quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Atualização Mensal: Setembro 2017: R$ 265.772,63 (+ R$ 9.000,00 )

Olá, amigos da Finanças!

Mais um mês que se passa, esse ano está voando! 
Um tanto quanto esgotado já, minhas forças estão indo embora, estou cansado da rotina e do ciclo da vida. Mas devemos ter paciência, pois essa é a maior virtude dos homens.

A empresa caminhando normal, em expansão natural dado o aumento de parceiros. O trabalho fluindo tranquilo. 
Esse ano estou com uma inadimplência um pouco maior, mas sem problemas, posto que no final do ano devo receber os atrasados, o que alavancará a receita líquida, já que os impostos estão pagos (regime competência).

Espero conseguir um tempo melhor para dedicar a alguns assuntos que gosto de escrever, como compartilhar experiências profissionais como empreendedor e auxiliar os colegas da blogosfera.

No mais, esse mês foi normal em termos de aportes, tanto que outubro já aportei mais que em setembro. Vamos ao fechamento:



APORTES


Aportes Renda Fixa: R$ 7.000,00
Aportes Renda Variável: R$ 2.000,00
Aportes totais: R$ 9.000,00
Rendimento: + 0,57%
Fechamento: R$ 265.772,63





O motivo de continuar aportando na renda fixa e menos na renda variável é que irei adquirir um imóvel em breve, como ainda não decidi a forma de pagamento, se vou precisar usar dinheiro reservado etc vou deixando na renda fixa para ter liquidez mais fácil do que ser pego de calças curtas e ter que vender ações em um momento ruim, por exemplo. 

Estou esperando vender um apartamento que tenho que está fechado e também a próxima reunião do COPOM e reflexos nos juros dos bancos. Acredito que novembro para dezembro os juros estarão no melhor momento para eventual financiamento. Hoje já consigo algo em torno de 9 a 9,5% ao ano. Achei adequado.


INCREMENTO PASSIVO E DIVIDENDOS


Considerando a diferença da evolução patrimonial com o aporte realizado, tive um incremento passivo de R$ 1.497,18. 
O valor foi menor já como reflexo do resgate realizado e também da queda do rendimento na renda fixa.

Esse mês também recebi:

- EZTC3 JSCP R$ 36,04
- CIEL3  DIV R$ 8,12
CIEL3  JSCP R$ 2,24
- ODPV3 DIV R$ 8,47




OPERAÇÕES REALIZADAS (COMPRAS BOLSA)

  • 48 CIEL3: R$ 1.015,93
  • 14 RADL3: R$ 1.045,63


Os valores acima estão com custos de liquidação, emolumentos e corretagem. 

COMPOSIÇÃO DOS INVESTIMENTOS (RF e RV): 


Ignorando a renda fixa, e analisando a carteira de ações isoladamente, esse mês tive uma rentabilidade de 1,02% nos papéis que compõem a carteira. 

Partimos para 92/8 entre RF e RV. Devagar vai aumentando.






CARTEIRA AÇÕES:


A composição das empresas já está se reorganizando:





VALORIZAÇÃO INDIVIDUAL DOS PAPÉIS:


A título de curiosidade, até a presente data, em relação ao meu preço médio, os papéis flutuaram conforme segue:




EXPERIÊNCIAS


Esse mês me ligaram algumas concessionárias de veículos e me convidaram para experimentar algumas máquinas- um mercedes C63 e um Jaguar FTYPE.

Carros fantásticos, adoro eles. Verdadeiras máquinas de corridas. O C63 é meu objetivo de consumo-supérfluo e com certeza comprarei uma após adquirir minha casa nova e quitá-la (meu cronograma é manter os aportes, comprar a casa e quitá-la em 2 ~4 anos). Esse é o tempo que tenho como meta para atingir o primeiro milhão em recursos financeiros líquidos, que, no ritmo atual, em decorrência do imóvel novo, já não sei se conseguirei atingir.








Devagar, em frente sempre!

Abraços e até o próximo fechamento.


21 comentários:

  1. Parabéns pela carteira Investidor Precoce, estou lhe adicionando ao blogroll.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Aportador Frugal!
      Vou adicioná-lo também e acompanhar seu blog.
      Abraços!

      Excluir
  2. Excelente aportes, assim logo conseguira seus objetivos de Patrimoniais

    Abraço e bons investimentos


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!
      Espero que consiga manter a constância por pelo menos mais uns dois anos!
      Abraços

      Excluir
  3. Show de bola IP! O Patrimônio está caminhando muito bem!

