segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Atualização Mensal: Setembro 2018: R$ 587.296,91 (+ R$ 5.000,00) e -25.000,00 Dívidas

Olá, Finansfera

Fechamento do mês de setembro, rápido só para cumprir tabela.

Olha, esse mês estou de parabéns, nunca gastei tanto dinheiro na vida, puta merda. 

Mudei de imóvel, gastei com a reforma e comprei mais uma porrada de coisas. Parcelei tudo em 4 vezes com valor à vista e descontos direto no cartão de crédito (pagamento em setembro, outubro, novembro e dezembro).

Aqui vai aquecedor solar, piscina, aquecedor de piscina etc etc etc

Deve estar indo aí uns R$ 12.000,00 por mês extras além das despesas ordinárias, nem estou controlando muito 😨 

Então somando aporte + dívidas + esses extras, eu teria aportado aí por volta de 40 ~45k.

Amortizei das minhas dívidas mais R$ 25.000,00 e em outubro/novembro/dezembro estou querendo amortizar 50.000,00 / mês, usando parte da reserva alocada aqui no Blog, tentar manter acima dos R$ 500.000,00 e usar o resto.

Por que? Deixar de aportar está me incomodando MUITO.

Só para esclarecer de outras postagens, boa parte dessa dívida é em decorrência da aquisição desse imóvel novo, que não tinha como esperar para comprar ou alugar um outro, posto que a oportunidade foi boa, imóvel de 650 ~700 mil que paguei 450 mil.

Portanto, se fosse somar outros bens no meu patrimônio financeiro (terrenos, carros, apartamentos etc) já passei o 1 milhão.

Mas o que interessa é liquidez, patrimônio financeiro, dividendos, rendimentos, paz. #pas.

Acredito que sem dívidas e quitando logo tudo (por isso vou usar minha reserva), fico parcialmente blindado, com imóvel para o resto da vida e tranquilidade. Só focando nos aportes. Ano que vem vou recalcular, mas sem esse monte de parcelas e pagamentos que estou fazendo, se bobear, vou conseguir aportar 40.000,00 por mês. 

Portanto, a meta pessoal para 2018 foi modificada para focar na dívida, não vou me importar com o financeiro, mas focar na dívida. Quero tentar abrir 2019 com um débito de 150 mil, apenas.
Em janeiro amortizaria 25 mil. Em fevereiro 75 mil e em março/abril o saldo restante. Depois,de maio a dezembro, tento aportar 280 a 360 mil 100% em renda variável, se não acontecer nenhuma cagada no caminho.

Vendi outro empreendimento meu.

Olha só, vendi participação/cotas em hotel que eu tinha no litoral pela bagatela de R$ 1,00. Não conseguia achar comprador, só encheção de saco, então vendi por R$ 1,00. 
Aí depois falam dos riscos de FII. 

FII e ações é paraíso, liquidez fácil, não tem risco nenhum frente a esses rolos de empreendimentos que o jumento humano (eu) entra na vida.

Foda-se. Distanciar de rolos não tem preço.

Comecei a caminhar de novo, vou voltar a correr e estou brincando muito com o filho, aproveitando demais.


APORTES

Aportes Renda Fixa: R$ 0,00
Aportes Renda Variável: R$ 5.000,00
Aportes totais: R$ 5.000,00
Rendimento: - 0,26%
Fechamento: R$ 587.296,91





INCREMENTO PASSIVO E RENDA PASSIVA


Considerando a diferença da evolução patrimonial com o aporte realizado, tive uma perda de -R$1.545,96.

Esse mês recebi R$ 401,46 de renda passiva (FII e Ações, não são computados juros etc da renda fixa), sendo:

- R$ 178,97 de dividendos e JSCP
- R$ 220,43 de rendimentos dos FII






OPERAÇÕES REALIZADAS 


Comprei R$ 4.977,60 em ações e FII.

O resto ficou na corretora, fui tão rápido pra comprar que esqueci dos dividendos e rendimentos para comprar mais ações.
Foi o primeiro mês que não entrei nenhum dia no HomeBroker, exceto no momento da compras. Aliás, desde essa compra, não acompanhei mais nada, cotação, nada. 



COMPRAS AÇÕES



  • 200 CIEL3
  • 300 GRND3


    COMPRAS FIIs

    • 1 FIIB11



    Como sempre, os valores acima estão com custos de liquidação, emolumentos e corretagem.


    Notei que o MFII11 voltou a ser negociado, deu vontade de comprar, mas deixei o ativo em quarentena, não vendi e nem comprei, larga lá.



