quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Atualização Mensal: Outubro 2017: R$ 292.974,52 (+ R$ 26.030,00 )

Olá a todos,
Mais um fechamento, postando sem delongas mais para cumprir tabela.
Apenas continuo na caminhada, quase nos 300k...

Talvez precisarei de um resgate em breve, mas é porque tenho alguns imóveis à venda e enquanto os "pretensos" compradores estão organizando a papelada, aguardando a burocracia etc já estou comprando uma nova residência para mim, então, enquanto o financiamento dos demais não dá certo, vou usar do meu e pronto. Depois "devolvo".

Giro de patrimônio, mas... who cares?

Ainda estou desanimado com meus aportes, parece que vivo num espiral, minha receita aumenta um monte, as despesas acompanham drasticamente e a cada novo degrau... um parto.

A Lei do SIMPLES será alterada a partir de 01/01/2018 e minha carga tributária vai ter um salto monstruoso. Vou sair dessa droga de programa do governo e pagar tributação no lucro presumido.

Empresário nesse país só se fode. Somos Opressores, os exploradores da classe trabalhadora, senhor feudal.

Eu com os benefícios de desoneração do governo. Obrigado, Estado.


APORTES

Aportes Renda Fixa: R$ 25.000,00
Aportes Renda Variável: R$ 1.030,00
Aportes totais: R$ 26.030,00
Rendimento: + 0,40
Fechamento: R$ 292.974,52

Continuo aportando mais em renda fixa, pois é o foco inicial. Nesse meio tempo estou estudando muito o mercado de ações, aprendendo bastante. Quando me sentir confortável e com uma boa margem em renda fixa (500 mil talvez?) vou aportar 100% em renda variável na modalidade "valor" (buy and hold).

Também pretendo, após atingir uns 750k, alocar 100k somente para swing trade. Esperar para ver.



Rentabilidade pífia em decorrência da "estratégia sem sal" de "perda fixa" aliado à queda das ações após a divulgação dos balanços (com resultados excelentes, a propósito).


NCREMENTO PASSIVO E DIVIDENDOS


Considerando a diferença da evolução patrimonial com o aporte realizado, tive um incremento passivo de R$ 1.171,89; o que era de se esperar com a queda da Taxa SELIC.

Esse mês também recebi:

- HGTX3 DIV R$ 10,19
- ODPV3  JSCP R$ 0,84


OPERAÇÕES REALIZADAS (COMPRAS BOLSA)

  • 18 GRND3: R$ 506,96
11 MDIA3: R$ 543,34

Os valores acima estão com custos de liquidação, emolumentos e corretagem. 



COMPOSIÇÃO DOS INVESTIMENTOS (RF e RV): 


Ignorando a renda fixa, e analisando a carteira de ações isoladamente, esse mês tive uma rentabilidade negativa de 0,83% nos papéis que compõem a carteira. Estava boa, mas caiu muito nos últimos dias.

Na proporção, retornamos para 93/7 entre RF e RV.



CARTEIRA AÇÕES:



VALORIZAÇÃO INDIVIDUAL DOS PAPÉIS:


A título de curiosidade, até a presente data, em relação ao meu preço médio, os papéis flutuaram conforme segue:



Vou ver se no feriado faço uma postagem rápida com as análises dos balanços das empresas que possuo.
Também devo encarteirar mais algumas empresas da área de saúde e instituições financeiras.

Um dia chego lá. 
Devagar, em frente sempre!
Abraços e até o próximo fechamento.



    35 comentários:

    1. Esse seu aporte é violento! Estará milionário logo!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Assim espero. O aporte tem muito suor por trás, longos anos de labuta, stress, problemas de saúde e desgastes físico e mental.

        Excluir
      2. Aproveitando, não conhecia seu Blog, vou adicionar no blogroll :D
        Obrigado pela visita!

        Excluir
    2. Olá IP,

      Seu aporte é equivalente a quantos porcentos a sua renda?
      A sua evolução de patrimônio está excelente.
      Realmente o governo faz de tudo para nos ferrar.

      Abraços.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fala, Cowboy! Acredito que uns 50%, mas estou no meio de uma turbulência de crescimento, com altos investimentos, então atrapalha um pouco.

        Estou alavancando um outro braço para cobrir os custos fixos e comissões da minha empresa, assim consigo mais retirada e aportar uns 80%.

        Abraços!


        Excluir
      2. Então sua taxa de poupança anda grande mesmo, eu vivo no limite entre 50% e 60%, se continuar com esta taxa de poupança e constância chega no milhão fácil.