    Sua carteira de ações está com uma rentabilidade acumulada excelente, se tivesse investido mais em RV estaria com um patrimônio acumulado bem maior!

    Em relação aos carros, o Jaguar F Type é muito massa, carro de cinema! Inclusive eu já tive uma foto dele como wallpaper no PC hehe.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a visita, Senhor Ministro

      Pois é, o arrependimento de não ter entrado antes em ações bateu forte... mas precisei desconstruir todo o conceito do medo nesse tipo de investimento primeiro. Passamos a vida sendo doutrinado que é perigoso, é cassino, é loteria e a coisa vai indo.

      Comecei devagar para aprender a analisar, escolher empresas etc agora que estou mais corajoso na mecânica, devagarzinho vou aumentando a exposição.
      A ideia é assim que mudar de casa e dar uma boa adiantada nos valores dela, passar a aportar 70 a 80% em ações.

      Abraços!

      Excluir
  4. Aportando tudo isso e crescendo rápido assim vc deve ter um alto salário! parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!
      Na verdade, sou celetista em uma empresa, possuo minha própria empresa que consigo levar paralelamente, tinha um restaurante (que vendi esse ano) e como advogado atuo em alguns processos que vão pingando.

      Manter o nível de aportes esse ano foi uma surpresa agradável, esperava conseguir aportar entre 5 a 10k por mês, nem percebi que a clientela aumentou a esse ponto.

      Excluir
  5. Parabéns pelo patrimônio IP.
    Que máquina cara. Aí sim.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Cowboy!
      Pois é, que máquina! Não devia ter andado nelas, agora ficou aquele gostinho de quero mais hahahahaha

      Excluir
  6. Caramba IP atua em várias frentes, assim seu dia teria que ter 48 horas rsrs Parabéns pelo Patrimonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk valeu a visita Stifler.
      Pois é, da necessidade de aumentar a renda fui diversificando e buscando várias frentes, agora estou eliminando as que não são rentáveis e só dão dor de cabeça.

      Excluir
  7. Parabéns pela carteira! Gosto muito de todas as suas empresas.. Rating do Bastter.. sou um pouco "pé atrás" com ciel3 e abev3, preciso estudá-las melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Aportador!

      Então, eu fiz minhas análises, estudei bastante. Depois que conheci o Rating Bastter vi que estavam lá, o que me deixou bastante satisfeito com minhas escolhas (indicam que fui no caminho certo).

      Caso queira, você pode ver meu raciocínio para aquisição da AMBEV e da CIELO:
      http://investidorprecoce.blogspot.com.br/2017/01/minha-carteira-como-escolho-minhas-acoes.html

      http://investidorprecoce.blogspot.com.br/2017/01/minha-carteira-como-escolho-minhas-acoes.html

      Específico da AMBEV, embora tem lateralizado muito e no "popular" tem em mente que "perdeu mercado" para as cervejarias artesanais, é inegável que a empresa é sólida, sofreu reflexo da crise, mas continua no mercado, tem capital, é inovadora e logo dispara.
      Afinal, mesmo com a ideia de "não vende mais cerveja", faturou "apenas" 45 BILHÕES, com lucro líquido de 12 bilhões.
      Tem 9 bilhões EM CAIXA e uma dívida de só 4 bilhões (que tem diminuído ano a ano). Ou seja, o cenário não é favorável, mas longe de ser ruim.

      A CIEL3, da minha carteira, é a que tenho o pé mais atrás, mas, mesmo assim, ainda acredito na empresa.
      Quando fico na dúvida, priorizo comprar as outras, mantendo o papel em dúvida em suspensão, reduzindo a participação no meu patrimônio.
      Se a coisa ficar de fato ruim, aí começo a sair aos poucos.

      Conforme postei no blog do Senhor Ministro:
      "specífico da CIEL3 que vi nos comentários, sou sócio dessa empresa e continuo comprando. Não vou indicar se deve ou não comprar, mas deixo aqui meus 2 cents.

      Pode ter aumentado a concorrência, o cenário em relação ao share pode ter agravado, mas ela continua firme e forte.
      A análise de observação simples de "a concorrência aumentou" é muito crua, simplória e sem impacto algum frente ao tamanho da empresa.

