segunda-feira, 1 de julho de 2019

Atualização Mensal: Junho 2019: R$ 925.013,26 (+ R$ 40.000,00)

Bom dia, Finansfera

Metade do ano fechado, carteira segue avançando.

Foco continua em produção de receita, ainda limitando o aporte e deixando o resto na conta para eventuais oportunidades ou complementar o aporte do mês seguinte, assim sigo mantendo a média. Setembro para a frente vou focar em amortizar as dívidas morais que possuo, quero liquidar 50% a 100% esse ano ainda, mais tardar até fevereiro, aí não terei mais nenhuma conta, além das triviais do dia a dia.

Esse mês foi complicado em diversos aspectos, empresarial, pessoal, saúde, enfim. Seguimos a labuta.

Como sou novo, estou com alguns números na cabeça que quando atingir vou reduzir bastante o trabalho. Não pelo trabalho em si, mas porque a essência humana-social frente à rotina do mundo perdeu o sentido para mim de novo, principalmente após o filho, pois estou tentando passar o máximo de tempo que consigo com ele, brincando, correndo, parquinho, enfim.

Pensando no "padrão" da sociedade, se dormirmos 8 horas diárias, trabalharmos 8 horas, reservar 1 a 2 horas no trânsito e 1 a 2 horas para refeição e higiene, 1 hora para atividade física, teremos de 18 a 21 horas por dia ocupada, então você "só vive" 3 horas por dia, ou do ano inteiro, você tem só 45 dias para a vida.

É pouco demais.

Estou vendo diversos pais que de semana, deixam os filhos na escolinha ou com babás, e, aos finais de semana, muitos desses pais estão cansados e não tem energia para os filhos, então jogam eles nos tablets e celulares. 

E vi isso em mais de uma família aqui da redondeza! No fim, estão trabalhando para custear um padrão de vida que não possuem, trocando o "tempo" pelo "dinheiro", para viver de aparência. Se fosse sacrifícios para encurtar a corrida dos ratos, até faria sentido, pois estariam sacrificando "tempo" para trocar por "tempo e dinheiro".

Não faz sentido a estrutura social econômica. Não faz sentido ser um rato girando a roda. 

Acordar cedo, trabalhar, chegar de noite, ver televisão, dormir.
Final de semana: dormir, churrasco, seriado, dormir
Viver 40 dias do ano e morrer.

Retoma o ciclo.

É loucura demais.

Conheço diversas pessoas que estão extremamente confortáveis com esse modelo, principalmente pela zona de segurança e conforto que proporciona e a certeza de saber exatamente o ciclo, exatamente a rotina. Mas eu sempre fui um crítico desse modelo faz anos, e agora só tem agravado ainda mais. Não sei, logicamente, se existe um modelo melhor, até porque não sou o solucionador de problemas do Universo.
Então coube a mim buscar caminhos alternativos.

Felizmente, em tempos passados, cortei muito do sono, para ter mais horas disponíveis e produzir mais, criar, arriscar, sair da roda do rato. E isso fez toda a diferença.

Era isso ou suicídio.

Errei muito, aprendi muito até que um dia acertei.

Até quando continuarei acertando, não sei, felizmente soube retomar o rumo financeiro e adequar os aportes para buscar a tranquilidade financeira. Então, se amanhã ou depois perder minha receita toda, já estarei posicionado e tranquilo.

Esposa saindo do trabalho, vai me ajudar, vamos ter mais tempo, quero curtir o filho, curtir a vida, assistir mais filmes, mais seriados, voltar a ter atividade física.

Quero tranquilidade financeira e paz.

Estou desenhando uma atividade paralela para quando atingir um montante que julgo interessante  (talvez 10 ~15 mil de renda passiva?) e acaso minha fonte de receita principal atual acabar, estar em paz e ter algo para fazer, não estando 100% FIRE. Isso se eu conseguir, não sei o dia de amanhã.

Vamos levando.

