sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Atualização Mensal: Dezembro 2018: R$ 603.176,66

Olá, Finansfera

Aproveitando a época, desejo a todos um ótimo ano novo, com energias renovadas e forças para manter a nossa caminhada rumo à IF.

Eu não gosto de início de ano, sempre fico com aquela sensação de "primeiro dia de aula". Parece que tem que recomeçar tudo que já estava engrenado, pensar monte de coisas, montar cronogramas, orçamentos etc etc

Nesse mês de dezembro aportei o suficiente para chegar aos R$ 600.000,00, tal como havia estabelecido. Poderia ter aportado mais, mas quando vi já estava no fim do mês, resolvi esperar virar o ano.

Além do aporte, paguei algumas contas de janeiro e ainda fiquei com absurdos R$ 70.000,00 na conta, deixei separado para pagamentos de outras contas e engordar o dinheiro novo dos aportes mensais do início do ano.

Tive um monte de gastos extras não previstos, a título ilustrativo de um deles: a televisão da minha irmã quebrou os LEDs, desmontei para arrumar seguindo um vídeo do youtube, quando terminei o conserto, derrubei a tevê... e quebrou tudo, fui na hora na loja buscar uma nova top de linha para ela, faz parte. 

Renovei meus notebooks, entre outras coisas e pequenos gastos.

Para 2019, sigo minha estratégia de aportar em RV e buscar renda passiva o quanto antes, demorei demais para enxergar esse mundo... antes tarde do que nunca.

Acredito que a renda passiva explodindo irá me deixar bem tranquilo quando houver quedas absurdas na RV.

Desde que comecei o blog e coloquei o pé no chão, organizando minha vida totalmente atrapalhada de corrida dos ratos, aportei uma média de R$ 22.000,00 mensalmente.

Para esse ano, gostaria muito de aportar 33.000,00 por mês que seria o suficiente para chegar ao primeiro milho grande em recursos financeiros e ainda separar outros 7 mil mensal para abater minha dívida imobiliária (única que resta hoje, amém!), e espero que não me apareça mais nenhuma surpresa!

Mas vou manter a meta mais confortável, até para não me frustrar, portanto, vou tentar aportar R$ 25.000,00 em média por mês, o que, de forma alguma, não deixa de ser excelente, um valor que até hoje não caiu a ficha. Até pelo padrão de vida que levo...

Minhas camisas são desbotadas com mais de 5 anos de uso e meus sapatos estavam com a sola e as laterais furadas. A esposa que acabou me dando de natal um sapato novo e algumas camisas.

Estou tentando me decidir se devo jogar parte do dinheiro da RF para a RV também... algo de 10k mensal junto com o aporte, para acelerar a renda passiva...

Tomei outro susto esse mês... dois, na verdade com problemas de saúde. Não vou dar muitos detalhes, mas tive que internar em uma cidade que estava passando durante uma viagem, com muitas dores e urinando sangue.. e mudei drasticamente toda minha dieta. Felizmente, não era nada grave com maiores consequências (com o devido tratamento).

De início, acabei cortando totalmente refrigerantes e, sinceramente, não estou sentindo absolutamente falta nenhuma.

O segundo susto foi com a esposa, a cena foi assustadora em decorrência de tamanha dor que ela sentiu e do socorro que tive que prestar, mas acredito, se Deus quiser, que não será nada grave. Está em exames ainda descobrindo as causas e para afastar a hipótese de um tumor. Não estamos pensando no pior, nos resta sermos pacientes e com fé de que não será nada sério. 

Decidimos que ela sairá do emprego, ficando em casa e me ajudando na burocracia empresarial, sem muito stress.

Tudo consequência de rotinas absurdas e stress que passamos nos últimos anos que vão eclodindo agora... na época que estava fazendo o alicerce e na corrida dos ratos, faltou o equilíbrio na vida. Consequentemente, esse ritmo acaba afetando as pessoas à volta.

A vida é uma gangorra, não podemos estar no alto isolado e nem embaixo, o ideal é manter o equilíbrio, subindo e descendo mas mantendo o meio termo, sem extremos.

Foram escolhas erradas, mas já passou.

APORTES

Aportes Renda Fixa: R$ 0,00 (pretendo nem aportar mais aqui)
Aportes Renda Variável: R$ 25.000,00
Aportes totais: R$ 25.000,00
Rendimento: + 0,50%
Fechamento: R$ 603.176,66

Considerando só as ações,  tive um rendimento de 0,78%




INCREMENTO PASSIVO E RENDA PASSIVA


Considerando a diferença da evolução patrimonial com o aporte realizado, tive um incremento de R$ 2.977,67 totalizando em 2018 um incremento de R$ 14.933,82. Valor ainda baixo, segurado pelo percentual maior alocado em renda fixa, que lentamente vai sendo revertido.

Esse mês recebi R$ 846,15 de renda passiva (FII e Ações apenas, não são computados juros etc da renda fixa).

