quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Atualização Mensal: Agosto 2018: R$ 583.842,87 (+ R$ 5.000,00) e -25.000,00 Dívidas

Olá, Finansfera

Fechamento do mês de agosto. Como sabem, viajei e adquiri um imóvel novo, o qual já reformei inteiro.

Felizmente, já comprei todos os eletrônicos e eletrodomésticos novos, além de itens como cama, sofá etc então segue tudo nos conformes.

Específico da viagem, foi extremamente gratificante acompanhar a alegria do filho em ver coisas novas, explorar novos ambientes. 

Comi absurdamente e gastei muito com comida. Foda-se.

Consegui me controlar relativamente bem com assuntos de trabalho. Somente um dia eu precisei trabalhar, mas foi coisa de 3 horas na madrugada.

Aliás, foi ridículo, coisa de workaholic.

Fui dormir e sonhei que a concorrência soube que eu estava de férias, aproveitando a janela de oportunidade para engolir minha empresa, então acordei na madrugada para revisar algumas pendências que tinham etc

Do mais, tudo caminhou bem, a empresa ficou viva com minha ausência. Foi ótimo para rever alguns pontos e principalmente ver qual o nível de dependência da empresa para com minha pessoa, conseguindo visualizar mecanismos ou rotinas que me substituem.

A preocupação maior é "blindar" minha família para o caso de eu falecer ou adoecer. Ou, em um ponto mais otimista, alcançar a IF e sumir pelo mundo enquanto a empresa continua girando e rendendo.

Acabei revendo meu planejamento anterior e decidi modificar minhas metas novamente. Em decorrência de minhas dívidas e meu plano de me livrar de todas as contas de uma vez por todas, aqui englobando dívidas trabalhistas, de terceiros e desse próprio imóvel, optei em guardar R$ 5.000,00 por mês em renda variável e direcionar 20 a 25 mil por mês para abater a dívida até o mês de dezembro.

Com isso, já serão 100.000,00 a menos na conta devedora.

Em janeiro vou revisar novamente a meta e decido se mantenho o cronograma de quitação com o dinheiro novo, se aporto pesado em Renda Variável ou se uso o dinheiro na Renda Fixa e já quito tudo logo, direcionando todo o dinheiro novo só para a Renda Variável.

Está me incomodando o montante e estou pensando em quitar tudo em janeiro com o dinheiro da renda fixa, aí aporto tudo, o máximo que puder só na renda variável em 2019.

Deixa rolar.

Portanto, a meta pessoal para 2018 foi modificada para R$ 600.000,00 em ativos financeiros e encerrar com R$ 280.000,00 de dívidas.


APORTES

Aportes Renda Fixa: R$ 0,00
Aportes Renda Variável: R$ 5.000,00
Aportes totais: R$ 5.000,00
Rendimento: + 0,31%
Fechamento: R$ 583.842,87




INCREMENTO PASSIVO E RENDA PASSIVA


Considerando a diferença da evolução patrimonial com o aporte realizado, tive um ganho de R$ 1.818,93.

Esse mês recebi R$ 608,12 de renda passiva (FII e Ações, não são computados juros etc da renda fixa), sendo:

- R$ 312,81 de dividendos e JSCP
- R$ 295,31 de rendimentos dos FII




OPERAÇÕES REALIZADAS 


Comprei R$ 5.564,52 em ações e FII:



COMPRAS AÇÕES



  • 100 ODPV3


    COMPRAS FIIs

    • 90 ABCP11
    • 1 PQDP11



    Como sempre, os valores acima estão com custos de liquidação, emolumentos e corretagem.


    COMPOSIÇÃO DOS INVESTIMENTOS (RF e RV): 


    Ignorando a renda fixa, e analisando a carteira de ações isoladamente, esse mês tive uma rentabilidade negativa de 0,19% nos papéis que compõem a carteira

    Na proporção, ficou  79/21 entre RF e RV:






    CARTEIRA AÇÕES:



    CARTEIRA FIIs:




    VALORIZAÇÃO INDIVIDUAL DOS PAPÉIS:



    A título de curiosidade, até a presente data, em relação ao meu preço médio, os papéis flutuaram conforme segue:



    DÍVIDAS ATUAIS

    - R$ 355.350,00




    Paciência, foco e fé.


    Abraços e até a próxima.

    8 comentários:

    1. Muito bom, IP. Creio que você fez bem no seu plano de quitar as dívidas. Isso dará folga financeira no futuro. Gostei muito da sua planilha de valorização individual dos papeis. Poderia disponibilizá-la?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado, Anônimo
        Ainda estou decidindo acerca das dívidas, está me incomodando e grande chance de eu quitar tudo em janeiro mesmo. Estou pensando.

        Acerca da planilha, utilizo uma online importada para o google drive (Planilha de Controle de Investimentos dlombello). Essa foi a mais adequada que encontrei em que consigo acompanhar o montante investido em ações e a rentabilidade considerando os dividendos/rendimentos.

        Segue o link para a planilha: http://bit.ly/dlombelloplanilhas

        A princípio achei complicado, mas com os vídeos e orientações, foi bem tranquilo.

        Excluir
    2. Prezado,

      Como você atinge estes aportes?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        São frutos de rendas de meu salário e lucros da minha empresa, depois de muitos e muitos anos focado em renda.
        Abraços

        Excluir
    3. Ótimo IP, o bom de tudo é que você vai vivendo e aportando.

      Agora me diz uma coisa, seus primeiros posts você disse que o blog seria investimentos em nome do seu filho, acho que pelo jeito tomou conta e acabou sendo as suas finanças né? Eu entendi que além das finanças que você divulga aqui no blog (que seria em nome do seu filho), você também tem as suas finanças.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado pela visita, Stifler.
        No começo a ideia era investir R$ 1.000,00 em renda variável e destinar ao filho.

        Nesse meio tempo eu iria estudar RV, a qual fui condicionado a ter medo, achar perigoso etc.

        Contudo, na caminhada, desde quando criei o blog, perdi o medo, achei interessantíssimo o investimento e acabou virando um diário pessoal.

        Assim que eu quitar minhas dívidas, que estou reavaliando e pensando em abater em janeiro, vou abrir uma carteira nova direto no nome dele. Com 2 aportes meu, eu tiro o "atraso" de 2 anos sem aportar para ele.

        Estou numa fase meio perdida, na verdade. Renda aumentando, mas inseguro por conta de N mil coisas à volta que não dependem de mim.

        Excluir
    4. Olá, IP. Creio que tomou a decisão mais acertada em abater logo a dívida.

      Abraço e sucesso!

      ResponderExcluir