        Excluir
    3. Essa instabilidade da bolsa está complicada. Eu acreditava que a temporada de divulgação de balanços traria uma boa valorização a muitas empresas.
      Mas muitas mesmo tendo bons resultados acabaram caindo.
      Apostei em Vale e Petro e estou torcendo para que isso seja apenas um mau momento.
      A Vale tinha tudo pra se valorizar bem, não aconteceu.
      A Petro ainda divulgará o balaço, acreditava que poderia chegar aos R$ 20,00 pelo menos, mas não sei não.. Vamos aguardar pra ver.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O maior inimigo da bolsa é o psicológico, tem que ter pulso firme e aguentar as quedas fortes.
        Não gosto de blue chips, mas já que entrou, segure as pontas e aguente firme.

        Específico da PETR, eu acredito que vai passar dos R$ 20,00 sim, aguente e, assim que bater nos 20, venda correndo e realize o lucro (ou minimize seu prejuízo, se for o caso)

        Excluir
    4. Olá IP, parabéns pelo aporte! Alcançará bem rápido seus objetivos!

      Pode comentar em qual área vc empreende?

      Abs!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Agradeço a visita, Aportador!
        Já me aventurei em várias coisas, até maio desse ano eu tinha uma franquia (a escravidão do mundo moderno) que entrei para tentar diversificar.

        Paralelamente a qualquer aventura que eu encaro, sempre tive os meus dois pilares: a área jurídica e uma empresa na área de TI.

        Excluir
    5. Quando falo que cada vez as margens para empresas estão ficando cada vez mais ridículas ninguém acredita kKKK

      Continua aportando assim que tu vai longe, só não deixe de estudar contabilidade, analise fundamentalista e matemática financeira.

      Esquece gráfico ! Abraço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Nem me fale, Mestre!
        Espero que eu consiga saco algum dia para começar a escrever sobre isso. Tenho MUITA experiência em empreendedorismo, me aventurei por quase todos os segmentos possíveis e conheço desde loja de rua, loja de shopping, startup, empresa sólida, indústria...

        Aprendi na marra o que realmente significa o tal do "custo brasil". E é pesado... as fiscalizações, as exigências absurdas... cada uma.

        Tenho medo de tudo que prejudica o empresariado, pois são eles que movem o país, geram empregos, circulam a economia...

        Os "menos iluminados" dizem que são os trabalhadores que movem a economia, mas sem os "opressores", vão trabalhar onde? Mamar todos na teta do governo não dá.

        Realmente, as margens para empresas estão ficando ridículas. Digo, pois uma de minhas empresas já faturou mais de milhão por ano e tive que vender, pois não dava mais.

        Restaurantes de amigos faturam mais de 2 milhões ao ano e não estão aguentando mais.

        Contabilidade e análise fundamentalista estou estudando, comecei a aportar os 1000 na bolsa como presente para o filho e enquanto isso vou estudando.

        Quanto ao gráfico, nunca me aventurei e, depois de conhecer o seu blog, vou passar longe deles mesmo.

        Abraços e obrigado pelas lições!

        Excluir
      2. IP, se possível faça um post falando sobre empreendedorismo.
        Na blogsfera não há muitos blogs focados em empreendedorismo e sua colaboração pode ser importante para quem pensa em se aventurar nesse mundo.

        Veja o meu caso: Estou cansado do meu emprego, porém não tenho muitas perspectivas de conquistar emprego melhor na cidade onde moro. Não alcancei a IF, a RF já era e a RV é incerta.
        Empreender é uma opção pra mudar de ares e quem sabe faturar mais, mas sei que não é tão simples assim, logo as informações de quem já vive disso são importantes.


        Excluir
      3. IP e no lucro presumido voce consegue fugir um pouco do leao ?
        Sobre os amigos com empresas de alto faturamento, o que fez eles pararem foi o fato de que o operacional (estresse e mais funcionários) nao estava valendo mais a pena ? eles continuam com empresas ? qual rumo tomaram ? um forte abraco!

        Excluir
    6. Fala IP, eita homem acelerado, como sempre o que tenho a falar nem é financeiro, mas sim tome cuidado com a saúde !!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado, Stifler!
        Cara, minha saúde ta uma bosta, piorando.
        Ano que vem vai ser minha prioridade máxima voltar a me exercitar...
        Até tentei no mês de Outubro, mas no dia que decidi, caiu uma chuva monstruosa, então foi um sinal divino de "continue sedentário" kkk

        Abraços!

        Excluir
      2. Voce engorda bastante ? com estresse vejo que ando emagrecendo mais...complicado

        Excluir
    7. Que aporte violento! Espero um dia ser assim!

