segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Minha carteira atualizada



Olá, Finansfera

Tive um problema de saúde esse mês, acabei refletindo várias coisas. Pensei que minha hora havia chegado. No momento da dor no peito e braços formigando e sem forças, pensei na família e não pude deixar de pensar no ocorrido com o Viver de Construção em julho do ano passado.

Dois meses atrás, bati o primeiro milhão, agora quase bati as botas. Felizmente, tudo dentro do tempo de socorrer sem quaisquer consequências.

Decidi ignorar o financeiro daqui para a frente. Já possuo casa, já tenho carro, despesas controladas. 
Pensei muito no que me estressa, e, obviamente, é a rotina e alguns concorrentes. Vou deixar o barco rumar sem maiores preocupações. 

Vou juntando mais por enquanto e explorar meu nicho até concorrência prostituir o mercado, já pensando em formas de reduzir o ritmo e se um dia tudo se fechar, não vou me preocupar, já conquistei meu patrimônio, aliado a um custo de vida baixo, então consigo seguir tranquilamente.

Em novembro exames, checkups e recomeçar atividade física. Finalmente, já que a água bateu na bunda.

Tal como havia comentado na postagem do fechamento de Setembro, passo a dar mais foco à Renda Variável, ignorando o que possuo em outras modalidades como Fundos de bancão, poupança, aplicações separadas de conta sonho, reserva de emergência etc

Assim me desligo do financeiro de modo geral e atenderá melhor meus objetivos, que é a renda passiva obtida de aplicações de renda variável.

Quase 3 anos atrás, quando estava estudando as ações que comporiam minha carteira, fiz alguns levantamentos e análises simplificadas. A título ilustrativo: postagem de 01/2017 e de 03/2017.

Passado esse tempo, amadureci bastante em termos de investimentos na bolsa, consegui manter tranquilidade em algumas quedas, consegui ignorar oscilações sem que isso afetasse meu humor.

Enfim.

Minha estratégia, acertada ou errada, é de aposentadoria. E, sendo assim, sigo a filosofia Bastteriana de "Preço não Importa", tão criticada por muitos que fazem Valuation.

Acredito, realmente, que o Valuation é de extrema valia e com isso conseguirá "acertar" melhor os momentos de entrada (e saída para os SwingTraders). Mas depois de muito pensar, analisar, percebi que meu foco é completamente distinto.

Quero apenas escolher boas empresas e continuar comprando mês a mês, sem ficar preocupado com "valor patrimonial real", P/VPA, P/L, EV/EBITDA entre inúmeros outros indicadores. 

Por que?

Sempre sigo em minha vida o minimalismo, o menos é mais, simplicidade, celeridade. 

Acaso eu fosse "comprar" percentuais consideráveis de uma empresa, assim como Warren Buffet faz, com certeza a análise de todos esses indicadores seria necessária. Contudo, perdemos horas e horas com análises fundamentalistas mais complexas para, no fim, comprar R$ 100,00; R$ 1.000,00 ou R$ 10.000,00.

Valores completamente insignificantes ao mercado.

Assim, considerei ser muito mais proveitoso "escolher" as ações iniciais, seguir comprando elas mês a mês e conforme o caso, trimestralmente /  anualmente, reavaliar os balanços das empresas, focando em aumentar a participação nas empresas, como sócio, sem preocupação de "está caro" ou "está barato".

Considerei que sou insignificante e burro.

Partindo dessa premissa, ficou muito mais fácil e tranquilo acreditar, confiar e comprar ações.

A estratégia para se blindar de minha burrice e do mercado, portanto, foi diversificar. Caso eu tenha R$ 1.000.000,00 distribuído em 40 ativos, cada um terá um peso de 2,5%. Situação bem tranquila, ainda mais considerando a diversidade entre os próprios ativos e classes (ações e FII).

Para exemplificar, no dia 25/10/2019 a ABEV3 caiu quase 10% e eu só fiquei sabendo pois um colega me disse no sábado. Fui verificar de curiosidade e minhas ações haviam subido, mesmo com a queda expressiva da AMBEV. Acaso estivesse centralizado, com certeza o impacto psicológico seria danoso.