      Afinal, faturou 12 BILHÕES, com margem de 35% e lucro líquido de 5 BILHÕES.
      Sua dívida caiu 2 bilhões (de 10 para 8) e possui 3 bilhões em caixa...

      O futuro é incerto, mas uma empresa com o know how da cielo, com certeza não ficará parada no mercado.
      A concorrência pode estar criando "maquininhas", mas a CIELO atua nos bastidores também, com soluções de pagamento de gateway inclusive para algumas dessas "concorrentes".
      O portfólio da cielo vai muito além de só "maquininha", é uma empresa de inovação.

      Na modalidade de processamento de pagamentos eletrônicos, por meio de sua solução "merchant e-solutions" em 2012 ela era responsável por um volume de 14 bilhões de dólares por ano, com 70 mil varejistas filiados nos Estados Unidos e 250 instituições financeiras parceiras.

      Além das maquininhas, é dona de serviços de ponta a ponta de ecommerce e lojas físicas (desde a captura de pagamento até o processamento gateway nas instituições financeiras) e integração com os sites das próprias instituições."

      Excluir
    2. Esqueci de por o outro link:
      http://investidorprecoce.blogspot.com.br/2017/03/formacao-de-carteira-novas-analises.html

      Excluir
  8. Fala IP cara pesquisei o carro e cheguei a conclusão que se você sair na rua col ele vai ter nego pedindo autógrafo. Pqp. Carro de jogador dde futebol e cantor no auge do sucesso. Pensando sempre grande, isso ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lawyer! Máquinão né?
      Já tive esses prazeres na vida, felizmente estou em outra fase, mas vale MUITO a pena.
      Sinceramente, é gostoso guardar dinheiro, mas no fundo, para que?
      Não adianta nada tal como alguns fazem, guardar tudo e ficar passando necessidades no mês. Gosto de um equilíbrio.

      Ao quitar minha casa e tendo a reserva para água, luz, internet, convênio e mercado... o dinheiro de nada mais servirá.

      Como tenho muito contato com proprietários desses carros, o melhor é que elas desvalorizam muito, então é possível comprar uma com 2~3 anos de uso já com desvalorização de 60 a 70%.
      A desvalorização alta é por conta do nicho do carro e manutenção extremamente salgada. Por exemplo, uma 2014 consigo por 200 mil, quando a 0 km está mais de 600 mil.

      Quando atingir o primeiro milhão e se minha casa já estiver quitada, não tenho dúvidas, comprarei uma parcelada em 12 vezes sem juros, pois é um carro para o resto da vida.

      E dirigir um V8 não tem preço.

      Excluir
  9. Eu ficaria com uma C63 AMG All black no lugar do Jaguar, hein!! kkkkkk

    Realmente, você faz muita coisa ao mesmo tempo. Acho que meu problema nunca foi "guardar" dinheiro, ou "gastar demais", mas sim fazer pouco dinheiro.

    Temos que ser honestos, pois não adianta muito viver de forma "espartana" se você não consegue faturar bem. Uma boa parte dos meus pensamentos hoje em dia é como encontrar outras fontes de renda.

    Ah, e concordo plenamente com isso aqui:
    "Sinceramente, é gostoso guardar dinheiro, mas no fundo, para que?
    Não adianta nada tal como alguns fazem, guardar tudo e ficar passando necessidades no mês. Gosto de um equilíbrio."

    Abrs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha umac63 all black é show demais. Melhor que ela, só a Black Series

      Agradeço a visita e comentário, de fato, aumentar a receita é difícil. Desde adolescente fico procurando fontes de rendas alternativas e pinga um pouco dali, um pouco daqui. E vai indo.
      Mas não tem jeito, enquanto não encontrar, é ficar no trabalho, dedicação total e deixar o bolo crescer

      Excluir
  10. Fala Precoce, parabens pelo aporte e pelas metas, não desista da ideia de compartilhar suas experiências profissionais e ajudar a galera não, pois com certeza irá enriquecer muito ainda a finansfera, eu mesmo sou um de que precisa de algumas insights pra ver se consigo ter ideia de negócio, quanto ao carro são espetaculares ambos, parabéns pelas metas e pelas realizações. Sucesso ai na jornada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Maromba!
      Estou numa fase cinzenta, espero atravessar logo e poder compartilhar um pouco de minha experiência.

      Preciso é seguir suas dicas e voltar a me exercitar...

      Excluir