      Fala um pouco sobre empreendedorismo na vida real, e nao aquelas firulas de palco.

      Acompanhando seu blog aqui, abraços!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado pela visita, M1M.
        Vou tentar separar um tempo e bolar algo para escrever ou ao menos contar minha experiência.
        Empreendedorismo de palco é tipo Coaching... bem engraçado aqueles mega conselho de "siga seus sonhos e nada dará errado".

        Excluir
    8. Isso ai IP, acredito que você tenha conhecimento no seguimento que estou atuando agora também.

      Vlw.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Valeu a visita, Lawyer.
        Acompanhei no seu blog, conheço bem aqui na minha região sobre seu negócio. Infelizmente, aqui, perdi o timing e não tinha ninguém para arriscar em conjunto e tocar esse tipo de negócio.

        O mais importante vocês está fazendo, correndo atrás do cliente e não ficando parado esperando entrar na loja; e ainda usando a força da internet.
        Varejo é uma corrida e tem que estar sempre em movimento.

        Excluir
    9. Olá, IP! Parabéns pelo fechamento!


      Dei um tapa nos meus RSSs da blogosfera de finanças. Coloquei os 10 últimos links na barra lateral e fiz uma página que lista todos os sites da finansfera que conheço e acompanho.

      Adicionei seu blog lá! Se puder me adicionar no seu também, ficarei muito agradecido!

      Dá uma olhadinha pra ver como ficou: http://enriquecendo.club/blogosfera-de-financas/

      Abraços
      Enriquecendo.club

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Agradeço, Enriquecendo.
        Vou acompanhar e adicionar na lista.
        Abraços!

        Excluir
    10. Olá, muito bom blog. Parabéns.
      Ansioso pelos ensinamentos fidedignos sobre empreendedorismo.
      Abraços

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Anon!
        Obrigado pelos votos de incentivo aos artigos sobre esse assunto.
        Estou decidindo ainda se escrevo e qual abordagem adotar.
        Acho que vou na mais natural, de contar minhas experiências e ir trocando dicas nos comentários.

        Abraços!

        Excluir
    11. Buenas, IP! Parabéns pelo aporte! Essa p0**a do Simples vai ferrar em 2018. Tenho uma parte da renda via CNPJ e acho que vou levar tinta.

      Abraço e sucesso!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Agradeço a visita, IpV
        Pois é... esse SIMPLES... meu ferro vai ser tanto que vou cair fora.

        Excluir
    12. Parabéns pelo sua distribuição, gosto de todas as empresas que tem em carteira.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado, Aportador Indeciso

        Mais à frente quero incluir outras empresas, como a PARD3, HYPE3 e alguma instituição financeira. Por enquanto vou levando.

        Excluir
    13. Aporte muito bom!!!! Os meus aportes tem sido baixos agora. Ainda moro com meus pais. Mãe quase aposentando e pai desempregado (20 anos com comercio e quebrou). Agora pago 50% das contas de casa. Está fácil não. Só pressão em cima. Quase não tenho saído mais. Abraço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Gari!
        Passei por tudo isso também, ainda sofro a pressão de ajudar ou ser "o responsável". Mas é a nossa parte como ser humano, eu, particularmente, não conseguiria dormir tranquilo "abandonando-os".

        Parabéns pela atitude e seu esforço será recompensado.

        Excluir
    14. PQP, que aporte do caraio !!
      Parabéns meu camarada, depois se arrumar um tempo, conte-nos mais sobre os negócios. Um abraço.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado pela visita, investidor sem noção!
        Vou dar uma passada no seu blog para conhecer e adicionar no blogroll.
        O aporte tem me surpreendido, sinceramente, nem esperava...

        Depois de muitos anos, sacrifícios, burradas e besteiras, ter perdido muito dinheiro, as coisas que plantei uma década atrás começaram a dar frutos.

        Abraços!

        Excluir
    15. Caramba, isso sim é aporte, o resto é troco de pão! Vai chegar ao milho grande antes de eu chegar aos 200k! kkk

      Em tempo, sou "funça", mas tenho muita admiração e respeito pelos empreendedores do Bananil, é preciso ter muita coragem, viu! Tenho amigos que se aventuram e só de ouvir as histórias que contam...

      Seu filho será multimilionário antes dos 18 e espero que saiba reconhecer o esforço do pai em prol do bem-estar dele!

      Infelizmente, não tive a mesma sorte de ter pais preocupados com meu futuro, mas tô na luta.

      ResponderExcluir