sábado, 30 de junho de 2018

Atualização Mensal: Junho 2018: R$ 533.821,39 (+ R$ 150.000,00)


De início, agradeço aos colegas que orientaram na postagem do mês passado.

Recebi o não recorrente (R$ 120.000,00) nesse mês de junho e, na verdade, veio antes do que o esperado, achei que receberia somente em agosto/setembro. Coloquei na poupança mesmo e a partir de julho começo a dar melhor direcionamento a ele, devagar.

Esse mês de junho foi marcado por "fantasmas do passado". Novamente erros que ainda tenho que pagar a conta e  para ajustar da melhor forma possível (e mais rápido) vou desembolsar algo entre R$ 25.000,00 a R$ 30.000,00 até o fim do ano. 

O montante será direcionado para pagamento de reflexos trabalhistas que sobraram de empresas passadas, audiências somente em 2019... objetivando acabar com tudo o mais rápido possível, já propus um acordo imediato e pronto.

Bem verdade, acredito que teria êxito na demanda, ao menos parcial, mas não estou com paciência para aguardar audiência e muito menos ficar atrás de testemunha, separar documentação etc

Vai atrapalhar meu aporte de julho, agora tenho que aguardar para medir essas despesas de modo a não atrapalhar meu fluxo. 

Paciência. Diluindo, nem vai pesar.

Como de costume, quase todas as contas de julho estão pagas e ainda tenho quase R$ 30.000,00 na conta corrente, não aportei mais em junho por conta desse passivo trabalhista, assim, como mencionei, não prejudica meu fluxo de caixa. 

Tirando os problemas que todos temos, foi bem proveitoso o mês. Aproveitei mais, estou saindo mais, conhecendo restaurantes, fui a festas, fui a shows. Nos próximos meses vou a teatros e já agendei uma viagem para uma "pequena férias" que nunca tive.

Para não ter como desistir ou mudar planos e conseguir me organizar, estou comprando os ingressos do teatro com bastante antecedência, com a viagem não fiz diferente, já paguei ela toda, assim dificilmente eu cancelaria. 

Como nunca tirei férias na vida, vou usar essa pequena viagem para "adaptar" o cérebro e ver como os funcionários caminham.

Vai ser uma experiência interessante. Logicamente, não vou conseguir me desligar 100%, pois não tenho como simplesmente apertar um botão e "dane-se o mundo". Mas vou fazer o máximo de esforço possível para deixar os funcionários resolverem os problemas, somente em último caso e se for essencial, entro para resolver as pendências com consequências sérias.

No mais, estou tentando não me preocupar muito com a vida. A leitura de outros blogs da finansfera, assim como as críticas recebidas em comentários, foram de grande valia para manter o foco e ter meu momento de reflexão.

Comecei a fazer planos para 2019, estou estudando corretoras internacionais e empresas fora do país, para uma reserva internacional.

Um amigo está levando investimentos enormes para outros países, assim tenho porta aberta, caso precise e tenha interesse, para mudar e atuar em conjunto.

Por ora, permaneço no Brasil, adoro o clima e apesar de todas as adversidades, é aqui que consegui trilhar e já conheço o caminho das pedras.
Mas é sempre bom ter uma porta aberta.

O patrimônio mais valioso que um ser humano possui não são os bens materiais, mas as conexões e relacionamentos.

Também fiz uma pequena doação a uma instituição de caridade esse mês. Adquiri diversos produtos que eram necessário e mandei entregar no local.


APORTES

Aportes Renda Fixa: R$ 140.000,00
Aportes Renda Variável: R$ 10.000,00
Aportes totais: R$ 150.000,00
Rendimento: - 0,51%
Fechamento: R$ 533.821,39





INCREMENTO PASSIVO E DIVIDENDOS


Considerando a diferença da evolução patrimonial com o aporte realizado, tive uma perda de R$ 2.710,47.


Esse mês recebi:

- R$ 232,87 de dividendos e JSCP (HGTX3, WEGE3, EGIE3, PSSA3, ITUB3).
- R$ 85,35 de rendimentos dos FII (MFII11, BBPO11, KNRI11, VISC11, HGLG11, ABCP11)





OPERAÇÕES REALIZADAS 


COMPRAS AÇÕES




  • 100 LREN3: R$ 2.823,00
  • 65 PSSA3: R$ 2.652,00
  • 100 CIEL3: R$ 1.540,00
  • 100 WEGE3: R$ 1.582,00


    COMPRAS FIIs

    • 12 KNRI11: R$ 1.697,52

    Como sempre, os valores acima estão com custos de liquidação, emolumentos e corretagem.



    COMPOSIÇÃO DOS INVESTIMENTOS (RF e RV): 


    Ignorando a renda fixa, e analisando a carteira de ações isoladamente, esse mês tive uma rentabilidade negativa de 4,67% nos papéis que compõem a carteira.

    Na proporção, ficou  85/15 entre RF e RV.




    CARTEIRA AÇÕES:






    CARTEIRA FIIs:





    VALORIZAÇÃO INDIVIDUAL DOS PAPÉIS:





    A título de curiosidade, até a presente data, em relação ao meu preço médio, os papéis flutuaram conforme segue:




    DIVERSÃO DO MÊS


    Além do lazer, esse mês fui convidado a fazer test drive no brinquedo abaixo:



    Confesso que quase fiz besteira hahaha o que mais chamou a atenção foi o custo de revisão baixíssimo, só R$ 650,00 as duas primeiras e R$ 1.500,00 a terceira.

    Perto do valor de manutenção dos carros que eu já tive, é muito barato.

    Por enquanto, sigo focado nos aportes e na IF. Quem sabe um dia pego outro brinquedo, mas não para exibir ou ostentar, mas porque gosto muito de velocidade e a adrenalina que proporciona.

    Abraços e até a próxima.


    6 comentários:

    1. Bela tacada de aporte ! Se fosse assim todo mês não teria nem graça kkkk

      Sucesso aí na caminhada, Precoce.

      Forte abraço !

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu queria mesmo que fosse assim todo mês hahahaha

        Abraços e obrigado

        Excluir
    2. IP, que aporte ein colega! Que bom ver que vai tirar umas férias e relaxar pelo menos um pouco. Mês que vem terei uma pequena viagem de lazer também.

      Abraço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Sequoia!
        Pois é, não esperava também, pelo menos deu uma alavancada boa.

        Estou apreciando mais os pequenos detalhes da vida, como um descanso.
        Abraços!

        Excluir
    3. Com a constância nos aportes mensais na casa dos 20-30k + um não recorrente desses por ano vc atinge a IF em menos de 5 anos kkk

      Abraço e boas férias, precoce.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. kkkk Obrigado, IC

        O Difícil foi chegar nesses aportes. Nem eu acredito e ainda fico inseguro mês após mês.

        Excluir