuo da mesma forma.

Fui ao shopping outro dia, bermuda e chinelo havaiana, um mulambento. Fiquei observando a sociedade toda chique, linda, maquiada... e só pensei: "é, o milionário mora ao seu lado".

De novidade, um amigo pediu ajuda para finanças. Não dinheiro, mas ajuda para mapear os gastos, dívidas etc Fiz a triagem em uma tarde com ele, planilhamos as dívidas, receitas, despesas, horários e traçamos planos tangíveis com metas críveis para começar a se organizar.
Começará com aportes mensais de 30,00 e busca de complemento de renda para quitar as dívidas. Dei algumas ideias e um desafio de 15 dias para levantar um determinado valor em renda complementar.

Foi interessante a experiência e vou acompanhando. Pensei até em tirar certificação de investimentos, montar um cronograma ou "plano de trabalho" e "adotar" 1 pessoa por ano. Seria sem custos.

Vamos ver, por enquanto, tocamos o barco.


APORTES

Aportes Renda Fixa: R$ 0,00
Aportes Renda Variável: R$ 20.000,00
Rendimento: +0,46%
Fechamento: R$ 1.023.570,07

Considerando só as ações, tive uma rentabilidade de 0,53%. 

Nesse mês as ações deram uma baqueada muito grande. Aportei 5 mil, caiu e sumiu, aportei mais 10, caiu e sumiu, aportei outros 5 e sumiu.
Na última semana apenas que subiu e reverteu o cenário.
Depois de meses no positivo, foi bem difícil ver o aporte desaparecendo hahahah acho que negócio é esquecer as aplicações mesmo.





INCREMENTO PASSIVO E RENDA PASSIVA

Considerando a diferença da evolução patrimonial com o aporte realizado, tive incremento de R$ 4.716,84. Acumulando 80.008,76 em 2019!! 


Esse mês recebi R$ 1.952,38 de renda passiva ( R$ 766,24 foram de ações e R$ 1.186,13 de FIInão são computados juros etc da renda fixa).






Segue gráfico da renda passiva oriunda de Ações e FII:



OPERAÇÕES REALIZADAS

Comprei R$ 48.032,10 em ações e FII (aporte + dividendos e sobrou uma grana na corretora ainda). 


COMPRAS AÇÕES



  • 200 FLRY3
  • 200 BBDC3

    COMPRAS FIIs

    • 34 BBPO11

    Como sempre, os valores acima estão com custos de liquidação, emolumentos e corretagem.

    Dos ativos acima, apenas reforcei posição.




    CEI - CANAL ELETRÔNICO INVESTIDOR





    Um grande abraço a todos.

    18 comentários:

    1. Muito bom Investidor Precoce! Ainda estou no caminho, aportando em ações e fii's.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado pela visita, ações e FIIs são excelentes, eu devia ter começado antes nesses aportes. Mas melhor tarde do que nunca.

        Excluir
    2. Excelente IP! Gostei da sua iniciativa de ajudar essa pessoa, mas concordo que voce deve estipular uma "contrapartida" para ela nao achar que esse dinheiro esta vindo facil (apenas uma sugestao!).
      Ajudar outros a se organizar financeiramente tambem acho pelo legal. eu mesmo ja fiz algumas vezes e pretendo fazer mais quando me "aposentar" ano que vem.
      Vida que segue!
      Abs e bons investimento!

      www.executivoinvestidor.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, EI!
        Com certeza, foi feito uma série de condições para a pessoa também "mudar", senão não teria objetivo.
        Grande abraço

        Excluir
    3. Legal IP quando li o seu fundo dos sonhos lembrei na hora do Luciano Hulk quando realiza algum sonho é bem legal poder sentir essa sensação.

      Parabéns.

      ResponderExcluir
    4. Bacana seu ponto de vista IP! Muito inteligente e ótimo coração o seu. Quais dicas você daria para complemento de renda? Tô passando por uns apertos com um problema de saúde na família, tô vendo meu patrimônio derreter e o salário não tá dando pra segurar a barra... Queria umas dicas.