APORTES

Aportes Renda Fixa: R$ 0,00
Aportes Renda Variável: R$ 40.000,00
Rendimento: +1,68%
Fechamento: R$ 925.013,26

Considerando só as ações, tive uma rentabilidade de 3,01%.







INCREMENTO PASSIVO E RENDA PASSIVA

Considerando a diferença da evolução patrimonial com o aporte realizado, tive incremento de R$ 15.258,50. 

Esse mês recebi R$ 1.137,45 de renda passiva ( R$ 188,08 foram de ações e R$ 949,36 de FIInão são computados juros etc da renda fixa).






Segue gráfico da renda passiva oriunda de Ações e FII:



OPERAÇÕES REALIZADAS

Comprei R$ 41.484,28 em ações e FII (aporte + dividendos e sobrou uma grana na corretora ainda). 


COMPRAS AÇÕES



  • 400 EZTC3
  • 200 ODPV3
  • 100 PSSA3

    COMPRAS FIIs

    • 100 BBPO11
    • 45 HGLG11
    • 20 HGBS11
    • 30 FIIP11B

    Como sempre, os valores acima estão com custos de liquidação, emolumentos e corretagem.

    Dos ativos acima, apenas reforcei posição.



    CEI - CANAL ELETRÔNICO INVESTIDOR



    Ainda não disponível o extrato na página, quando liberarem, atualizo o post.



    No mais, é isso, sigo o caminho com toda a paciência possível.

    Um grande abraço a todos.

    18 comentários:

    1. Infelizmente é realmente isso IP, temos muito pouco tempo para realmente poder viver a proveitar a vida. Por isso sigo uma filosofia que devemos aproveitar cada minuto como se fosse o último, afinal, nunca saberemos quando realmente será.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, IH! Obrigado pela visita!

        Concordo com você, temos que aproveitar ao máximo, e é isso que eu tenho feito nos últimos tempos.

        Excluir
    2. Calma rapaz!
      Você não está computando aí férias e feriados.
      E tem também os finais de semana. Como assim não faz nada com os filhos nos finais de semana por estar cansado?
      Tenho uma filha de 10 anos e um filho de 3 anos.
      Sábado passado fomos na festa junina do filho de 3 anos. A noite pizzaria.
      Domingo fomos no clube. A noite, cinema (toy story 4).
      Enfim, acho que vc está exagerando.
      Abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Anon!
        Acredito que eu me expressei mal no texto, eu passo o maior tempo possível com o filho, estava me referindo genericamente à sociedade de hoje em dia, ao que estou vendo da corrida de ratos.

        Estou vendo muitos pais trabalhando a semana inteira e aos finais de semana não quer ficar com os filhos, pois "precisa descansar".
        Cheguei até a ver grupo de pais tentando criar uma escola para funcionamento aos sábados e domingos para os filhos!

        Acho que no texto não ficou claro e deu a entender que eu estava nessa situação.

        Eu, contrariamente, desde que tomei consciência, sacrifiquei muitas coisas justamente para não cair nessa rotina de corrida dos ratos.

        Abraços!

        Excluir
      2. Corrigi algumas passagens do texto, acredito que agora ficou melhor para compreender Anon.

        Me referia ao fato de estar observando vários pais vendendo tempo para manter um padrão de vida que não aguentam, sacrificando a família para ter um futuro que nunca virá, afinal, vivem de aparências, mantendo a roda girando e sem aproveitar.

        Felizmente eu estou conseguindo manter o equilíbrio já tem alguns anos e aproveitando a família o máximo que posso.

        Obrigado pela observação!