Sendo assim, minha estratégia, nesses anos, foi pautada em diversificar (ações e FII) e dentro de cada grupo possuir ativos de boa qualidade, sem preocupação com quantidades.

É bom? Compro. 
Ficou ruim? Adiciono em quarentena e paro de comprar, mas também não vendo.

 Para o meu caso e em minha opinião, cheguei às seguintes conclusões:

- a diversificação me protege;
- diversificado fico mais tranquilo frente à catástrofes, crises, imprevistos, fim do mundo;
- com poucos ativos, ganho em valorizações mais curtas, mas perco segurança;
- com vários ativos, ganho segurança e tenho a chance de acertar uma Tenbagger;
- se ficar ruim, paro de comprar e não vendo, deixa lá virar pó ou a empresa recuperar.

Com isso, me blindo da minha própria burrice, medos e inseguranças. Afinal, como saber que o ativo ficou ruim? Cielo, por exemplo, caiu de R$ 35,00 para R$ 7,00. Deveria ter vendido? E se valorizar? Mas a empresa continua boa? Vender e recomprar? Mas quando será essa hora? Ficar gerando guia de impostos? Perda de tempo em acompanhar preço etc?

Na linha da análise simplista, vejo o panorama geral e o resto sigo o rumo.

Caso um dia eu me torne um tubarão, com aquisições relevantes de uma tacada só, aí sim esses indicadores, para mim, farão sentido (mas sou realista, e acredito que nunca acontecerá essa situação).

Admiro aqueles que fazem todas essas ponderações antes das compras, mas o tempo que eu levaria consigo direcionar para outras coisas.

Nessa linha, segue minha carteira atualizada:



VALOR EM AÇÕES: R$ 346.644,68



COMPRANDO (21 ativos)


  • ABEV3
  • ARZZ3
  • B3SA3
  • BBDC3
  • CIEL3
  • EGIE3
  • ENBR3
  • EZTC3
  • FLRY3
  • GRND3
  • HGTX3
  • HYPE3
  • ITUB3
  • LREN3
  • MDIA3
  • MGLU3
  • ODPV3
  • PSSA3
  • RADL3
  • SBSP3
  • WEGE3


EM QUARENTENA (2 ativos)




  • PARD3
  • PTBL3


SEPARADAS PARA ESTUDO (2 ativos)




  • LEVE3
  • IRBR3

VALOR EM FII: R$ 276.464,25

COMPRANDO (12 ativos)

  • ABCP11
  • BBPO11
  • FFCI11
  • FIIB11
  • FIIP11B
  • GGRC11
  • HGBS11
  • HGLG11
  • HGRE11
  • KNRI11
  • PQDP11
  • VISC11


EM QUARENTENA (1 ativo)




  • MFII11


SEPARADAS PARA ESTUDO (4 ativos)




  • JSRE11
  • KNCR11
  • RBVA11
  • XPML11

Com as ações em compra (21 ativos) e os FII (12 ativos) totalizo 33 aquisições, sendo que outras estão em análise para eventual compras, sem qualquer impedimento de acrescentar outras.


RENDA PASSIVA




Vou começar a fazer acompanhamento separado de cada modalidade desse mês em diante. Assim, referente a setembro (dados do CEI), temos:

Ações:
09/2019 -  317.246,05 - 594,16

FII: 
09/2019 -  272.766,84 - 1.316,28


Agora vou ver se faço as postagens dos trimestrais elucidando minha linha de raciocínio acerca dessas empresas.

Abraços e até a próxima.

17 comentários:

  1. Você já atingiu um bom patamar financeiro, sendo assim agora as coisas ocorrem de forma mais automática.
    Pra quem té longe da IF não acho que fatiar investimentos em trocentas ações seja o mais adequado, penso que nesses casos é melhor é focar em poucas ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente.
      Não tem certo ou errado, mas adequado ou não para o momento e perfil do investidor.
      Negócio é aportar e ter paciência.

      Particularmente, acho até muitas ações pelo valor que tenho, mas devagar vou aumentando.

      Agradeço pela visita e opinião!