      Obrigada!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Artista Investidora!
        Que consiga forças para passar pelos problemas de saúde na família.

        Acerca da complementação de renda, precisaria conhecer você melhor.

        No início, complementei a renda com aulas particulares de matemática, física e química.

        Caso souber tocar algum instrumento ou dançar, talvez seja um nicho de complemento, tentar formar algumas turmas pequenas ou grupos pequenos para complemento.

        Se souber cozinhar ou confeitar, vejo bastante pessoas conseguindo complementar (ou até viver) com doces para festas de crianças e bolos.

        Se souber fazer churrasco e complementos, tentar bolar algo para "solução de festas", contendo o churrasqueiro e acompanhamentos etc

        Um amigo complementava a renda com espetinhos, mas em vez de ser "espetinhos" normais, conquistou um público de elite e vendia carnes Angus e Wagyus assadas na pedra de sal, coisa fina e maravilhoso.

        Excluir
    5. Muito bom Investidor Precoce, com relação a vida simples ir no shopping bem mulambo, parece que todos nós que estamos tentando chegar a independência financeira seguimos a mesma linha. Eu já não me sinto mal quando estou mulambo, não ligo para oque as outras pessoas pensam mas no inicio minha mentalidade era outra. Chega até ser engraçado quando encontro o pessoal na garagem do prédio tirando os carros caros para ir a padaria e eu pegando minha bicicleta.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado pela visita!
        Eu nunca liguei em ser mulambo kkk logicamente não vou a um casamento formal de chinelo, por exemplo.

        Mas de resto, não dou muita bola mais não.

        Excluir
    6. Parabéns pelo milhão, deve ser uma sensação incrível a qual pretendo sentir também, mas creio que vai demorar um pouco. Parabéns também por essa ação de ajudar o próximo e também pela ideia de "adotar" um para ajudar isso é excelente.

      sucesso pra ti meu amigo, e se puder atualizar ai meu link porque só estou postando nesse aqui: https://marombainvestidor.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado, Maromba!
        Desejo sucesso em dobro para você.
        Vou atualizar o link.

        Excluir
    7. Excelente ponto de vista. Parabéns.
      E os aportes, sempre sensacionais.

      Um milhão não é pra qualquer um viu. Agora, começar outra guerra para o proximo milhão! hahaha

      abraço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado, Papa!
        Estou com a sensação de vazio por dentro, meio que "puf e aí?".

        Resolvi deixar de contabilizar renda fixa e só contar renda variável agora, acompanhando outras métricas e fixando objetivos.

        Correr atrás desse outro milhão agora, para conquistar a futura IF, paz ou semi-FIRE.

        Excluir
    8. Merece muito mais! Sempre honrado com as pessoas e o mundo...tudo de bom! É uma inspiração pra mim. Abc

      ResponderExcluir
    9. Parabéns 1 milhão é foda demais!!

      Tenho 10% da sua carteira e já não vejo a hora de parar de trabalhar.

      Pelas projeções de planilhas se conseguir manter este ritmo de aportes, vou conseguir meu 1 milhão em menos de 10 anos, porém, sei que neste rio ainda tem muita coisa pra rolar, filho, compra de casa e etc...

      Obrigado por compartilhar as experiencias!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Agradeço, Kaue!
        Foi uma sensação épica, meio que tirou um peso das costas de "pqp, consegui".

        Podem falar que 1 milhão hoje não é igual antigamente etc etc, mas continua sendo 1 milhão.

        Fixe na sua caminhada e saiba aproveitar as coisas boas, quando comecei não tinha expectativa nenhuma de chegar a 1 milhão ou ganhar dinheiro, o foco sempre foi em ajudar meus pais.
        No meio veio casamento, filho, apartamento, ideias, novidades, trabalhos, esforço e a conquista.

        Fique na estrada e mantenha o foco, que vai chegar lá!
        Um grande abraço

        Excluir