quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Proventos 2022!

Olá, Investidores!

Embora ausente nas postagens, sigo acompanhando os blogs dos colegas e torcendo para que todos consigam alcançar seus sonhos e suas metas.

Depois de ter Covid, acabei tendo algumas consequências afetando rins e fígados, mas tudo a tempo de recuperação. Mudei completamente estilo de vida, hábitos, rotinas e tudo o mais e, principalmente, treinamento funcional / academia com personal algumas vezes na semana.

Já melhorou absurdamente minha saúde e bem estar.  Não sei como nunca fiz isso antes. Emagreci, estou com melhor disposição, mais firme e pela primeira vez na vida, sinto falta de ir me exercitar.

Era transformar a vida, ou vala.

Tive contatos pessoalmente com um grande investidor nesse ano (Luiz Barsi), uma honra conhecê-lo pessoalmente, de uma simplicidade ímpar e acredito que das conversas e lições dele, além da minha própria "maturidade" na bolsa, vou começar em movimentos lentos a focar mais em value investing (que estou estudando e aprofundando). Estou pensando em otimizar as alocações, vou remodelar minha carteira (por exemplo, parar de comprar varejo), além de já poder tomar mais risco em empresas que eu poderia ter investido mais (cielo na queda comprei 60 lotes, poderia ter entrado com mais). 

A diversificação me protegeu durante tempos, conseguiu ser excelente para formar meu psicológico e blindar de oscilações nesse meio tempo, mas agora vou começar a focar em quantidade de ações de determinadas empresas, não mais no financeiro em si.

Estou traçando levantamentos das empresas e seus Dividends Yelds durante o pior cenário de cada empresa, para fazer uma projeção e comparar com o momentos atual e fazer novas análises de fluxo de caixa descontado; valor patrimonial etc para direcionar a alocação focado em dividendos de empresas que, dentro das minhas limitações, entendo estarem descontadas.

Nesse meio tempo comprei mais imóveis, a ideia foi "blindar" parte do patrimônio e continuo aportando um valor fixo mensal em Tesouro Direto IPCA+ 2035.

Nesse ano, somando dinheiro novo mais dividendos, rendimentos de FII e renda fixa, tive para investimentos mais ou menos de 50 a 80 mil reais por mês, dependendo do ciclo de pagamentos.


PROVENTOS ANUAIS RENDA VARIÁVEL (AÇÕES E FII)




========================

Desejo um excelente ano novo e boa sorte e esperança a todos nós.

E tenham paciência, invistam em ativos bons, não girem patrimônio. O que te enriquecerá é a sua resiliência e perseverança.


4 comentários:

  1. Fala IP, lembro que uns tempos atrás vc estava com uns percalços na saúde né... e agora tudo bem? (fora a covid), e o meninão, está tudo bem com ele? aprontando muito? feliz 2023

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Stifler!
      Agradeço a visita e comentário.

      To com BO no fígado e rim. Por enquanto é acompanhamento, mudei dieta e exercício físico consistente.

      Se eu bebesse álcool, era só cortar e tava tudo certo kkk o problema é que nunca bebi e meu fígado ta no limite, pior que de pingaiada, sabe-se lá porquê, deve ser coisa que já tinha que foi "catalisada" pelo covid.

      Mas tudo certo, agora é ir acompanhando.

      Quanto ao filho, crescendo saudável.

      Excluir
  2. Olá IP,

    que belos aportes, assim rende :)

    Melhoras na sua saúde, atividades físicas, boa alimentação e sono de qualidade é o que precisa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Acompanho seu blog desde o inicio que foi criado! passei um tempo fora da finansfera e agora que voltei irei acompanhar novamente suas postagens!
    Grande Abraço

    ResponderExcluir