Pela primeira vez comecei a sentir as vantagens da renda variável, principalmente pelo fato de que o dinheiro que compramos as ações ou cotas possuem lastro em ativos reais que enquanto permanecerem com valor, me renderão frutos. Esse ativo real, seja imóvel ou empresa, tende a ter lucro ou rendimento maior que acompanha a inflação, protegendo o patrimônio, devidamente diversificado, e a renda.

Na renda fixa, por outro lado, o dinheiro não possui lastro em ativos reais, são lastreados em dinheiro, puramente, sendo corroído ao longo do tempo.

Pelo meu custo de vida baixo (manutenção da casa e sem os luxos) preciso de algo entre 4500 a 5500 de renda passiva para viver tranquilamente. Obviamente, vou batalhar para ter mais e garantir outros confortos, não só a mim, mas a algumas pessoas próximas.




OPERAÇÕES REALIZADAS 


Comprei R$ 25.284,20 em ações e FII (aporte + dividendos + o que tinha na corretora)


COMPRAS AÇÕES


  • 100 FLRY3
  • 100 MDIA3
  • 300 ODPV3


    COMPRAS FIIs

    • 12 FIIB11
    • 38 GGRC11
    • 35 HGRE11

    Como sempre, os valores acima estão com custos de liquidação, emolumentos e corretagem.


    DÍVIDAS ATUAIS


    Redução de R$ 7.600,00 desse montante.



    Vou tentar abater 100 a 150 mil desse montante nesse ano de 2019. Não vou quitar, pois quero reforçar minha posição em renda variável.

    YIELD ON COST - FII



    Dos rendimentos recebidos em dezembro dos FIIs, pelo preço médio, meu yeld on cost subiu de 0,66 para 0,67. 


    CEI - CANAL ELETRÔNICO INVESTIDOR

    No mais, segue minha posição em dezembro:


    • FII





    • AÇÕES




    HOBBY

    Para relaxar a mente, resolvi comprar um piano. Estou estudando partituras e vou tentar aprender por conta própria, será um desafio interessante.


    Que continuemos focados, acreditem e sigam seus caminhos, com paciência e perseverança, pois são todos vencedores.

    Abraços e até a próxima.


    9 comentários:

    1. Aporte como sempre bem violento!!! Parabens!!! Quanto a sua saúde e da esposa, vai dar tudo certo. Praticamente não tomo mais refrigerante e voce nota melhorias. Só nao entendo como o Warren Buffet toma coca todo dia e não tem diabetes. Deus queira que não será nada grave com relação a sua esposa. A melhor coisa mesmo é ela te ajudar e largar o emprego. Não adianta termos muito dinheiro, porém vivermos muito estresse infernal e sem saúde. Abraço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado, Gari! Agora é focar e se cuidar melhor.

        Essa do Warren Buffet da coca cola fico na dúvida se é real ou se ele fica falando isso para fazer propaganda gratuita, afinal, é um grande acionista da empresa.

        Bem do tipo o que o Barsi faz... dá entrevistas falando de "ótimas empresas" (cujos fundamentos são um lixo) e depois se posiciona vendido conforme o mercado.

        Excluir
    2. Esses aportes são monstros! Vai bater uma milha fácil fácil! Abraços!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tomara! Não vejo a hora, estou ansioso por esse momento.
        Obrigado pela visita!

        Excluir
    3. Aportes violento IP! Qual é sua área de atuação ?
      Somente uma observação: No cálculo dos seus ativos vc deve subtrair o valor total de suas dívidas para então ter o valor final de seu patrimônio liq., assim fica mais correto sua contabilidade. Abraços

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Hank
        Agradeço a visita e participação.

        Já tive vários negócios, mas sempre atuei paralelo na advocacia em uma área bem específica e tenho empresa de software.

        Quanto à contabilidade, somando todo meu patrimônio não contabilizado (veículos, fgts, imóveis) é bem superior à dívida, então por isso não faço o desconto ali, pois aqui divulgo apenas o patrimônio financeiro, com a ideia de acompanhar o investimento com os rendimentos obtidos.
        Fica mais fácil a visão bruta do todo.

        Excluir
    4. que aporte hein !! você está com várias atividades ou só advogando? lembro que parece que você é de TI e Advogado né? além de ter tido outros negócios.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Stifler!
        Quanta polêmica com o dossiê da Nath hein? kkkkkkkk

        Os outros negócios fui me desfazendo, atualmente minha renda vem mais ou menos de 10% da advocacia e 90% de TI.

        Abraços!

        Excluir
    5. Parabens pela disciplina IP

      que 2019 seja um ano de bons aportes e excelentes rentabilidades

      acho legal essa ideia de direcionar parte dos aportes para RV. Com juros baixo a RF deixa de ser tão atrativa.

      Abs e bons investimentos

      ResponderExcluir