        Excluir
      3. Olá, IP! O Anon sou eu. Obrigado pela educação e paciência! Concordo inteiramente com você. Família tem que ser primeiro lugar, abaixo apenas de Deus. O Trabalho deve servir à família! É nisso que acredito. Você tem toda razão e observo isso também. Chamo isso de "terceirização" dos filhos. Já percebeu que alguns pais terceirizam tudo? A educação é dada pela escola, pela TV e pela internet. Quem cuida é a avó, um parente, uma enfermeira ou sei lá quem. Parece que a pessoa tem um filho mas quer que ele seja um hóspede em casa e não um filho de fato. Depois quando cresce e o filho está cheio de problemas psicológicos, sociais, emocionais e profissionais, se pergunta: "Onde foi que eu errei?" Ora, você terceirizou seu filho para os outros, claro que ia dar errado. As pessoas perderam a noção de paternidade e maternidade. Paternidade é dar a vida pelos seus filhos, ser um exemplo de ser humano para que seu filho também seja, educar os filhos para bons hábitos para que assim ele seja virtuoso e tenha um grande caráter humano, se o pai está sempre ausente, o filho terá o exemplo de quem? De celebridades, de youtubers, de outras pessoas, às vezes pessoas não muito corretas.

        Excluir
    3. Olá, IP.

      Viver na corrida dos ratos é muito chato para quem tem consciência disso. Eu também não quero isso para a vida toda. Por isso que busco a IF.

      Abraços!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É o que temos que fazer, CI!

        Tomar consciência e ser diferente, senão vamos passar a vida presos.

        Abraços!

        Excluir
    4. Disse tudo IP! Adorei a conta que fez das horas do dia.. por essas e outros que decidi antecipar minha aposentadoria, ainda que parcial. Passar mais tempo com a família e curtindo a vida não tem preço! E temos que aproveitar enquanto somos jovens e temos energia e saúde!
      E excelente resultado cara, o milhão está muito próximo!
      Abs!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado pela visita e comentário, EI.

        Passar mais tempo com a família e trabalhar part time não tem preço, excelente projeto de aposentadoria.

        Excluir
    5. Boas observações, a corrida dos ratos é exatamente assim, pra mim isso não é vida.

      Milhão se aproxima cada vez mais.

      Abraço e bons investimentos!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Dureza né? Passei muito tempo nessa corrida por obrigação, mas enxergando o lado de fora. Também não vejo ser vida o batidão.

        Excluir
    6. IP,
      Essas palavras suas foram fortes e sensatas. Tenho certeza que muita gente aqui as digeriu com tristeza.

      A questão é que muitas vezes nós temos que sacrificar família para trabalhar e assim dar uma condição financeira/assistencial para eles. É uma sinuca de bico. Penso muito nisso também. A questão é ter bom senso (o problema é que não é fácil...)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, TumTum
        É fato, de vez em quando tenho umas recaídas no limbo da tristeza. Justamente nessa sinuca de bico... curtir tudo a todo momento ou sacrificar por um período objetivando o futuro?

        Acredito que o problema é quando só se sacrifica, mas sem perspectiva, agora se for algo temporário, objetivando um projeto maior, vale a pena

        Excluir
    7. Fala IP, beleza?
      Acho que nunca comentei no seu blog!
      Essa reflexão que você trouxe, foi o que me levou até a busca pela IF.
      O pior é que 95% dos ratos que estão na corrida, simplesmente NÃO SE DÃO CONTA que estão nela. Nosso país não oferece educação financeira para as crianças.
      Nos resta ensinar nossos filhos, e escrever blogs para tentar inspirar outras pessoas nessa jornada.
      Tento aproveitar o pouco tempo que tenho (como o Anon escreveu aí em cima) com minha família, mas o tempo é sempre escasso. Vamos produzir renda, investir e buscar a IF. É o melhor caminho.
      Forte abraço e parabéns pelo patrimônio e pelos aportes.
      Stark.
      http://www.acumuladorcompulsivo.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado pela visita acumulador! Vou adicionar seu blog no blogroll.

        É verdade, os ratos não se dão conta da situação e se você criticar ainda ouve "e você que só trabalha? Isso é vida?".

        Só esquecem que nosso sacrifício é um meio, enquanto o deles será até o fim dos tempos

        Excluir
    8. Ótimo pensamento, tenho seguido pelo mesmo caminho pensando no meu filho sempre. Forte abraço.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado pela visita e comentário!
        Vou adicionar no blogroll

        Excluir