    COMPOSIÇÃO DOS INVESTIMENTOS (RF e RV): 


    Ignorando a renda fixa, e analisando a carteira de ações isoladamente, esse mês tive uma rentabilidade negativa de 2,61% nos papéis que compõem a carteira




    Na proporção, ficou  79/21 entre RF e RV:


    VALORIZAÇÃO INDIVIDUAL DOS PAPÉIS:



    Esqueci de salvar a imagem da valorização individual dos papéis antes do script rodar e atualizar já pelo mês de outubro, então nem vou postar.



    DÍVIDAS ATUAIS


    - R$ 330.000,00








    EXTRAS


    Recebi um SMS e minha conta mudou no banco para Cliente Select Santander. Achei que era balela e nem me importei.
    Depois de alguns dias  um Gerente entrou em contato. Atendimento é outro nível hein? Linhas de créditos ótimas, absurdas mesmo. Explicações sobre diversas coisas, papo personalizadíssimo, perguntou de ações, perguntou quais eu tinha, fez uma rápida explicação sobre cada papel meu e tendências futuras e me convidou para ir naquelas agências chiques, mas nem vou, deixa só para os ricos de verdade mesmo.

    Com as linhas de créditos que ele me explicou, dá vontade de refinanciar a casa (juros de 6~7% ao ano) e socar tudo em ações hahahaha

    Também recebi um daqueles cartões pretos de pobre metido a rico, como gasto mais de 5000 por mês no cartão, não vou pagar nada de anuidade (centralizo todos os gastos no cartão).





    Paciência, foco e fé.


    Abraços e até a próxima.

    10 comentários:

    1. Bom dia,

      Investidor, poderia saber a sua idade? E qual seu ramo de negócios?

      Att.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, tenho 31 anos.
        Quanto ao ramo, atuo no setor jurídico, consultivo. Tenho empresa de software, também já atuei no varejo, vendi ano passado restaurantes que eu tinha e agora esse enrosco do hotel.

        Abraços

        Excluir
    2. não é por nada nao, mas acredito que em 1 ano e pouco voce alcance os 1kk!!! Estou torcendo por voce!! Corte de despesa é muito chato, porém é algo que precisa ser feito. Abraço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Valeu, Gari!
        Confesso que não vejo a hora, faz muito tempo que tento chegar nesse patamar, mas o universo e minha burrice conspira contra mim kkkk

        Das despesas, sem dúvida, tem que ser tudo bem regrado, desandei agora por conta da mudança, mas logo já organizo de novo.

        Abraços!

        Excluir
    3. Oi IP, conta mais a respeito do seu prejuízo nas cotas do hotel. É naquele estilo time-shared? Tem direito a uma semana durante o ano etc?

      Abraços, sucesso!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Aportador!
        Esses time-shared é fria, foge disso. Amigos meus tem, quando precisa usar nunca consegue.

        Esse meu é literalmente participação em hotel mesmo. Comprei faz anos essa joça, foi um dos primeiros "investimentos-burrice" que fiz.

        Juntou 50 loucos e "vamos comprar um terreno e construir um hotel na praia". "Nossa, genial a ideia de jerico, apoio, muito bom, que visionário!".

        Rateou os custos e dividiu-se em cotas (exemplo, 35 milhões de cotas de R$ 1,00) aí dividiu entre essas pessoas, cada um comprando o % que dava.

        Com a construção acabada, contrata uma empresa para gerir, loca os espaços no hall, os quartos etc e rateia os lucros entre todos.
        No fim, rendia 1 a 1,5% do valor investido, MAS, desviaram dinheiro durante a construção, ficou rombo de INSS no caminho, tributos sem recolher, material utilizado superfaturado, gestor que não cumpre as coisas sem falar que são "50 pessoas dando palpite".

        Estávamos usando toda a renda só para pagar dívidas e rombo com INSS e impostos, só que a bola de neve não acaba nunca e cada mês que auditava, mais problemas ia encontrando.

        Aí já viu né? Eu tava pagando para cair fora, porque ainda acho que vai dar merda.

        Sociedade em duas pessoas já da rolo, imagina um monte?

        Excluir
    4. Amigo, bom dia. O Santander lhe ofereceu essa taxa de juros mesmo para refinanciar sua casa? Parece barato demais, mais barato que financiamento para apartamentos na planta (que como são lastreados no SFH/poupança, tendem a ser os mais competitivos).

      Obrigado e parabéns pelo blog!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Anon
        Sim, juros nominais no caso, o CET fica em 9,99 senao me engano, por isso ainda mais caro que os SFH

        Excluir
    5. Considero sua decisão de adiantar a quitação das dívidas muito acertada, principalmente pq vc está buscando paz.

      Com certeza ano que vem com esses aportes monstruosos vc recupera rapidamente esse tempo e atinge o milho grande.

      Abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, IC
        Ponderei bastante e acho que foi a melhor decisão mesmo, parece que vai tirando peso das costas.

        Espero mesmo atingir o milho grande o mais rápido, só assim ficarei mais tranquilo e conseguirei focar de novo.

        Excluir