      Excluir
  2. É incrível como o VDC deixou uma marca registrada na finansfera. Todos sentimos sua falta.

    Escolha viver um estilo de vida equilibrado, principalmente na sua dieta. Ando escrevendo bastante sobre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, realmente, deixou uma marca mesmo, na hora só pensei: "pqp, depois do primeiro milhão, só me falta acabar morrendo", bateu uma série de situações na cabeça e dentre elas a história do VdC.

      Vou ler seu blog sobre equilíbrio, abraços!

      Excluir
    2. Olá IP, boa tarde!

      Poderia me adicionar em sua blogroll por gentileza?

      Excluir
  3. Post incrível. Cuidado com a saúde é sempre bom, passei mal este mês tambem pensei que haviam chamado minha senha kkkk. Sigo agora este site aqui:https://medium.com/minha-vida-minha-saúde, gosto das dicas de alimentação e esporte
    Parabens pelo ótimo resultado.

    ResponderExcluir
  4. Fala IP, você já tem um aporte violento, um ótimo patrimônio, já pensou em ter 1 ou 2 pessoas de confiança para trabalhar para você e diminuir essa carga de trabalho sua? talvez seja uma solução, vc ainda terá controle, mas bem mais light.

    Melhores e nos conte qual foi o diagnóstico do seu problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Stifler!
      Nos últimos 18 meses aumentei bastante a equipe direta, atualmente são 4 trabalhando diretamente comigo e 8 em atividades delegadas, no que preciso. Já deleguei muita coisa, só que o stress, as decisões e buchas fica comigo kkkk

      É mais a pressa e preocupação futura. Estou pensando no que vai acontecer em 5 ~10 anos e já começo a ficar preocupado.

      O diagnóstico em si foi princípio de infarto e stress, mas como foi tudo dentro das 2 primeiras horas, socorro rápido, sem qualquer consequência ou sequela danosa.

      Excluir
  5. Olá, IP.

    Que bom que está tudo bem. Não é a primeira vez que você fala aqui sobre problemas de saúde. Veja onde você está errando e tente "consertar" aos poucos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cowboy!
      Já estou desacelerando, mas é um processo lento e gradual, se parar de uma vez a máquina quebra kkkkkkkk

      Excluir
  6. Pois é IP, tb gosto muito da "filosofia Bastteriana", acho que em muitos pontos faz bastante sentido.
    Um ponto importante é verificar as causas desses problemas de saúde.
    É bom ter uma ideia de onde quer chegar, pra ver se não seria mais viável desacelerar um pouco em prol de maior qualidade de vida e tempo com a família.

    Abc e sucesso, meu caro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, FPI!
      Com certeza, estou reavaliando muitas coisas e já desacelerando, delegando, mas é um processo lento e gradual.

      Grande abraço!

      Excluir
  7. Se é simplicidade que você quer, uma estratégia de investimento em ETF + FIIs (para geração de caixa) pode ser uma boa também. É o que tenho mais estudado ultimamente. O AA40 postou recentemente um post sobre índices, vale a pena conferir.
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inicialmente eu tinha pensado em fazer isso também, acho que é o mais tranquilo, e se tivesse feito estaria com rentabilidade melhor do que estou agora tentando encontrar as melhores empresas... mas no LP espero que as escolhidas ganhem dos índices, mas só na torcida mesmo hehe.

      A saúde é o principal ativo, assistam o filme do Warren Buffet, o que ele fala bem no início pra uma turma de estudantes é muito bom.

      Abs e melhoras pro investidor precoce.

      Excluir
  8. IP, tudo certo?

    Onde eu assino para dizer que concordo com você? kkkk

    Minha ignorância é tão clara que a diversificação tem sido minha maior paz no momento de investir e ganhar mais do que estar totalmente aplicado em Tesouro SELIC.

    Agora, sobre a saúde, por favor, a vida é prioridade então mesmo que com tristeza por te acompanhar, deixe tudo isso aqui de lado um pouco e retorne zero KM.

    abs.
    P.I.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Conheci os blogs hoje. Obrigado pelso conhecimentos
    lembre-se: equilíbrio é tudo!

    ResponderExcluir