sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Atualização Mensal: Dezembro 2016: R$ 72.177,22 (+0,93%)

Olá, mensalmente vou postar minhas movimentações e pretendo intercalar os posts com explicações acerca das escolhas feitas.

Para o exercício de 2016, segue um resumo abaixo, já com o respectivo encerramento. Estou utilizando as planilhas muito bem elaboradas e de extrema valia do colega Além da Poupança.

Específico às ações, eu estou anotando junto com o aporte os custos da corretagem, como são valores pequenos, estão influenciando negativamente no rendimento, mas em longo prazo isso será diluído e não dará muita diferença.

FECHAMENTO NOVEMBRO/DEZEMBRO/2016

O fechamento do mês de novembro:

Aportes Renda Fixa: R$ 37.784,94
Aportes Renda Variável: R$ 1.000,00
Rendimento: -0,08%
Fechamento: R$ 38.754,40

O fechamento do mês de dezembro:

Aportes Renda Fixa: R$ 30.730,72
Aportes Renda Variável: R$ 2.030,00
Rendimento: 0,93%
Fechamento: R$ 72.177,22

OPERAÇÕES REALIZADAS (COMPRAS)

  • 50 ABEV3: R$ 870,37;
  • 33 EZTC3: R$ 517,04;
  • 30 GRND3: R$ 511,15;
  • 33 HGTX3: R$ 513,41;
  • 5 MDIA3: R$ 599,78;

Atualmente estou fazendo análises de diversas empresas, quero ter no máximo 10 na carteira para facilitar o gerenciamento e não tomar muito tempo.

Ainda não consegui decidir as próximas aquisições.


A estratégia será o B&H consciente, ou seja, vou comprar pensando em virar sócio, mas a cada balanço trimestral farei uma pequena análise para ver se mantenho ou vendo.

PROVENTOS LÍQUIDOS PERCEBIDOS

  • JSCP ABEV3: R$ 9,35
Foi meu primeiro provento oriundo da renda variável. Embora o valor seja simbólico, achei muito gratificante ter visto o montante pingando na conta da corretora.

 COMPOSIÇÃO INVESTIMENTOS (RF e RV):




CARTEIRA AÇÕES:




A ideia agora é manter uma postagem por mês, intercalando com algumas explicações do meu raciocínio nas análises de empresas em detrimento de outras.

Abraços e vamos que vamos.

6 comentários:

  1. Esse aporte seu tá bom demais!
    Se continuar assim logo logo chega no milhão! rsrs.

    Cara, eu tenho um questionamento:

    Você é casado e em breve será pai. Não vale a pena ser um pouco mais conservador? Renda Variável te deixa muito exposto à cotação do dia e caso precise de dinheiro em um mês de queda....será um problema.

    Essa MDIA3 não conhecia. Empresa boa ein! Lucro Líquido consistente, dívida controlada, geração forte de caixa, margem boa...

    Excelente empresas, como chegou nelas?


    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, PF!

      Sua colocação e preocupação quanto à exposição está totalmente correta. Pensando nisso, estou aportando em renda variável um dinheiro que eu não pretendo usar nunca.

      No post acho que não ficou bem explicado, vou editar, pois esqueci de colocar. O gráfico pizza de composição de investimentos "papai" e "filho", na verdade, equivale a "renda fixa" e "renda variável".

      Eu tenho um montante mensal separado e uma reserva de emergência que uso no curto prazo (poupança mesmo), então nem vou contabilizar isso no blog.

      A renda fixa, pretendo não usar, mas fica como uma reserva dupla emergencial de liquidez imediata, sem que eu tenha que me desfazer das ações.

      Esses aportes maiores são só em algumas épocas do ano hahaha acredito que a média vai ficar em 10 mil mensal, sendo 90% para renda fixa e 10% para renda variável.

      Como sou novo em ações, estou estudando muito sobre o assunto faz uns 2 ~3 anos, principalmente análise de balanços para peneirar empresas, conforme for me sentindo seguro, vou aumentado gradualmente a exposição até chegar numa composição 66/33% (RF/RV).

      Específico das empresas, ainda quero escolher mais 5 e ficar com 10, mas não consigo me decidir pelas demais, estou analisando ainda. Vou fazer um post em breve explicando qual foi a linha de raciocínio adotada para chegar nessas empresas, sem que isso implique em orientação, análise ou recomendação.

      Excluir
  2. Grande IP! Parabéns pelo presente q Deus lhe deu, que venha com muita saúde.

    Seja bem vindo a blogosfera, aqui é a parte essencial para nos manter no foco sem tropeçar na Matrix.

    Belos aportes e boas ações em sua carteira, esta começando com o pé direito.

    Boa sorte na caminhada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, MI!
      De fato, o apoio e postagens dos colegas é essencial para nos manter focados.

      Agradeço a visita, abraços!

      Excluir
  3. Se continuar nesse proposito logo logo chegara nos seus objetivo viver de renda passiva

    ResponderExcluir
  4. Legal desse jeito realmente em breve ira se aposentar de renda passiva

    ResponderExcluir